Nome do Projeto
Reforço de química para alunos da disciplina de Química Aplicada à Conservação e Restauração I do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
07/05/2016 - 18/07/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Química
Resumo
Em uma rápida enquete realizada em sala de aula, com 71 alunos cursando a disciplina de Química Aplicada à Conservação e Restauração I, do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel, foi constatado que cerca de metade dos alunos declaram não ter conhecimentos básicos de química de nível de ensino médio.

Objetivo Geral

Este projeto de ensino tem como objetivo geral fornecer uma ferramenta alternativa a alunos do curso de Química Aplicada à Conservação e Restauração I, do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel, para que os mesmos possam elucidar suas dúvidas mais básicas na área de química e, assim, permanecerem no curso e na disciplina.

Justificativa

Considerando que a referida disciplina visa a dar continuidade a conceitos químicos do ensino médio, este projeto de ensino visa a proporcionar uma ferramenta alternativa aos alunos para que os mesmos possam se manter no curso e na disciplina.

Essa disciplina está sendo oferecida pela primeira vez dentro do curso, considerando a nova grade curricular do mesmo. Considerando isso, e que o ingresso do coordenador deste projeto como docente na UFPel foi em novembro de 2015, não foi possível encontrar aluno monitor para a disciplina neste semestre. Por essas circunstâncias, portanto, de falta de aluno monitor e de dificuldades externadas pelos alunos com a química do ensino médio, considera-se necessário que as monitorias sejam conduzidas pelo docente.

Metodologia

De modo a atingir os objetivos específicos acima apresentados, este projeto de ensino visa a atender alunos às segundas e quintas-feiras para solucionar suas dúvidas referentes à química do ensino médio e ao conteúdo da disciplina de Química Aplicada à Conservação e Restauração I. Essa ferramenta deve complementar as recomendações semanais dadas em aula para leitura de textos base antes de cada aula. Embora a data de início do projeto seja aqui registrada em 07 de maio de 2016, essa atividade de reforço iniciou-se em 21 de março de 2016.

Resultados Esperados

Como resultados e impactos esperados, tem-se:
1) possibilitar que os alunos do curso de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel tirem o maior proveito possível da disciplina de Química Aplicada à Conservação e Restauração I;
2) evitar que os alunos ingressantes escolham a desistência do curso devido às suas dificuldades com química de ensino médio.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
MARICELI LEAL PINHEIRO DE SOUSA209/05/201618/07/2016
THIAGO SEVILHANO PUGLIERI207/05/201618/07/2016

Página gerada em 28/03/2024 22:50:41 (consulta levou 0.026404s)