Nome do Projeto
Liga Acadêmica em Medicina Intensiva
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/07/2016 - 31/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Medicina
Resumo
A Medicina Intensiva é um campo da Medicina que vem recebendo atenção cada vez maior. No entanto, percebemos fragmentação do conhecimento e dificuldade de inserção do aluno no tratamento intensivo.
É importante criar ferramentas que auxiliem os alunos na integração destes conhecimentos.
Objetivo Geral
Criar um grupo de trabalho constituído de acadêmicos e docentes da faculdade de medicina da UFPel, com o objetivo principal de proporcionar aos acadêmicos oportunidades de aprendizado na área de Medicina Intensiva, com integração dos conhecimentos obtidos nas diferentes disciplinas, e colaboração de acadêmicos em diferentes níveis de formação.
Justificativa
A criação de atividades envolvendo grupos de alunos em diferentes pontos da sua formação, discutindo de forma ampla tópicos em Medicina Intensiva, expondo dificuldades pessoais e buscando o compartilhamento de saberes entre alunos e professores, pode proporcionar uma visão global mais integrada e completa dos temas relacionados à Medicina Intensiva.
Metodologia
Reuniões semanais com os alunos, com tema em Medicina Intensiva pré-definido, que será exposto inicialmente por uma dupla de alunos, com discussão com os demais membros e com o professor. Será estimulada a discussão baseada em casos clínicos, na interação dos alunos, e na integração dos conhecimentos de anatomia, fisiologia, patologia, semiologia, e clínica.
Resultados Esperados
- Integração dos conhecimentos relacionados a Medicina Intensiva obtidos nas diferentes disciplinas do curso de medicina.
- Colaboração dos alunos em diferentes etapas da formação, contribuindo para a confraternização e crescimento acadêmico.
- Capacitação dos alunos na busca ativa do conhecimento, e na apresentação de temas científicos.
- Detecção de lacunas nas disciplinas de graduação e proposição de pontos para aperfeiçoamento das mesmas.
- Colaboração dos alunos em diferentes etapas da formação, contribuindo para a confraternização e crescimento acadêmico.
- Capacitação dos alunos na busca ativa do conhecimento, e na apresentação de temas científicos.
- Detecção de lacunas nas disciplinas de graduação e proposição de pontos para aperfeiçoamento das mesmas.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALINE BERTARELLO | 2 | 01/07/2016 | 31/12/2016 |
ALINE GONZÁLEZ SILVA | 2 | 01/07/2016 | 31/12/2016 |
EDUARDO MENSCH JAEGER | 2 | 08/08/2016 | 31/12/2016 |
EMANUELLA FLÁVIA ALVES PINTO | 2 | 01/07/2016 | 31/12/2016 |
FABRÍCIO DA COSTA SANTOS | 2 | 29/08/2016 | 31/12/2016 |
GABRIELA BÜCHNER | 2 | 01/07/2016 | 31/12/2016 |
IGOR LUIS ALVES | 2 | 29/08/2016 | 31/12/2016 |
JOÃO AUGUSTO CARVALHO BITTENCOURT | 2 | 04/07/2016 | 31/12/2016 |
JOÃO VITOR MAY BUOGO | 2 | 05/09/2016 | 31/12/2016 |
JULIANA GAMALHO PEREIRA | 2 | 01/07/2016 | 31/12/2016 |
LAÍS YURIE FACIMOTO | 2 | 01/07/2016 | 31/12/2016 |
LUCAS ZAMBIASI | 2 | 01/07/2016 | 31/12/2016 |
MARIANI MAGNUS DA LUZ ANDRADE | 2 | 05/09/2016 | 31/12/2016 |
MARINA PERES BAINY | 2 | 01/07/2016 | 31/12/2016 |
MATHEUS PICCOLI MACHADO SCHWEITZER KLAUBERG | 2 | 17/10/2016 | 31/12/2016 |
MICHELE SANDER WESTPHALEN | 2 | 01/07/2016 | 31/12/2016 |
PAULO MACIEL RINALDI | 2 | 01/07/2016 | 31/12/2016 |
RAFAEL OLIVE LEITE | 2 | 01/07/2016 | 31/12/2016 |
TALITA FISCHER OLIVEIRA | 2 | 01/07/2016 | 31/12/2016 |
THAÍS SOUZA PRATA | 2 | 01/07/2016 | 31/12/2016 |
VINÍCIUS TRONCA | 2 | 01/07/2016 | 31/12/2016 |
ÁLVARO PORCIÚNCULA GONZALEZ | 2 | 01/07/2016 | 31/12/2016 |
ÍGOR NUNES FERNANDES | 2 | 01/07/2016 | 31/12/2016 |