Nome do Projeto
A formação de professores sob a ótica da ação social
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/03/2017 - 01/03/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
É preciso considerar que a universidade, como lócus de produção, de consolidação e de socialização do conhecimento, que tem como compromisso, o desenvolvimento de projetos integrados, que estabeleçam ações calcadas no tripé ensino, pesquisa e extensão, por isso estabelecemos este projeto de ensino integrado ao projeto de extensão que será desenvolvido em 2017, na qual a indissociabilidade será contemplada enquanto princípio institucional. Desta forma, o presente projeto contribui para a produção de conhecimentos, sentidos, valores e ética na formação do acadêmico, ao inserir os alunos numa instituição beneficente de assistência social – o Instituto Nossa Senhora da Conceição para realizar atividades com 75 meninas na faixa etária de 06 a 12 anos socialmente vulneráveis. O trabalho a ser desenvolvido possibilita (re)pensar a atividade educativa e oportunizar aos acadêmicos a enfrentarem de forma mais consistente, os complexos desafios e exigências do trabalho social e educativo que imperam na sociedade do século XXI.

Objetivo Geral

Qualificar a formação do aluno do Curso de Pedagogia, com vistas, a formação de um pedagogo que se caracterize por ser um agente social da educação, compreendendo e atuando a partir das relações estabelecidas com as meninas da comunidade institucional.

Justificativa

Visando uma educação de qualidade, ressalta-se a preocupação com a formação do futuro docente, para que assumam uma atitude crítica e reflexiva em relação a prática e o ensino, segundo o autor Zeichner (1993, p.18): “a reflexão implica intuição, emoção e paixão; não é, portanto, nenhum conjunto de técnicas que possa ser empacotado e ensinado aos professores”.
Dessa forma, fica evidente que a formação de professores deve ser repensada e atribuído outro papel ao professor nos cursos de formação, tal a complexidade da atividade docente, envolvendo o processo formal, não formal e informal da formação do professor, sua dimensão individual, social e cultural.

Metodologia

A metodologia primará por um planejamento participativo no total de 400h nas seguintes proposições:
• Grupo de leitura e discussão;
• Construção de oficinas;
• Publicações;
• Síntese/ relatório para socializar os resultados vivenciados.

Resultados Esperados

• Ampliar a formação dos alunos do Curso de Pedagogia;
• Qualificar o Curso.

Indicadores, Metas e Resultados

A avaliação será discutida e revista ao longo dos encontros.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANA LUCIA MEDINA AVILA221/08/201711/12/2017
ADRIANE RODRIGUES CORRÊA4
ANA CLAUDIA BATALHA ALVES221/08/201711/12/2017
ANDRÉIA MEDEIROS HENKE MANKE221/08/201711/12/2017
GUILHERME GUIRALDELLI MOREIRA403/04/201726/02/2018
HELENARA PLASZEWSKI401/03/201701/03/2018
HELOISA HELENA DUVAL DE AZEVEDO801/03/201701/03/2018
MICHELE AMARO CAMPELO PRATES221/08/201711/12/2017
PAULO RENATO FERREIRA401/03/201701/03/2018
RAINESSA DOS SANTOS CIEPANSKI221/08/201711/12/2017
RITA ROSANE CUNHA COUSEN STALLBAUM221/08/201711/12/2017
ROSAMAR DOS SANTOS KURZ203/04/201726/02/2018
TRACY KEMINE KOSCHIER SUCHARD221/08/201711/12/2017
ZEILA DE OLIVEIRA OLIVEIRA221/08/201711/12/2017

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