Nome do Projeto
Semana Acadêmica do Curso de Jornalismo
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
22/05/2017 - 26/05/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação
Resumo
As mudanças no campo jornalístico ocorrem de forma acelerada perante a crise que a comunicação tradicional se encontra. É fundamental para a sobrevivência do profissional e estudante estar em constante atualização e especialização com o seu meio. A Semana Acadêmica da Graduação de Jornalismo da UFPEL busca problematizar os diversos temas e assuntos que permeiam a profissão jornalística, debatendo a comunicação no cenário nacional por meio da visão de profissionais que atuam no meio e exposição de trabalhos produzidos pelos acadêmicos.
Objetivo Geral
Promover o debate e a crítica do Jornalismo no atual cenário nacional de no âmbito do Curso de Jornalismo da Ufpel, bem como buscar novas possibilidades e discutir propostas e soluções para a àrea em sua especificidade prático-técnica
Justificativa
A semana acadêmica é uma atividade promovida pelos estudantes, servidores e professores de Jornalismo da UFPel com o objetivo de articular o ensino, a pesquisa e a extensão, constituindo-se, assim, em espaço de formação complementar.
Protagonistas interessados em sua própria formação, os estudantes buscam na Semana Acadêmica um espaço de discussão de temas relacionados à sua área de estudo. Abrem-se, assim, à diversidade de perspectivas teóricas, metodológicas e práticas da profissão, aprofundando seus conhecimentos sobre o ofício jornalístico e sobre as pesquisas que buscam decifrá-lo.
Através de palestras, oficinas e minicursos, entre outras atividades, os estudantes têm a possibilidade de manter contato com profissionais e pesquisadores do campo do jornalismo. Além disso, podem compartilhar suas próprias produções acadêmicas, submetendo-as à crítica de seus pares, o que, na maioria das vezes, contribui para ampliar o engajamento estudantil na sua formação.
O tema desta Semana Acadêmica do Jornalismo consiste no debate da profissão em meio as mais diversas crises que o país se encontra, além da tão falada crise do jornalismo. Em quase 400 anos de história do jornalismo é natural que a profissão passe por constantes reformas e críticas, o profissional deve estar em constante atualização, interagindo e trocando opiniões e visões com demais profissionais.
A Semana Acadêmica vem para suprir a necessidade de espaços que possibilitem a discussão e a troca de conhecimento sobre assuntos que perpassaram o debate da prática jornalística.
Protagonistas interessados em sua própria formação, os estudantes buscam na Semana Acadêmica um espaço de discussão de temas relacionados à sua área de estudo. Abrem-se, assim, à diversidade de perspectivas teóricas, metodológicas e práticas da profissão, aprofundando seus conhecimentos sobre o ofício jornalístico e sobre as pesquisas que buscam decifrá-lo.
Através de palestras, oficinas e minicursos, entre outras atividades, os estudantes têm a possibilidade de manter contato com profissionais e pesquisadores do campo do jornalismo. Além disso, podem compartilhar suas próprias produções acadêmicas, submetendo-as à crítica de seus pares, o que, na maioria das vezes, contribui para ampliar o engajamento estudantil na sua formação.
O tema desta Semana Acadêmica do Jornalismo consiste no debate da profissão em meio as mais diversas crises que o país se encontra, além da tão falada crise do jornalismo. Em quase 400 anos de história do jornalismo é natural que a profissão passe por constantes reformas e críticas, o profissional deve estar em constante atualização, interagindo e trocando opiniões e visões com demais profissionais.
A Semana Acadêmica vem para suprir a necessidade de espaços que possibilitem a discussão e a troca de conhecimento sobre assuntos que perpassaram o debate da prática jornalística.
Metodologia
O evento possui três etapas bem distintas: o planejamento, a realização e o pós evento. A primeira fase é o
planejamento, no qual ainda se encontra em desenvolvimento, foi elaborado o orçamento, reservado o local, pensado a
programação, escrito o projeto, enviado os convites e firmados as devidas parcerias. A segunda fase é a realização do
evento organização do espaço, recepção e acomodação dos convidados, recepção aos alunos. No evento ocorrerão as
seguintes atividades:
- Palestras; ministradas por convidados
- Minicursos e oficinas - ministrados por convidados;
- Atividades culturais - aberto à alunos da própria universidade;
- Apresentação de Trabalhos - alunos do curso de jornalismo;
- Exposições - alunos do curso de jornalismo.
Avaliação: Terceira e última fase temos o pós evento, recolheremos informações e sugestões dos alunos durante o
evento que serão avaliadas para a próxima edição, nesta fase também será enviado agradecimentos aos
colaboradores.
planejamento, no qual ainda se encontra em desenvolvimento, foi elaborado o orçamento, reservado o local, pensado a
programação, escrito o projeto, enviado os convites e firmados as devidas parcerias. A segunda fase é a realização do
evento organização do espaço, recepção e acomodação dos convidados, recepção aos alunos. No evento ocorrerão as
seguintes atividades:
- Palestras; ministradas por convidados
- Minicursos e oficinas - ministrados por convidados;
- Atividades culturais - aberto à alunos da própria universidade;
- Apresentação de Trabalhos - alunos do curso de jornalismo;
- Exposições - alunos do curso de jornalismo.
Avaliação: Terceira e última fase temos o pós evento, recolheremos informações e sugestões dos alunos durante o
evento que serão avaliadas para a próxima edição, nesta fase também será enviado agradecimentos aos
colaboradores.
Resultados Esperados
Inserção do Curso de Jornalismo da UFPEL, por meio de seus docentes, discentes e técnicos na discussão das
problemáticas do Jornalismo da atualidade, criando um espaço democrático e plural ao debate, componente estrutural
dos valores e fundamentos jornalísticos. Espera-se assim, fomentar a discussão dos valores fundamentais do
jornalismo em sua práxis e reflexão teórica crítica, qualificando a comunidade acadêmica e produzindo e divulgando
conhecimento específico a atividade jornalística.
problemáticas do Jornalismo da atualidade, criando um espaço democrático e plural ao debate, componente estrutural
dos valores e fundamentos jornalísticos. Espera-se assim, fomentar a discussão dos valores fundamentais do
jornalismo em sua práxis e reflexão teórica crítica, qualificando a comunidade acadêmica e produzindo e divulgando
conhecimento específico a atividade jornalística.
Indicadores, Metas e Resultados
Promoção – Diretório Acadêmico do Curso de Jornalismo, Curso de Jornalismo e Centro de Letras e Comunicação -
UFPEL. Serão emitidos certificados de frequência para os participantes do evento.
UFPEL. Serão emitidos certificados de frequência para os participantes do evento.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
Ana Maria de Oliveira Fernandes | 8 | 22/05/2017 | 26/05/2017 |
BEATRIZ COAN PETERLE | 8 | 22/05/2017 | 26/05/2017 |
BRUNO DA SILVA ANANA | 8 | 22/05/2017 | 26/05/2017 |
CARINA DOS REIS | 8 | 22/05/2017 | 26/05/2017 |
CARLOS ANDRE ECHENIQUE DOMINGUEZ | 8 | 22/05/2017 | 26/05/2017 |
CHRISTIAN DIAS NUNES | 8 | 22/05/2017 | 26/05/2017 |
DOUGLAS GARCIA DUTRA | 8 | 22/05/2017 | 26/05/2017 |
FABIO SOUZA DA CRUZ | 8 | 22/05/2017 | 26/05/2017 |
GILMAR ADOLFO HERMES | 8 | 22/05/2017 | 26/05/2017 |
GUSTAVO SEVERO DALLA COSTA | 8 | 22/05/2017 | 26/05/2017 |
ISABELLI DE PAULA NECKEL | 8 | 22/05/2017 | 26/05/2017 |
LAURA KUHN MARQUES | 8 | 22/05/2017 | 26/05/2017 |
MARISLEI DA SILVEIRA RIBEIRO | 8 | 22/05/2017 | 26/05/2017 |
RICARDO ZIMMERMANN FIEGENBAUM | 8 | 22/05/2017 | 26/05/2017 |
SILVIA PORTO MEIRELLES LEITE | 8 | 22/05/2017 | 26/05/2017 |
VANESSA BRAGA CONRAD | 8 | 22/05/2017 | 26/05/2017 |