Nome do Projeto
Fundamentos da Ciência e a Metodologia Científica- Exercitando a interdisciplinaridade no Curso de Licenciatura em Educação do Campo
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/11/2013 - 04/01/2014
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação - Educação Rural
Resumo
A crescente demanda de competência e habilidade gerada pela globalização trouxe ao meio acadêmico a certeza de que, a busca de processos integradores e reflexivos através da aplicação de ferramentas contemporâneas de ensino são essenciais à formação de profissionais qualificados. A almejada educação integral e integradora, alicerçada na construção responsável, solidária e colaborativa do conhecimento técnico-científico interdisciplinar exige um exercício para uma maior compreensão da filosofia da ciência e das teorias que fundamentam o conhecimento científico.
Objetivo Geral
Estimular a redação científica facilitar a relação/ação, incentivar a curiosidade científica, exercitar a redação técnica e a capacidade de síntese e análise.
Justificativa
Buscando complementar a formação acadêmica através de iniciativas interdisciplinares e integradoras, apresentamos nesta proposta de Projeto de Ensino com características interdisciplinares uma discussão e reflexão a respeito da ciência. A proposta também tem intenção de motivar, com a mediação dos facilitadores o planejamento de atividades de extensão, incrementando a e fortalecendo as relações sujeito-objeto-realidade.
Metodologia
O projeto de ensino, com duração de 40 horas envolverá atividades capazes de estimular a criatividade, o senso crítico e a curiosidade científica. Exercícios, leituras e a redação de resumos, relatórios aplicando-se a metodologia científica contribuirão para a aplicação dos temas debatidos e discutidos .
Os assuntos iniciarão com uma abordagem do papel do homem como gerador do conhecimento e as formas de difundir e disseminar o conhecimento técnico-científico contemporaneamente, passando a apresentação da metodologia científica e o exercício da criatividade e das habilidades de síntese e análise. Como elaborar as citações e referências bem como um passeio nos sítios das principais agências de fomento reforçarão a importância e a pertinências dos temas apresentados.
Após apresentação dos temas propostos, a redação do projeto de extensão será facilitada na plataforma EAD será estimulado o trabalho e aprimoramento autônomo e também colaborativo.
Os assuntos iniciarão com uma abordagem do papel do homem como gerador do conhecimento e as formas de difundir e disseminar o conhecimento técnico-científico contemporaneamente, passando a apresentação da metodologia científica e o exercício da criatividade e das habilidades de síntese e análise. Como elaborar as citações e referências bem como um passeio nos sítios das principais agências de fomento reforçarão a importância e a pertinências dos temas apresentados.
Após apresentação dos temas propostos, a redação do projeto de extensão será facilitada na plataforma EAD será estimulado o trabalho e aprimoramento autônomo e também colaborativo.
Resultados Esperados
Incentivo a redação e organização acadêmica ;
Aplicação da metodologia científica;
Estimulo a reflexão a respeito do papel da academia na comunidade.
Aplicação da metodologia científica;
Estimulo a reflexão a respeito do papel da academia na comunidade.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
CHRISTIANO MARTINO OTERO AVILA | 4 | 01/11/2013 | 04/01/2014 |
CRISTIAN CECHINEL | 4 | 01/11/2013 | 04/01/2014 |
DARCY SERGIO MACHADO FERREIRA | 5 | 01/11/2013 | 04/01/2014 |
LUCIANA BICCA DODE | 12 | 01/11/2013 | 04/01/2014 |
REGINA TRILHO OTERO XAVIER | 4 | 01/11/2013 | 04/01/2014 |
ROSE ADRIANA ANDRADE DE MIRANDA | 2 | 01/11/2013 | 04/01/2014 |
VANIA GRIM THIES | 2 | 01/11/2013 | 04/01/2014 |