Nome do Projeto
Você tem dúvida de quê?
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
24/04/2017 - 29/09/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Biologia Geral
Resumo
No ano de 2015 foi realizado o projeto de ensino intitulado “Você tem dúvida de quê?” Essa é uma nova versão desse projeto alterada conforme avaliação de 2015.
Esse projeto busca uma forma alternativa de despertar o interesse dos alunos ingressantes pelo próprio curso e pelo conhecimento científico.
No modelo tradicional de ensino/aprendizagem na universidade, o professor cumpre uma lista pré-estabelecida de conteúdos previstos no plano de ensino da disciplina que ministra, independente da identidade e da realidade da turma naquele semestre, independente dos interesses desses estudantes. Percebe-se que alguns alunos têm dificuldade de aprendizagem dentro desse modelo. Segundo Freire (2008), para ocorrer uma aprendizagem significativa é fundamental considerar a experiência social dos alunos e estabelecer uma intimidade entre essa experiência e os saberes curriculares.
Também é comum ocorrer a castração da curiosidade, quando o professor entra em sala e apenas discursa sobre um conteúdo científico da sua área sem fazer uma contextualização. Hengemühle (2007) discute a importância de fazer o caminho inverso, ou seja, partir de um contexto para chegar ao conteúdo científico.
Então, o que move o aluno a exercer essa atividade mental que o levará ao aprendizado verdadeiro? Alguns autores consideram que as perguntas são importantes no processo ensino/aprendizagem, e que o professor não deve chegar com todas as respostas prontas, respostas de perguntas que não foram elaboradas e que não foram desejadas.
Para que os alunos possam elaborar perguntas é importante que eles façam uma leitura do mundo e para ajudar nessa leitura a alfabetização científica se torna importante. Ela também permite entender as necessidades de transformar o mundo para melhor (CHASSOT, 2010).
Esse projeto une a curiosidade inata dos alunos com a orientação dos professores na busca pelo conhecimento.
Objetivo Geral
Ampliar o conhecimento dos alunos ingressantes de Ciências Biológicas sobre as áreas do curso , incentivando-os na busca ativa pelo conhecimento por meio da alfabetização científica
Justificativa
Quando ingressam no ensino superior espera-se que os alunos tenham escolhido o curso com o qual apresentam afinidade e que a busca pelo conhecimento seja algo desejado, natural e condicionante da vivência acadêmica. Contudo, é perceptível que alguns acadêmicos sentem-se desmotivados desde o início dos cursos de Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Esta desmotivação e resistência impactam diretamente no rendimento e condiciona a prática pedagógica do professor de ensino superior, instigando-o a entrar no circuito de transmissão-reprodução, ou por outro lado, a de romper com “status quo”, criando estratégias que possam ressignificar o ensino superior e a formação oportunizada. São vários motivos alegados para esta ausência de motivação para a aprendizagem, entre eles podemos citar a adaptação a uma nova realidade de ensino, distanciamento da família e cidade de origem e falta de um embasamento de conteúdo científico. No caso específico das Ciências Biológicas da UFPEL muitos alunos citam a organização da matriz curricular, onde, nos primeiros semestres predominam disciplinas que não são específicas da área das Ciências Biológicas, como cálculo e física.
Diante dessa realidade, esse projeto busca uma forma de propiciar aos acadêmicos a conhecerem melhor as áreas específicas do curso ainda no seu início e assim estimular a busca pelo conhecimento no campo de saber por eles escolhido de uma forma interessante, motivadora, agradável por meio da leitura de artigos científicos e sua discussão.
Diante dessa realidade, esse projeto busca uma forma de propiciar aos acadêmicos a conhecerem melhor as áreas específicas do curso ainda no seu início e assim estimular a busca pelo conhecimento no campo de saber por eles escolhido de uma forma interessante, motivadora, agradável por meio da leitura de artigos científicos e sua discussão.
Metodologia
A pesquisa desenvolvida nesse projeto será do tipo participante (MINAYO, 1994).
O projeto iniciará com a divulgação da proposta nas turmas ingressantes dos cursos de Ciências Biológicas do Bacharelado e da Licenciatura da UFPEL do ano 2017.
Na inscrição o aluno deverá deverá responder a um questionário que visa identificar as áreas de interesse dos acadêmicos.
Com posse desses dados a coordenadora irá buscar no quadro docente do Instituto de Biologia professores que possam orientar os alunos.
Posteriormente serão realizados encontros entre orientadores e acadêmicos para a escolha de artigos científicos que ajudem no aprofundamento do conhecimento sobre tema escolhido.
Conforme orientação, os alunos farão a leitura dos artigos científicos e livros acadêmicos.
Serão realizados encontros semanais entre professores orientadores e alunos para discussão do tema escolhido com base nos referenciais teóricos.
Depois dessa fase, os alunos elaborarão um seminário com a orientação do seu professor.
As apresentações dos seminários ocorrerão no Instituto de Biologia, Campus Capão do Leão, das 12:30h às 13:30h. As sessões serão abertas a toda comunidade acadêmica.
No último dia dos seminários os participantes responderão a um questionário de avaliação final com perguntas fechadas, abertas e um espaço para sugestões para a próxima edição do projeto.
Os resultados serão apresentados na forma de artigo
O projeto iniciará com a divulgação da proposta nas turmas ingressantes dos cursos de Ciências Biológicas do Bacharelado e da Licenciatura da UFPEL do ano 2017.
Na inscrição o aluno deverá deverá responder a um questionário que visa identificar as áreas de interesse dos acadêmicos.
Com posse desses dados a coordenadora irá buscar no quadro docente do Instituto de Biologia professores que possam orientar os alunos.
Posteriormente serão realizados encontros entre orientadores e acadêmicos para a escolha de artigos científicos que ajudem no aprofundamento do conhecimento sobre tema escolhido.
Conforme orientação, os alunos farão a leitura dos artigos científicos e livros acadêmicos.
Serão realizados encontros semanais entre professores orientadores e alunos para discussão do tema escolhido com base nos referenciais teóricos.
Depois dessa fase, os alunos elaborarão um seminário com a orientação do seu professor.
As apresentações dos seminários ocorrerão no Instituto de Biologia, Campus Capão do Leão, das 12:30h às 13:30h. As sessões serão abertas a toda comunidade acadêmica.
No último dia dos seminários os participantes responderão a um questionário de avaliação final com perguntas fechadas, abertas e um espaço para sugestões para a próxima edição do projeto.
Os resultados serão apresentados na forma de artigo
Resultados Esperados
Vivência de uma forma alternativa do processo ensino e aprendizagem;
Formação de discentes críticos e ávidos pelo conhecimento e que colaborem para a construção de uma sociedade mais justa;
Despertar a consciência dos discentes sobre a importância dos conceitos científicos para a compreensão do meio em que vivem;
Formação de discentes autônomos e promotores de autonomia em seu meio social;
Criação de um maior entrosamento entre professores e acadêmicos do curso de ciências biológicas;
Promoção de uma análise crítica do processo ensino aprendizagem do curso de Ciências Biológicas da UFPEL;
Criação de propostas para um currículo mais próximo da expectativa da comunidade acadêmica.
Formação de discentes críticos e ávidos pelo conhecimento e que colaborem para a construção de uma sociedade mais justa;
Despertar a consciência dos discentes sobre a importância dos conceitos científicos para a compreensão do meio em que vivem;
Formação de discentes autônomos e promotores de autonomia em seu meio social;
Criação de um maior entrosamento entre professores e acadêmicos do curso de ciências biológicas;
Promoção de uma análise crítica do processo ensino aprendizagem do curso de Ciências Biológicas da UFPEL;
Criação de propostas para um currículo mais próximo da expectativa da comunidade acadêmica.
Indicadores, Metas e Resultados
Esse projeto foi realizado em 2015 e resultou no artigo: ROCHA, M. P. LÜDTKE R., RODRIGUEZ R. C. M. C. O respeito pelos interesses dos acadêmicos na formação universitária: formação de cidadãos críticos por meio da alfabetização científica. Revista Brasileira de Ensino Superior, Passo Fundo, v. 2 n.2, p. 73-81, abr.-jun. 2016.
Os nomes de alunos e professores serão incluídos à medida que o projeto se desenvolve
Os nomes de alunos e professores serão incluídos à medida que o projeto se desenvolve
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANA LOURENCO DA SILVA | 1 | 24/04/2017 | 29/09/2017 |
ALINE RICHTER | 3 | 24/04/2017 | 29/09/2017 |
ANA PAULA NUNES | 4 | 24/04/2017 | 29/09/2017 |
ANELISE VICENTINI KUSS | 1 | 24/04/2017 | 29/09/2017 |
AUGUSTO FRANTZ UBERTI | 1 | 24/04/2017 | 29/09/2017 |
BRUNO ACOSTA XAVIER | 2 | 24/04/2017 | 29/09/2017 |
CESAR JAEGER DREHMER | 2 | 24/04/2017 | 29/09/2017 |
CLEISSON SCHOSSLER GARCIA | 2 | 24/04/2017 | 29/09/2017 |
CRISTIANO AGRA ISERHARD | 1 | 24/04/2017 | 29/09/2017 |
EDISON ZEFA | 1 | 24/04/2017 | 29/09/2017 |
ELISA PICCOLO WERLANG | 2 | 24/04/2017 | 29/09/2017 |
FERNANDO FERNANDES DE OLIVEIRA NETO | 2 | 24/04/2017 | 29/09/2017 |
FILIPE OBELAR MARTINS | 2 | 24/04/2017 | 29/09/2017 |
FRANCELE DE ABREU CARLAN | 1 | 24/04/2017 | 29/09/2017 |
GABRIELLI FERNANDES RODRIGUES | 2 | 24/04/2017 | 29/09/2017 |
GLADIS AVER RIBEIRO | 1 | 24/04/2017 | 29/09/2017 |
GUSTAVO DA SILVEIRA DE CARVALHO | 2 | 24/04/2017 | 29/09/2017 |
IATHSA DE SOUZA RIBEIRO | 4 | 26/07/2017 | 04/08/2017 |
IZABEL CRISTINA CUSTODIO DE SOUZA | 1 | 24/04/2017 | 29/09/2017 |
JEAN CARLO PRIEBE JESKE | 2 | 26/07/2017 | 04/08/2017 |
JOSE EDUARDO FIGUEIREDO DORNELLES | 1 | 24/04/2017 | 29/09/2017 |
JULIA MEDEIROS MADRUGA | 3 | 26/07/2017 | 04/08/2017 |
JULIANA CORDEIRO | 1 | 24/04/2017 | 29/09/2017 |
JULIANA FERNANDES MONASSA | 2 | 24/04/2017 | 29/09/2017 |
JULIANA GABRIELA GERI MOREIRA | 2 | 26/07/2017 | 04/08/2017 |
JULIENE LOPES COSTA | 4 | 26/07/2017 | 04/08/2017 |
JÉSSICA EL KOURY SANTOS | 2 | 24/04/2017 | 29/09/2017 |
JÉSSICA MARQUES OBELAR RAMOS | 2 | 24/04/2017 | 29/09/2017 |
LARISSA BARRETO MATOS | 3 | 26/07/2017 | 04/08/2017 |
LAURA ECHER BARBIERI | 4 | 26/07/2017 | 04/08/2017 |
LAURA LUZ NUNES | 3 | 26/07/2017 | 04/08/2017 |
MARCO SILVA GOTTSCHALK | 1 | 24/04/2017 | 29/09/2017 |
MARCOS CESAR FAUSTINO | 6 | 26/07/2017 | 04/08/2017 |
MARIA RITA BAINY NUNES | 2 | 26/07/2017 | 04/08/2017 |
MARINA MASCHKE MARTINEZ | 3 | 26/07/2017 | 04/08/2017 |
MARLA PIUMBINI ROCHA | 6 | 24/04/2017 | 29/09/2017 |
MIRIAN ELERT DA SILVA | 2 | 24/04/2017 | 29/09/2017 |
MONICA LANER BLAUTH | 1 | 24/04/2017 | 29/09/2017 |
NICHOLAS FARIAS DA ROSA | 3 | 26/07/2017 | 04/08/2017 |
OLIVIER JEAN FRANCOIS BONNET | 1 | 24/04/2017 | 29/09/2017 |
PAOLA MENDES HARTWIG | 3 | 26/07/2017 | 04/08/2017 |
RAFAELA DE FREITAS RODRIGUES MENGUE DIMER | 2 | 24/04/2017 | 29/09/2017 |
RAQUEL LUDTKE | 2 | 24/04/2017 | 29/09/2017 |
RITA DE CASSIA MOREM COSSIO RODRIGUEZ | 1 | 24/04/2017 | 29/09/2017 |
ROBLEDO LIMA GIL | 1 | 24/04/2017 | 29/09/2017 |
ROSANGELA FERREIRA RODRIGUES | 1 | 24/04/2017 | 29/09/2017 |
STEFANIE BENTO MENA | 2 | 24/04/2017 | 29/09/2017 |
Sara Keske | 2 | 24/04/2017 | 29/09/2017 |
TACIANE SCHRÖDER JORGE | 2 | 24/04/2017 | 29/09/2017 |
THAIS GOTUZZO DE MENEZES MEDINA | 2 | 24/04/2017 | 29/09/2017 |
THAYNÁ LANER CARDOSO | 2 | 24/04/2017 | 29/09/2017 |
VICTOR RIBEIRO ACOSTA | 5 | 26/07/2017 | 04/08/2017 |
VICTORIA RAUPP ALVES | 2 | 24/04/2017 | 29/09/2017 |
VITOR RIBAS DO CARMO | 2 | 24/04/2017 | 29/09/2017 |