Nome do Projeto
Monitoria em Fisiologia aplicada à Zootecnia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 01/03/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia Geral
Resumo
O ensino da Fisiologia para os cursos da área das Ciências Agrárias, especialmente o curso de Zootecnia, reveste-se da maior importância uma vez que, constituindo conhecimento básico, este tema servirá de alicerce para todo o restante da formação profissional dos acadêmicos. Os futuros egressos do curso, que deverão apresentar capacidade para trabalhar nas mais diversas áreas da produção animal, precisam entender, inicialmente, os conceitos fisiológicos básicos que nortearão as tomadas de decisão e desenvolvimento de métodos de exploração onde sejam respeitadas as particularidades do funcionamento dos mais diversos órgãos e sistemas do organismo animal. Muitas vezes é imprescindível ao professor as informações sobre a real necessidade de conhecimento dos alunos, para que as disciplinas sejam conduzidas no sentido de atender a demanda e direcionar o ensino da Fisiologia para aquilo que os acadêmicos efetivamente irão utilizar no restante de sua formação. Dentro desta realidade a presença de um monitor que permita o intercâmbio alunos/professor é de grande importância. Sendo a Fisiologia uma ciência onde seu aprendizado necessita a compreensão do funcionamento de sistemas e sua inter-relação, muitas vezes verifica-se a necessidade de apoio extra-classe, para o que a atuação do(a) monitor(a) constitui ferramenta fundamental ao processo de ensino-aprendizagem.

Objetivo Geral

Disponibilizar aos alunos regularmente matriculados nas disciplinas de Fisiologia ofertadas ao Curso de Zootecnia o atendimento, via monitor(a), das demandas para a melhoria do processo ensino-aprendizagem.

Justificativa

Justifica-se este projeto pela real necessidade de apoio extra-classe aos alunos regularmente matriculados nas disciplinas de Fisiologia ofertadas ao Curso de Zootecnia da UFPEL, o que tornará o aprendizado mais fácil e contribuirá para a melhoria dos índices de aprovação e diminuição da evasão e desistências.
Também há a intenção de melhorar a qualidade dos materiais disponibilizados aos alunos, tais como assuntos tratados em aula, apresentações, etc., no que o(a) monitor(a) deverá auxiliar.
Finalmente cabe salientar como justificativa para o presente projeto a intenção de despertar nos alunos o interesse pela docência e, uma vez que o(a) monitor(a) contribuirá no preparo de aulas, busca de materiais didáticos e melhoria das condições de aprendizagem, servirá este projeto como importante recurso para este fim.

Metodologia

Após a aprovação desta proposta de projeto nas instâncias competentes e, igualmente após a concessão de quota de bolsa de monitoria, deverá ser implementado o processo seletivo cujas normas deverão constar em edital próprio a ser divulgado.
Caso não haja a disponibilização de quota de bolsa será buscada a inserção de um monitor na condição de voluntário(a) e, neste caso, a seleção deverá obedecer normas a ser implementadas pela própria equipe do projeto.
Será pré-requisito para a seleção a aprovação prévia nas disciplinas de Fisiologia Geral e Aplicada à Zootecnia (0020039), Fisiologia Geral e Aplicada à Zootecnia II (0020042) e Fisiologia do Crescimento em Ruminantes (0020051).
Uma vez selecionado(a) o(a) monitor(a) este(a) deverá divulgar os horários que serão destinados ao atendimento dos alunos, sendo que o restante da carga horária deverá ser contemplada com a busca e preparo de materiais de aula.
O(a) monitor(a) deverá fazer uma revisão das aulas e conteúdos atualmente ministrados e propor modificações e/ou melhorias, com inserção de novos conhecimentos e/ou temas, novas bibliografias e novas ferramentas para a melhoria da aprendizagem.
Deverá ser igualmente avaliada a possibilidade de elaboração de material de apoio, tais como apostilas, livros, etc.
A apresentação de seminários faz parte da metodologia de ensino das disciplinas descritas e o(a) monitor(a) terá a incumbência de auxiliar os alunos no preparo, treinamento e apresentação destes.

Resultados Esperados

A partir da execução deste projeto espera-se que as condições de ensino-aprendizagem das disciplinas de Fisiologia ofertadas ao Curso de Zootecnia possam melhorar, diminuindo os índices de reprovação e evasão, assim como despertar nos alunos o interesse pelo conhecimento na área. Igualmente espera-se a melhoria dos materiais didáticos oferecidos e o desenvolvimento de metodologias de ensino mais adequadas às necessidades. Finalmente, espera-se contribuir para despertar o interesse pela docência na pessoa selecionada como monitor(a).

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GILSON DE MENDONCA401/06/201701/03/2018
JULIANA PEREIRA FONSECA2005/06/201731/12/2017
MABEL MASCARENHAS WIEGAND201/06/201701/03/2018
NIEDI HAX FRANZ ZAUK201/06/201701/03/2018

Página gerada em 24/04/2024 07:01:22 (consulta levou 0.031691s)