Nome do Projeto
Grupo de Estudos Arendt - Cachoeira do Sul
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
10/04/2017 - 21/04/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Filosofia
Resumo
Visando a envolver os alunos da Graduação em Filosofia - EAD/Polo Cachoeira do Sul, interessados em aprofundar os estudos na área de Filsoofia, escolheram o Pensamento Político de Hannah Arendt para investigação. Os textos arendtianos possibilitam e permitem que eles aperfeiçoem seus conhecimentos em Filosofia, mais especificamente em Filosofia Política por meio das reflexões de Hannah Arendt, exposta na obra A condição Humana, com vistas a uma investigação realziada em grupo, a partir de leituras pessoais que visam também a futuros projetos de pesquisa em nível de Graduação ou pós-graduação. Desenvolver um debate, com caráter analítico, destacando a constituição e as consequências de uma teoria política baseada em uma cultura que ela chama de humanística (humanitas), baseada na “cultura animi” apregoada por Cícero, com seus desdobramentos no pensar, no julgar e no agir. Para tal, é necessário que se realzie uma "Introdução" ao pensamento dessa autora, o qual incidirá sobre o tema da "vida Ativa: o labor, o trabalho e a ação". Procurar-se-á, por meio da leitura e da discussão dos textos lidos, que os alunos realizem leituras mais qualificadas; que redijam textos a partir de problemas filosóficos definidos e os desenvolva filosoficamente. Em outros termos, que consigam problematizar e criticar (ambos em sentido filosófico) a realidade em que vivem, podendo contribuir por meio de pesquisas fomentadas pelo debate realizado e aprimorando sua atividade docente.

Objetivo Geral

Demonstrar que os conceitos arendtianos (de vida ativa, labor, trabalho e ação, em especial) possuem relevância inquestionável na arquitetura do pensamento da autora, por isso precisam ser retomados para permitir a compreensão do conceito de política, de liberdade, de sociabilidade expressos por Arendt e imprescindíveis na discussão contemporânea na área de Filosofia.

Justificativa

As aulas da Educação a Distância necessitam de um complemento, posto que ocorrem, normalmente, sem a presença de um professor e dos colegas. E esse pode ocorrer de diversas maneiras, sendo uma delas o "grupo de estudos". O encontro dos estudantes em uma sala, com seu tutor/colaborador, permitem que haja um maior vínculo entre eles e uma motivação maior para ler, questionar, buscar respostas. E ainda, o imprescindível "escrever textos". O professor, mesmo que distante, isto é, presente virtualmente, é o elemento que incentiva à leitura, à exposição de perguntas, ao diálogo e fornece estabilidade na relação de averiguar um texto filosófico, o qual demanda uma leitura aprofundada e uma reflexão mais acurada. E isso, na maioria das vezes, é novo para os alunos, mas que, com o aporte teórico necessário, permite avanços qualitativos na aprendizagem dos discentes.

Metodologia

1) Leitura do texto-chave da pesquisa (A condição humana, de Hannah Arendt, iniciando pela Introdução) e de outras obras subsidiárias que servirão de apoio à investigação, desde que demandadas pelos participantes;
2) Análise e interpretação, em conjunto, a partir da leitura prévia do texto, do material escrito selecionados (isto é, o capítulo/s do livro) para a investigação;
3) Discussão, em grande grupo, dos temas e problemas investigados.
4) Incentivo aos participantes a produzirem textos a partir dos estudos realizados.

Resultados Esperados

a) Realização de leituras mais qualificadas;
b) Aperfeiçoamento da capacidade crítica, por meio de questionamentos e busca de respostas (no texto, com os colegas, com a professora ou, até, em comentadores);
c) Redação de textos a partir de problemas filosóficos definidos e desenvolvidos filosoficamente
d) Problematização e/ou justificação da realidade em que vivem, podendo contribuir em sua atividade docente.
e) Incentivo à pesquisas em nível de Graduação e de Pós-Graduação.

Indicadores, Metas e Resultados

Os encontros ocorrerão de maneira intensiva: todas as noites (dias úteis), 2 horas por noite, das 19-21 h, no polo de Cachoeira do Sul, por duas semanas. Contará com a presença dos alunos e da Tutora. A professora estará no Polo Sede, Pelotas, fazendo-se presente virtualmente.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BRUNA CARDOSO DA SILVA2010/04/201721/04/2017
CAROLINE DOS SANTOS PEREIRA2010/04/201721/04/2017
DIOGO RAFAEL OZÓRIO MORAES2010/04/201721/04/2017
Dirceu Arno Krüger Junior518/04/201718/04/2017
DÉBORA LARA2010/04/201721/04/2017
EDUARDO JOSE BORDIGNON BENEDETTI5
FABIANE NUNES AIRES2010/04/201721/04/2017
FRANCIELE KIEFER BARBOSA2510/04/201721/04/2017
GABRIEL BEZERRA DA SILVA5
JAIRO MACHADO DE OLIVEIRA2010/04/201721/04/2017
JUNARA AUED REHBEIN2010/04/201721/04/2017
LIA MARISÉTE SOUZA DA LUZ FREITAS2010/04/201721/04/2017
MAIRA RAQUEL BESKOW LEMOS2010/04/201721/04/2017
MARIA ELISABETE DIAS MACHADO2010/04/201721/04/2017
MARIA INÊS DE MOURA KIEFER2010/04/201721/04/2017
MARIA MARTA DA SILVA LIMA DE MELO2010/04/201721/04/2017
RAFAEL DOS SANTOS ROSA2010/04/201721/04/2017
ROSSANA BATISTA PADILHA5
SAUL ANTÔNIO CASSOL MORIN2010/04/201721/04/2017
SILVIO CÉSAR GOMES CARDOSO5
SONIA MARIA SCHIO2510/04/201721/04/2017
SÍLVIO CÉSAR GOULART MACHADO2010/04/201721/04/2017
TATIANE MOREIRA PACHECO2010/04/201721/04/2017
VALDECI ANTÔNIO DA ROSA2010/04/201721/04/2017

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