Nome do Projeto
Estudo das elites políticas e econômicas no Brasil oitocentista: História e Historiografia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
25/05/2016 - 16/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - História
Resumo
O projeto “Grupo de Estudos Elites políticas e econômicas no Brasil Oitocentista” envolve a criação de um grupo de trabalho com alunos do bacharelado e da licenciatura em História, preferencialmente, para discussão de bibliografia pertinente, promoção de debates e análise de documentos primários e secundários referentes ao tema trabalhado.

Objetivo Geral

Contribuir para um maior conhecimento a respeito das elites brasileiras no século XIX, assim como da própria sociedade da época

Justificativa

Nos últimos anos, alguns estudos contribuíram significativamente com uma nova visão acerca da história da construção do Estado imperial brasileiro. Neste sentido, cada vez mais os pesquisadores vêm se interessando pelo papel das elites regionais no interior do sistema político monárquico. Tradicionalmente vistas como forças centrífugas ou obstáculos a serem derrotados pelos estadistas da Corte, atualmente estas elites também são estudadas como importantes protagonistas ao longo deste processo, tendo influído nos ritmos e na própria forma em que a mesma monarquia se consolidou. Paralelamente a isso, outras pesquisas vêm demonstrando a importância do mercado interno no sistema econômico brasileiro e de como tais ritmos produtivos e mercantis viabilizaram o surgimento de distintas elites no interior do país. Compreender as dinâmicas de atuação das elites no século XIX auxilia na compreensão das permanências e rupturas que caracterizaram o funcionamento e o desenvolvimento da economia e dos sistemas políticos brasileiros no século XX e do próprio papel das elites na vida política atual.
O Grupo de Estudos “Elites políticas e econômicas no Brasil oitocentista” visa a contribuir para a formação dos futuros historiadores e professores aprofundando o conhecimento qualificado da bibliografia a respeito da temática elencada e de pesquisas realizadas nesta área. O projeto ainda visa auxiliar os alunos a encontrarem temáticas para os seus Trabalhos de Conclusão de Curso e, futuramente, para possíveis projetos de mestrado. Tendo em vista que parte do cronograma de estudos irá se apoiar em temáticas da História do Rio Grande do Sul e de Pelotas, a utilização de fontes documentais presentes nos arquivos públicos de Porto alegre e de Pelotas serão continuamente utilizados e trabalhados ao longo dos Encontros.

Metodologia

A metodologia do projeto consiste na realização de encontros semanais com alunos interessados em participar do grupo para discussão de bibliografia pertinente sugerida pelo coordenador (bem como contribuições dos discentes). Os alunos serão instados a se apropriar dos conceitos relacionados às abordagens historiográficas a partir dos debates, bem como realizar contatos iniciais com fontes documentais primárias e secundárias que auxiliem na compreensão histórica da época.

Resultados Esperados

O projeto pretende provocar um maior envolvimento dos discentes com a historiografia a respeito do papel das elites na formação da sociedade brasileira, a partir de uma perspectiva crítica, bem como aprofundar os conhecimentos dos alunos a respeito dos debates historiográficos a cerca do tema, de suas opções metodológicas e dos seus interesses de pesquisa. Ao final do projeto, o grupo deverá produzir, em conjunto, um mapeamento preliminar da documentação disponível nos arquivos e acervos de Pelotas disponíveis para o estudo das elites da cidade ao longo do século XIX, comentando como utilizar as fontes documentais disponíveis, que problemas de pesquisa ainda estão disponíveis para projetos futuros e em que sentido as mesmas possibilitam conhecer melhor a história do Brasil no período.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA GABRIELA DA SILVA VIEIRA225/05/201616/12/2016
IAGO SILVA DA CRUZ225/05/201616/12/2016
JONAS MOREIRA VARGAS225/05/201616/12/2016
José Flávio Terra Corrêa225/05/201616/12/2016
KEVIN RETZLAFF DOS SANTOS225/05/201616/12/2016
MANOEL MOREIRA E SILVA225/05/201616/12/2016
PATRÍCIA BUSS FARIAS DOS SANTOS225/05/201616/12/2016
THIAGO ANDRE GOUVEA DA SILVEIRA225/05/201616/12/2016

Página gerada em 28/03/2024 21:45:38 (consulta levou 0.114553s)