Nome do Projeto
A UTILIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE TERAPIA OCUPACIONAL PARA O ESTUDO DA OCUPAÇÃO HUMANA
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
06/10/2016 - 30/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Fisioterapia e Terapia Ocupacional
Resumo
O presente projeto de ensino pretende dinamizar a utilização dos laboratórios do Curso de Terapia Ocupacional por meio de seus monitores que terão a oportunidade de engajar-se em atividades de ensino que são pertinentes ao seu papel enquanto monitores.

Objetivo Geral

Proporcionar aos acadêmicos do curso de Terapia Ocupacional, um espaço de estudo aprofundado num dos principais aspectos relacionados à prática da Terapia Ocupacional: a Ocupação Humana. Visando reforçar o aprendizado dos conteúdos referentes a este princípio, o qual é ministrado nas disciplinas de Fundamentos da Terapia Ocupacional, História da Terapia Ocupacional, Recursos Terapêuticos I: processos criativos e Fundamentos da Terapia Ocupacional em: infância e adolescência, adulto e idoso, contextos hospitalares e saúde mental.

Justificativa

A Ciência da Ocupação compõe uma base teórica muito importante na Terapia Ocupacional. Disseminar essa teoria em oportunidades extras para os alunos do curso durante a graduação se torna fundamental para estimular a visão crítica e científica, além de aprofundar uma teoria fundamental para a pártica do terapeuta ocupacional.

Metodologia

O grupo de estudo/ensino deverá contar com a presença dos monitores dos laboratórios do curso de Terapia Ocupacional, sendo estes os de AVD, RT e TA.
As atividades a serem realizadas acontecerão nas quartas-feiras no período das 14:00 ás 17:00 horas. As ações se darão da seguinte maneira:
- As atividades irão acontecer dentro do ambiente dos laboratórios de AVD, TA e RT;
- O grupo acontecerá em forma de debates e discussões sobre os temas que o projeto irá abranger, assim como experiências explanadas por alunos, que estão em período mais avançado no curso, relacionadas à ocupação humana, vividas em estágio de Terapia Ocupacional, a fim de amparar o calouro para esta realidade, além de grupos de estudo para a construção de recursos terapêutico que contemplem a tecnologia assistiva com enfoque nas atividades de vida diária, e o reforço dos conteúdos aprendidos na literatura das disciplinas citadas a cima;
- Realizar de reuniões com os professores e técnicos em educação para levantamento de demandas para o ensino;
- Levantar referenciais bibliográficos para fundamentação das atividades desenvolvidas no grupo;
- Orientar aos acadêmicos quanto ao funcionamento do grupo de estudos;
- Gerir a frequência dos acadêmicos cadastrados no grupo de estudos;
- Auxiliar através de monitorias os alunos matriculados no curso em caso de dúvidas sobre conteúdos relacionados a ocupação humana nos seguintes contextos: Atividades de vida diária, tecnologias assistivas e recursos terapêuticos;
- Auxiliar professores em aulas teóricas em relação ao estudo da ocupação humana.

Resultados Esperados

Espera-se que as atividades desenvolvidas no grupo de estudos tragam aos alunos uma visão mais crítica, ética e profissional acerca da Ocupação Humana e seus contextos, bem como uma visão conexa dos três laboratórios (AVD, RT e TA) disponíveis para ensino do curso de Terapia Ocupacional, relacionando-se com a prática em Terapia Ocupacional.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BEATRIZ SOARES PEPE206/10/201630/12/2016
ELCIO ALTERIS DOS SANTOS206/10/201630/12/2016
FERNANDO COELHO DIAS206/10/201630/12/2016
FRANCIELE COSTA BERNÍ206/10/201630/12/2016
RENATA CRISTINA ROCHA DA SILVA206/10/201630/12/2016
ZAYANNA CHRISTINE LOPES LINDOSO306/10/201630/12/2016

Página gerada em 28/03/2024 19:05:24 (consulta levou 0.047980s)