Nome do Projeto
Por um olhar crítico para a gramática
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
03/04/2017 - 10/03/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Linguística
Resumo
A gramática é um dos mais antigos instrumentos de busca de conhecimento sobre a linguagem. As primeiras reflexões acerca de tal disciplina datam da Grécia Antiga e encontram-se na obra de filósofos, tais como Platão e Aristóteles. No entanto, com a constituição da Linguística enquanto ciência, em inícios do século XX, a gramática perde o estatuto de detentora da verdade sobre a linguagem. Conforme Ferdinand de Saussure, em seu Curso de linguística geral, o ponto de vista cria o objeto, isso significa que qualquer que seja o lado pelo qual se aborda a questão, em nenhuma parte se nos oferece integral o objeto da linguística. Por isso, a gramática, hoje, embora ainda se configure como um importante instrumento de busca de conhecimento sobre a linguagem, deve ser concebida com um olhar crítico, o que se constrói a partir do estudo de sua constituição e do estudo da contribuição dada a ela através do avanço dos estudos linguísticos. Colocar em questão a constituição da gramática e refletir acerca das contribuições trazidas pela linguística é o que pretende fazer este curso.

Objetivo Geral

Refletir acerca da constituição da gramática e das contribuições trazidas pelos estudos linguísticos para tal reflexão.

Justificativa

Compreender a epistemologia da gramática, seu histórico, seu processo de formação, bem como compreender a contribuição dos estudos linguísticos para repensar e poder, assim, auxiliar no aprimoramento da gramática constitui-se como um saber essencial ao profissional de letras ou daquele que tenha a linguagem como principal instrumento de trabalho. É preciso, tanto para as atividades de ensino, quanto de revisão, tradução, escrita, conhecer a complexidade da linguagem, compreender as diversas formas de busca de conhecimento que envolvem tal objeto, bem como qual delas pode servir de forma mais apropriada em uma determinada circunstância ou situação. Enfim, torna-se necessário ao profissional que trabalha com a linguagem ter um olhar crítico que embase suas escolhas, sua postura, em situações que lhe serão apresentadas profissionalmente.

Metodologia

Os alunos deverão fazer algumas leituras prévias. O curso consistirá em aulas expositivas, realização de seminários e discussões. Ao final, os participantes serão convidados a fazerem análise de gramáticas.

Resultados Esperados

Que os participantes possam sair do curso de letras ou de áreas afins, com conhecimento acerca da constituição e do histórico da disciplina Gramática.
Que os futuros profissionais possam reconhecer a importância dos estudos gramaticais para o desenvolvimento da ciência linguística, bem como a importância da ciência linguística para a produção de gramáticas.
Que esses profissionais possam ter um olhar mais crítico em relação às gramáticas, para que possam fazer delas um uso mais produtivo e rico, já que a gramática é um dos instrumentos mais utilizados pelo profissional que se dedica ao trabalho com a linguagem.
Que os futuros professores possam tornar suas aulas mais produtivas, instigantes e interessantes para os alunos em sala de aula, ao terem mais discernimento para lidar com os diferentes conhecimentos que perpassam a aula de língua e literatura na escola.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADELINO SILVEIRA SOARES JUNIOR319/05/201710/03/2018
ANI CAMILA DE OLIVEIRA BARCELLOS319/05/201710/03/2018
BIANCA TAVARES KLASEN319/05/201710/03/2018
CAMILA MARTINS VELLAR319/05/201710/03/2018
DAIANE NEUMANN403/04/201710/03/2018
FLÁVIA FERREIRA MENDES SILVA310/05/201710/03/2018
GRACE SILVA DA SILVA319/05/201710/03/2018
ISABELLA ORLANDINI SARACCHINI319/05/201710/03/2018
MESSIAS DOS SANTOS CORREIA319/05/201710/03/2018

Página gerada em 25/04/2024 11:13:28 (consulta levou 0.041022s)