Nome do Projeto
O patrimônio cultural da UFPel
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
17/05/2016 - 04/07/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Turismo
Resumo
O presente projeto de ensino intitulado “O patrimônio cultural da UFPel” está vinculado à disciplina obrigatória de Patrimônio e Turismo do Curso de Bacharelado em Turismo. Tal disciplina prevê carga horária teórica de 34 horas e carga horária prática de, igualmente, 34 horas. A disciplina apresenta conteúdos teóricos que abordam o patrimônio cultural, educação patrimonial e o patrimônio cultural e suas relações com o turismo.
Por se tratar de uma disciplina composta também por carga horária prática buscamos no trabalho de atividade de elaboração de material de apoio para as visitas guiadas com monitores do Projetos de Extensão “Turismo, Educação e Cidadania”, “Turismo e Educação Patrimonial” e “Ludoteca do Turismo”. Essa atividade será executada com monitores alunos regularmente matriculados na disciplina o apoio pedagógico para o desenvolvimento das discussões propostas em sala de aula. Dessa forma adequando o estudo do conteúdo da disciplina com as necessidades e expectativas dos alunos.
Para isso, busca-se com o presente projeto criar um ambiente em que o conhecimento reforce o sentimento de pertencimento da comunidade em relação ao patrimônio cultural universitário.
Entender o patrimônio como algo construído historicamente e que integra sentimentos de pertencimento e referência individual e coletiva, assegura uma identidade de grupo. Ao reconhecer essa identidade em símbolos, monumentos e edificações, o indivíduo imbui-se do sentimento de pertencimento e passa a se sentir responsável pela preservação desse bem.
Com base nessa percepção, acredita-se que o patrimônio da UFPel promove esse sentimento de pertencimento e identidade. A proposta de elaborar o material de apoio para as visitas guiadas por esse patrimônio tem por objetivo ajudar a promover o sentimento de pertencimento e reconhecimento e, portanto, compreender a história da Universidade.
Objetivo Geral
Elaboração de material de apoio para a realização de visitas guiadas pelos prédios da Universidade Federal de Pelotas, enquanto atividade prática da disciplina de Patrimônio e Turismo.
Justificativa
A Universidade Federal de Pelotas – UFPel foi criada, em 1969, a partir da Universidade Federal Rural do Rio Grande do Sul e da anexação das Faculdades de Direito e Odontologia, até então ligadas à Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituições de ensino particulares, que já existiam em Pelotas, também foram agregadas à UFPel. Segundo UFPEL (2014), até 2014 a Universidade conta com mais de 400 prédios distribuídos em diversos locais, principalmente no município de Pelotas e município do Capão do Leão.
Além dos campi, a UFPel também tem sob seu controle as áreas: Barragem Eclusa do Canal São Gonçalo, Barragem de Irrigação do Arroio Chasqueiro e os postos meteorológicos de Santa Vitória do Palmar e de Santa Isabel.
Nessa circunstância, a partir de demandas surgidas da própria UFPel, junto ao Departamento de Turismo, por visitas guiadas aos prédios da UFPel, principalmente pelo patrimônio arquitetônico, optou-se por propor o presente projeto de ensino vinculado à disciplina de Patrimônio e Turismo, para dar o suporte necessário como informações sistematizadas sobre esse patrimônio, uma vez que essas construções são testemunhos das transformações vividas pela instituição e pelo município de Pelotas.
Assim, pretende-se, articulação da disciplina com os demais componentes curriculares previstos no projeto pedagógico do curso por meio da relação entre teoria e prática dessa forma visando contribuir para a melhoria do ensino da graduação. Para isso, busca-se nessa ação educativa a sensibilização das comunidades interna e externa à Universidade quanto à importância do restauro, da conservação e da manutenção de seus prédios históricos, buscando conectar o patrimônio edificado com a vida das pessoas.
O público alvo do projeto são os alunos regularmente matriculados na disciplina. Em segundo plano, busca-se atingir com o material produzido os monitores e participantes das visitas pedagógicas realizadas pelo Projeto de Extensão "Turismo, Educação e Cidadania."
Além dos campi, a UFPel também tem sob seu controle as áreas: Barragem Eclusa do Canal São Gonçalo, Barragem de Irrigação do Arroio Chasqueiro e os postos meteorológicos de Santa Vitória do Palmar e de Santa Isabel.
Nessa circunstância, a partir de demandas surgidas da própria UFPel, junto ao Departamento de Turismo, por visitas guiadas aos prédios da UFPel, principalmente pelo patrimônio arquitetônico, optou-se por propor o presente projeto de ensino vinculado à disciplina de Patrimônio e Turismo, para dar o suporte necessário como informações sistematizadas sobre esse patrimônio, uma vez que essas construções são testemunhos das transformações vividas pela instituição e pelo município de Pelotas.
Assim, pretende-se, articulação da disciplina com os demais componentes curriculares previstos no projeto pedagógico do curso por meio da relação entre teoria e prática dessa forma visando contribuir para a melhoria do ensino da graduação. Para isso, busca-se nessa ação educativa a sensibilização das comunidades interna e externa à Universidade quanto à importância do restauro, da conservação e da manutenção de seus prédios históricos, buscando conectar o patrimônio edificado com a vida das pessoas.
O público alvo do projeto são os alunos regularmente matriculados na disciplina. Em segundo plano, busca-se atingir com o material produzido os monitores e participantes das visitas pedagógicas realizadas pelo Projeto de Extensão "Turismo, Educação e Cidadania."
Metodologia
A metodologia empregada engloba:
Aulas teóricas sobre Patrimônio Cultural e suas relações; a trajetória do Patrimônio Cultural; O Patrimônio Cultural como atrativo turístico; Educação Patrimonial.
Levantamento bibliográfico sobre o patrimônio edificado da Universidade Federal de Pelotas.
Atividades de pesquisa sobre as informações dos prédios da Universidade.
Estudo individual e em grupos sobre as informações dos prédios da Universidade.
Realização de visita guiada pelos prédios da UFPel.
Aulas teóricas sobre Patrimônio Cultural e suas relações; a trajetória do Patrimônio Cultural; O Patrimônio Cultural como atrativo turístico; Educação Patrimonial.
Levantamento bibliográfico sobre o patrimônio edificado da Universidade Federal de Pelotas.
Atividades de pesquisa sobre as informações dos prédios da Universidade.
Estudo individual e em grupos sobre as informações dos prédios da Universidade.
Realização de visita guiada pelos prédios da UFPel.
Resultados Esperados
Em concordância com os objetivos deste projeto de ensino, espera-se elaborar material de apoio para a realização de visitas guiadas pelos prédios da Universidade Federal de Pelotas, enquanto atividade prática da disciplina de Patrimônio e Turismo. Com isso, contribuir para a qualidade na formação profissional dos acadêmicos, desenvolver sua capacidade de pesquisa, análise e síntese de informações, bem como atender a carga horária prática prevista na disciplina.
Ainda, acredita-se contribuir para a construção uma prática pedagógica que fomente atitudes de valorização do patrimônio cultural da UFPel e, assim, pode ser considerada como um elemento importante para memória coletiva e institucional.
Ainda, acredita-se contribuir para a construção uma prática pedagógica que fomente atitudes de valorização do patrimônio cultural da UFPel e, assim, pode ser considerada como um elemento importante para memória coletiva e institucional.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CANDIDO ALBERTO DOS SANTOS JÚNIOR | 1 | 17/05/2016 | 04/07/2016 |
CARLOS EDUARDO KLUG HERNANDES | 1 | 17/05/2016 | 04/07/2016 |
CAROLINE DOS SANTOS RIBEIRO | 1 | 17/05/2016 | 04/07/2016 |
DALILA ROSA HALLAL | 2 | 17/05/2016 | 04/07/2016 |
DANIEL LUCENA MUNHOSO | 1 | 17/05/2016 | 04/07/2016 |
DUEYNI RODRIGUES BASTOS | 1 | 17/05/2016 | 04/07/2016 |
ELLEN CRISTINA KLEIN SCHNEIDER | 1 | 17/05/2016 | 04/07/2016 |
FABIANE ARAÚJO BOTELHO | 1 | 17/05/2016 | 04/07/2016 |
GESIANE DAS NEVES SASSY | 1 | 17/05/2016 | 04/07/2016 |
JESSICA DA ROCHA CORREA | 1 | 17/05/2016 | 04/07/2016 |
JÉSSICA DA SILVA BONNEAU | 1 | 17/05/2016 | 04/07/2016 |
KAUANE CAROLINE CHAGAS DUARTE | 1 | 17/05/2016 | 04/07/2016 |
LALESKA DA SILVA FELIX | 1 | 17/05/2016 | 04/07/2016 |
LARISSA PLAMER TEIXEIRA | 1 | 17/05/2016 | 04/07/2016 |
LAURIELE SOARES BASTIANI | 1 | 17/05/2016 | 04/07/2016 |
LISANDRA DE FARIAS DUARTE | 1 | 17/05/2016 | 04/07/2016 |
LUANA GONÇALVES DO ESPIRITO SANTO | 1 | 17/05/2016 | 04/07/2016 |
LUCIANE BATISTA DOMINGUES | 1 | 17/05/2016 | 04/07/2016 |
LÍVIA MACHADO COSTA | 1 | 17/05/2016 | 04/07/2016 |
MARINA TIEPPO TESTOLIN | 1 | 17/05/2016 | 04/07/2016 |
MELISSA GARCIA DE AVILA | 1 | 17/05/2016 | 04/07/2016 |
NARA NILCEIA DA SILVA SANTOS | 2 | 17/05/2016 | 04/07/2016 |
NATÁLIA STEIGLEDER GARCIA | 1 | 17/05/2016 | 04/07/2016 |
OTÁVIO VALENTE JAIME | 1 | 17/05/2016 | 04/07/2016 |
PATRÍCIA FONTOURA DA SILVA | 1 | 17/05/2016 | 04/07/2016 |
PIERRE DONIRES DOS SANTOS CHAGAS | 1 | 17/05/2016 | 04/07/2016 |
PRISCILLA TEIXEIRA DA SILVA | 3 | 17/05/2016 | 04/07/2016 |
RITA DE CÁSSIA FARIAS DA ROSA | 1 | 17/05/2016 | 04/07/2016 |
SARAH MARRONI MINASI | 5 | 17/05/2016 | 04/07/2016 |
SHERON DA SILVA LEMOS | 1 | 17/05/2016 | 04/07/2016 |
TALITA SANDRINI XAVIER | 1 | 17/05/2016 | 04/07/2016 |