Nome do Projeto
A formação de professores sob a ótica da ação social
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/03/2017 - 01/03/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
É preciso considerar que a universidade, como lócus de produção, de consolidação e de socialização do conhecimento, que tem como compromisso, o desenvolvimento de projetos integrados, que estabeleçam ações calcadas no tripé ensino, pesquisa e extensão, por isso estabelecemos este projeto de ensino integrado ao projeto de extensão que será desenvolvido em 2017, na qual a indissociabilidade será contemplada enquanto princípio institucional.
Desta forma, o presente projeto contribui para a produção de conhecimentos, sentidos, valores e ética na formação do acadêmico, ao inserir os alunos numa instituição beneficente de assistência social – o Instituto Nossa Senhora da Conceição para realizar atividades com 75 meninas na faixa etária de 06 a 12 anos socialmente vulneráveis.
O trabalho a ser desenvolvido possibilita (re)pensar a atividade educativa e oportunizar aos acadêmicos a enfrentarem de forma mais consistente, os complexos desafios e exigências do trabalho social e educativo que imperam na sociedade do século XXI.
Objetivo Geral
Qualificar a formação do aluno do Curso de Pedagogia, com vistas, a formação de um pedagogo que se caracterize por ser um agente social da educação, compreendendo e atuando a partir das relações estabelecidas com as meninas da comunidade institucional.
Justificativa
Visando uma educação de qualidade, ressalta-se a preocupação com a formação do futuro docente, para que assumam uma atitude crítica e reflexiva em relação a prática e o ensino, segundo o autor Zeichner (1993, p.18): “a reflexão implica intuição, emoção e paixão; não é, portanto, nenhum conjunto de técnicas que possa ser empacotado e ensinado aos professores”.
Dessa forma, fica evidente que a formação de professores deve ser repensada e atribuído outro papel ao professor nos cursos de formação, tal a complexidade da atividade docente, envolvendo o processo formal, não formal e informal da formação do professor, sua dimensão individual, social e cultural.
Dessa forma, fica evidente que a formação de professores deve ser repensada e atribuído outro papel ao professor nos cursos de formação, tal a complexidade da atividade docente, envolvendo o processo formal, não formal e informal da formação do professor, sua dimensão individual, social e cultural.
Metodologia
A metodologia primará por um planejamento participativo no total de 400h nas seguintes proposições:
• Grupo de leitura e discussão;
• Construção de oficinas;
• Publicações;
• Síntese/ relatório para socializar os resultados vivenciados.
• Grupo de leitura e discussão;
• Construção de oficinas;
• Publicações;
• Síntese/ relatório para socializar os resultados vivenciados.
Resultados Esperados
• Ampliar a formação dos alunos do Curso de Pedagogia;
• Qualificar o Curso.
• Qualificar o Curso.
Indicadores, Metas e Resultados
A avaliação será discutida e revista ao longo dos encontros.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANA LUCIA MEDINA AVILA | 2 | 21/08/2017 | 11/12/2017 |
ADRIANE RODRIGUES CORRÊA | 4 | ||
ANA CLAUDIA BATALHA ALVES | 2 | 21/08/2017 | 11/12/2017 |
ANDRÉIA MEDEIROS HENKE MANKE | 2 | 21/08/2017 | 11/12/2017 |
GUILHERME GUIRALDELLI MOREIRA | 4 | 03/04/2017 | 26/02/2018 |
HELENARA PLASZEWSKI | 4 | 01/03/2017 | 01/03/2018 |
HELOISA HELENA DUVAL DE AZEVEDO | 8 | 01/03/2017 | 01/03/2018 |
MICHELE AMARO CAMPELO PRATES | 2 | 21/08/2017 | 11/12/2017 |
PAULO RENATO FERREIRA | 4 | 01/03/2017 | 01/03/2018 |
RAINESSA DOS SANTOS CIEPANSKI | 2 | 21/08/2017 | 11/12/2017 |
RITA ROSANE CUNHA COUSEN STALLBAUM | 2 | 21/08/2017 | 11/12/2017 |
ROSAMAR DOS SANTOS KURZ | 2 | 03/04/2017 | 26/02/2018 |
TRACY KEMINE KOSCHIER SUCHARD | 2 | 21/08/2017 | 11/12/2017 |
ZEILA DE OLIVEIRA OLIVEIRA | 2 | 21/08/2017 | 11/12/2017 |