Nome do Projeto
Módulo de Exame do Tórax
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/10/2016 - 30/12/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Resumo
O médico clínico precisa realizar diagnóstico das doenças. As doenças cardiovasculares constituem a principal causa de mortalidade atual. Por estes motivos o domínio do exame físico do tórax é fundamental.

Objetivo Geral

Proporcionar a aprendizagem da semiologia cardiovascular através de atividades simuladas e com discussões teórico-práticas.

Justificativa

Para qualificar a formação dos futuros clínicos, foi criado um laboratório de ensino médico por simulação. Nesse ambiente foi adquirido um manequim com 83 sons cardiopulmonares e alguns achados de exame físico. Através da simulação o participante terá acesso a diferentes patologias segundo seu próprio ritmo de aprendizagem. Patologias estudadas na teoria porém dificilmente vistas pelo aluno durante sua formação acadêmica podem ser mais bem ensinadas.

Metodologia

Os alunos serão distribuídos em grupos de 11 para cada atividade simulada. A ordem de chamada será estabelecida a partir do resultado obtido em um prova objetiva com 25 questões sobre semiologia cardiopulmonar. As atividades práticas serão coordenadas pelos dois multiplicadores sob supervisão do professor. A frequência será semanal, com duração de uma hora. Ao final de cada oficina os multiplicadores realizarão uma revisão do conhecimento trabalhado naquele momento. Ao final será realizado uma prova prática aplicada pelo professor constando de 10 perguntas objetivas sobre os tópicos mais importantes para o clínico e será fornecido certificado de proficiência para os alunos aprovados. Estes serão convidados a seguir como novos multiplicadores.

Resultados Esperados

Qualificar as habilidades diagnósticas cardiopulmonares dos estudantes de Medicina. Melhorar a interação entre os estudantes de diferentes semestres. Estimular entre os estudantes o estudo da semiologia cardiopulmonar bem como o desejo em tornar-se um novo multiplicador de conhecimento. Melhorar a qualidade de atendimento dos futuros médicos reduzindo o número de exames desnecessários ao aumentar a acurácia do exame físico. Além disso, qualificar o manejo em situações de emergência onde o tempo é fator importante.

Indicadores, Metas e Resultados

O aprendizado por simulação já é realidade tanto em cursos de Medicina quanto nos processos seletivos para as provas de residência médica. Este curso visa introduzir esse segmento (ambiente de prática simulada) no curso de medicina da UFPel cumprindo resolução número 3 (20 de junho de 2014 - MEC - Diretrizes curriculares de graduação em Medicina): - aprender em situações e ambientes protegidos e controlados, ou em simulações da realidade, identificando e avaliando o erro, como insumo da aprendizagem profissional e organizacional e como suporte pedagógico (citação seção 3, artigo 7, parágrafo IV).

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FRANCISCO LOES1001/10/201630/12/2016
PAULO MACIEL RINALDI1001/10/201630/12/2016
SAMIR LUIZ DOS SANTOS SCHNEID1001/10/201630/12/2016

Página gerada em 29/03/2024 05:20:43 (consulta levou 0.041485s)