Nome do Projeto
Cinema Vocal
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
29/05/2017 - 01/03/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Interpretação Cinematográfica
Resumo
Esta proposta é a continuidade de um trabalho desenvolvido ao longo de 3 anos, dentro do Curso de Cinema de Animação. Neste trabalho são destacados importantes aspectos da formação complementar do aluno, tais como: expressões chaves na construção de personagens, preparação de atores, matiz e identidade vocal para a dublagem e audiodescrição. Estes aspectos exigem atenção especial e estudo específico na área do Cinema de Animação.
Este projeto visa abrir um espaço de reflexão sobre uma carência pontual na formação curricular dos alunos de cinema de animação. A preparação de atores como referência de estudos de criação de personagens e design de movimento, com foco no trabalho vocal.
Sendo sua natureza abrangente, em se tratando de interações de linguagens, refletir sobre aspectos de acessibilidade para deficientes visuais em obras de audiovisual, torna-se um objetivo a ser alcançado.
Objetivo Geral
Identificar e desenvolver as ferramentas de expressão do ator vocal no contexto do Cinema de Animação e na produção audiovisual live action.
Justificativa
A justificativa deste trabalho está baseada em três itens específicos: Escassez – Carência de informações específicas sobre os limites e potencialidades do ator vocal na formação regular do aluno de cinema de animação. Carência de propostas de acessibilidade para o espectador com deficiência visual.
Participativo – Necessidade de conhecimento através do estudo colaborativo e gestão de esforço comum.
Qualificador – Necessidade de aperfeiçoar criticamente o conhecimento da narrativa audiovisual em suas diversas modalidades interativas.
Participativo – Necessidade de conhecimento através do estudo colaborativo e gestão de esforço comum.
Qualificador – Necessidade de aperfeiçoar criticamente o conhecimento da narrativa audiovisual em suas diversas modalidades interativas.
Metodologia
A metodologia utilizada neste projeto está baseada nos jogos teatrais. Esta técnica considera os operadores que estruturam o sistema de Viola Spolin (foco, instrução, platéia e avaliação), três procedimentos: o círculo de discussão – da pedagogia do oprimido de Paulo Freire; a noção de área de jogo – construída sobre as ideias do teatro invisível de Augusto Boal; e os protocolos de sessão – que têm sua base na teoria da peça didática de Bertold Brecht e na prática terapêutica psicodramática de Jacob Levy Moreno.
Resultados Esperados
Criação de cadastro de profissionais da voz (dublagem, locução original e audiodescrição).
Criação de cadastro de profissionais da produção sonora (efeitos de som e edição e tratamento de áudio).
Prestar apoio às produções de Horizontalidade e TCCs práticos dos cursos de Cinema.
Promover a integração dos cursos de teatro, Cinema e música com a área em questão.
Criação de cadastro de profissionais da produção sonora (efeitos de som e edição e tratamento de áudio).
Prestar apoio às produções de Horizontalidade e TCCs práticos dos cursos de Cinema.
Promover a integração dos cursos de teatro, Cinema e música com a área em questão.
Indicadores, Metas e Resultados
O projeto Cinema Vocal estará ligado a TV LINC, empresa júnior dos cursos de cinema, com o objetivo de prestar apoio e colaborar com a evolução dos seus projetos
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDRE LUIS PORTO MACEDO | 4 | 29/05/2017 | 01/03/2018 |
GIOVANNA MÜZEL DA PAIXÃO | 4 | 29/05/2017 | 01/03/2018 |
MARCUS MATTOS PORTELLA GARGIONI | 4 | 29/05/2017 | 01/03/2018 |
MICAEL HEBER DE OLIVEIRA MARQUES | 4 | 29/05/2017 | 01/03/2018 |
Maickol Bessa Dilelio | 4 | 29/05/2017 | 01/03/2018 |