Nome do Projeto
Fisiologia para Nutrição II
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
29/05/2017 - 31/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Fisiologia
Resumo
A disciplina de Fisiologia é ofertada nos primeiros semestres do curso de Nutrição, sendo a base para várias disciplinas do ciclo profissionalizante. Assim sendo, o aproveitamento da disciplina em sua plenitude irá fornecer uma base sólida para a formação do profissional.
O aprendizado de qualquer disciplina é favorecido quando existe uma equipe trabalhando para este fim, visto que as chances do aluno encontrar alguém com quem tenha maior afinidade para discutir os assuntos abordados e esclarecer dúvidas são maiores.
Objetivo Geral
Formar monitores para atender as disciplinas de Fisiologia I e Fisiologia II do curso de Nutrição.
Justificativa
No últimos anos houve um aumento significativo no número de alunos que cursam a disciplina de Fisiologia ofertada para o curso de Nutrição, o que dificulta o atendimento destes alunos tanto durante o período de aula quanto em atividades extra-classe. Os monitores, além de fornecerem um suporte para as atividades de ensino, terão a oportunidade de se aprimorarem e de testarem suas habilidades no processo de transmissão de conhecimento.
Metodologia
Semanalmente, os monitores irão acompanhar o conteúdo ministrado pelo professor nas disciplinas de Fisiologia para o curso de Nutrição. Sempre que desejar, mas não obrigatoriamente, o monitor irá assistir às aulas teóricas. Sempre que possível, mas não obrigatoriamente, o monitor irá auxiliar no preparo e na execução das aulas práticas.
O professor ministrante ficará à disposição para reunir-se com os monitores para discutir os assuntos abordados nas aulas, esclarecer qualquer dúvida e orientar quanto às melhores maneiras de revisar/abordar os assuntos com os alunos.
Na semana seguinte, os monitores irão preparar questões de estudo, que serão repassadas para os alunos após revisão e discussão com o professor ministrante.
Os monitores terão duas horas semanais disponíveis para atendimento aos alunos, entretanto o local e o horário de atendimento deverão ser acordados diretamente entre os monitores e o aluno ou grupo de alunos, com antecedência de uma semana. Quando não houver demanda por parte dos alunos, o monitor ficará à disposição dos professors para execução de outras atividades de ensino. Entre essas outras atividades estão o auxílio no preenchimento da frequência e o auxílio no preparo de material didático para as aulas teóricas (busca de imagens e de artigos científicos atuais sobre os assuntos ministrados).
O professor ministrante ficará à disposição para reunir-se com os monitores para discutir os assuntos abordados nas aulas, esclarecer qualquer dúvida e orientar quanto às melhores maneiras de revisar/abordar os assuntos com os alunos.
Na semana seguinte, os monitores irão preparar questões de estudo, que serão repassadas para os alunos após revisão e discussão com o professor ministrante.
Os monitores terão duas horas semanais disponíveis para atendimento aos alunos, entretanto o local e o horário de atendimento deverão ser acordados diretamente entre os monitores e o aluno ou grupo de alunos, com antecedência de uma semana. Quando não houver demanda por parte dos alunos, o monitor ficará à disposição dos professors para execução de outras atividades de ensino. Entre essas outras atividades estão o auxílio no preenchimento da frequência e o auxílio no preparo de material didático para as aulas teóricas (busca de imagens e de artigos científicos atuais sobre os assuntos ministrados).
Resultados Esperados
Com relação aos monitores, espera-se que, ao final do projeto, tenham desenvolvido ou aprimorado habilidades didáticas e que tenham aprofundado seus conhecimentos em Fisiologia.
Com relação aos alunos, espera-se que, ao final do semestre, tenham reconhecido ou fortalecido a importância da Fisiologia para a sua formação, que tenham buscado auxílio extra-classe e que tenham obtido aprovação.
Com relação à disciplina, espera-se que ao final de cada semestre seja observado um aumento no número de aprovações em relação ao semestre anterior , ou seja, que haja um melhor aproveitamento da disciplina.
Com relação aos professores, espera-se que, ao final do projeto, tenham proporcionado um melhor ambiente para o processo de ensino-aprendizado.
Com relação aos alunos, espera-se que, ao final do semestre, tenham reconhecido ou fortalecido a importância da Fisiologia para a sua formação, que tenham buscado auxílio extra-classe e que tenham obtido aprovação.
Com relação à disciplina, espera-se que ao final de cada semestre seja observado um aumento no número de aprovações em relação ao semestre anterior , ou seja, que haja um melhor aproveitamento da disciplina.
Com relação aos professores, espera-se que, ao final do projeto, tenham proporcionado um melhor ambiente para o processo de ensino-aprendizado.
Indicadores, Metas e Resultados
Na primeira edição do projeto (ano letivo de 2016), ao comparar o primeiro semestre, onde os monitores tiveram pouca atuação, com o segundo, onde houve uma maior procura por parte dos alunos, observou-se um aumento de 5% no número de alunos aprovados por média na disciplina de Fisiologia I.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
AGLAUPE EICH AVILA MEDEIROS | 4 | 27/10/2017 | 31/12/2017 |
ALINE SILVEIRA GONÇALVES | 4 | 29/05/2017 | 25/08/2017 |
ANNIE CAMPELLO TELLES | 4 | 29/05/2017 | 31/12/2017 |
BRUNA PADILHA PEREIRA | 4 | 29/05/2017 | 25/08/2017 |
CAROLINE KARPINSKI | 4 | 29/05/2017 | 31/12/2017 |
CIBELE OLIVEIRA WANGLON | 4 | 27/10/2017 | 31/12/2017 |
DAIANE VIEIRA DE OLIVEIRA | 2 | 29/05/2017 | 25/08/2017 |
DANILO GOMES RIBEIRO | 6 | 29/05/2017 | 31/12/2017 |
DENISE CALISTO BONGALHARDO | 2 | 29/05/2017 | 31/12/2017 |
EDUARDA DE SOUZA SILVA TEIXEIRA | 4 | 29/05/2017 | 31/12/2017 |
ELLEN LUÍSE VAGHETTI HOERLLE | 4 | 29/05/2017 | 31/12/2017 |
FELIPE DE OLIVEIRA MOLON | 4 | 29/09/2017 | 31/12/2017 |
FELIPE MENDES DELPINO | 4 | 29/05/2017 | 31/12/2017 |
FERNANDA SOUZA DA SILVA | 4 | 29/09/2017 | 31/12/2017 |
GABRIELA WOJCIECHOWSKI HORNES | 4 | 29/09/2017 | 31/12/2017 |
GABRIELLE DE AVILA DE OLIVEIRA | 2 | 29/05/2017 | 31/12/2017 |
HAISSA IARONKA CARDOSO | 4 | 29/09/2017 | 31/12/2017 |
JÉSSICA ARENA BANDEIRA | 4 | 29/05/2017 | 25/08/2017 |
JÉSSICA GULARTE DOMINGUES | 4 | 29/09/2017 | 31/12/2017 |
KAREN VIGORITO MARTINS | 4 | 29/05/2017 | 31/12/2017 |
KARINE MARIANE STEIGLEDER | 4 | 29/09/2017 | 31/12/2017 |
KELVIN RUAN DA SILVA ANDRADE | 6 | 29/05/2017 | 31/12/2017 |
KRISTY CAMPIOL ORTALE | 4 | 29/09/2017 | 31/12/2017 |
LARISSA BORBA SARAIVA | 2 | 29/05/2017 | 25/08/2017 |
LAURA ABIB GRASSI | 2 | 29/05/2017 | 25/08/2017 |
LAURA MORAES MACHADO | 4 | 29/09/2017 | 31/12/2017 |
LAURA MOREIRA GOULARTE | 4 | 29/05/2017 | 31/12/2017 |
LAUREN KOLLING PEREIRA | 4 | 29/09/2017 | 31/12/2017 |
LILIA SCHUG DE MORAES | 4 | 29/05/2017 | 31/12/2017 |
LUCAS GODOY JULIANO | 4 | 29/09/2017 | 31/12/2017 |
MICHELI FISS WIEGAND | 2 | 29/05/2017 | 31/12/2017 |
NAIRANE PINTO BOAVENTURA | 4 | 29/05/2017 | 31/12/2017 |
NATHALIA ALVES SPECHT | 4 | 29/09/2017 | 31/12/2017 |
OLAVO DE OLIVEIRA SCHNEIDER | 4 | 29/09/2017 | 31/12/2017 |
PÂMELA CALDEIRA MOREIRA | 4 | 29/09/2017 | 31/12/2017 |
RAFAEL SCHERDIEN DA SILVA | 4 | 29/05/2017 | 31/12/2017 |
RENATA DE LIMA CONTREIRA | 4 | 29/09/2017 | 31/12/2017 |
SILVIA MARIA LANNES DE CAMPOS DA COSTA | 1 | 29/05/2017 | 31/12/2017 |
TAICIANE GONÇALVES DA SILVA | 4 | 29/05/2017 | 31/12/2017 |
TAÍS KÖPP DA SILVEIRA | 4 | 29/09/2017 | 31/12/2017 |
THAIS ANGÉLICA LEITZKE EHLERT | 4 | 29/09/2017 | 31/12/2017 |
THIARLA RODRIGUES DE AVILA | 4 | 29/09/2017 | 31/12/2017 |
VANIZE PRIEBE SELL | 4 | 29/09/2017 | 31/12/2017 |
VITÓRIA GRACIÉLA QUANDT | 6 | 29/05/2017 | 28/08/2017 |
VITÓRIA MARTINEZ DE OLIVEIRA | 4 | 29/05/2017 | 31/12/2017 |
VIVIANE POSTIGLIONI BOLZAN | 2 | 29/05/2017 | 31/12/2017 |
YANNE PEREIRA COLVARA | 4 | 29/09/2017 | 31/12/2017 |
ÉLIDA GALERIANO RATTMANN | 2 | 29/05/2017 | 25/08/2017 |