Nome do Projeto
Monitoria Design Projetual
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 01/03/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Desenho Industrial
Resumo
O projeto de ensino “Monitoria Design Projetual” visa atender às disciplinas de prática projetual do curso de Design Gráfico. As disciplinas práticas do curso requerem que os alunos realizem projetos gráficos e digitais, e, muitas vezes, o espaço de tempo em sala de aula é insuficiente para a realização dessas atividades. Assim, a atuação de monitores junto a essas disciplinas permitirá um reforço no processo ensino-aprendizagem através da complementação acadêmica na formação do discente, podendo essa atuação se dar tanto durante as aulas quanto em turno inverso, mediante acesso aos laboratórios do curso. Este projeto abarca disciplinas práticas da formação do curso de Design Gráfico, quais sejam: Introdução ao Design Gráfico, Metodologia Projetual em Design Gráfico e Design aplicado à Publicidade. Em comum a essas disciplinas, está a necessidade de produção de um trabalho final (Projeto Gráfico), individual ou em grupo, que requer a aplicação dos conceitos trabalhados em sala de aula ao longo do semestre. Cada disciplina possui suas especificidades, mas requerem, em maior ou menor medida, o emprego de softwares de computação específicos, a manipulação de imagens, e especificidades em termos de renderização e impressão, atividades estas que estão além do conteúdo previsto das disciplinas e necessitam ser reforçadas junto à comunidade discente. Os monitores serão alunos que já passaram pelas disciplinas por eles atendidas e atuarão no sentido de dar suporte a essa produção de trabalhos práticos pelos discentes no âmbito das respectivas disciplinas.

Objetivo Geral

Dar suporte às disciplinas práticas dos cursos de Design Gráfico e Design Digital através do atendimento aos alunos.

Justificativa

Este projeto se justifica como uma forma de fornecer suporte a disciplinas práticas dos cursos de Design Gráfico e Design Digital, proporcionando espaço dentro e fora da sala de aula para atendimento específico às demandas individuais de cada aluno. Com isso, visa-se diminuir a evasão e a reprovação nas disciplinas, além de qualificar os projetos produzidos pelos discentes nos cursos de Design.

Metodologia

O projeto será desenvolvido mediante a seleção de monitores para atuar junto às disciplinas práticas do curso de Design Gráfico: Introdução ao Design Gráfico, Metodologia Projetual em Design Gráfico e Design aplicado à Publicidade. Um mesmo monitor poderá atender mais de uma disciplina durante o semestre, conforme demonstrar qualificações suficientes para suprir as demandas a ser atendidas (como o fato de já ter cursado as disciplinas objeto da monitoria).

Os monitores irão acompanhar as aulas das disciplinas e /ou atender os alunos em turno inverso ao das aulas, conforme disponibilidade de horário do aluno e dos laboratórios dos cursos.

Os monitores deverão atender à demanda de atendimento dos alunos e auxiliar seu aprendizado acadêmico, tanto com relação ao conteúdo desenvolvido em sala de aula como a partir de dúvidas específicas relacionadas aos softwares de imagem.

Resultados Esperados

Espera-se com este projeto um melhor aproveitamento das referidas disciplinas, além de uma melhora na qualidade do desenvolvimento projetual, não só dessas como também nas demais disciplinas do curso. Espera-se uma redução nos índices de reprovação e evasão nas disciplinas atendidas, uma vez que os alunos se sentirão mais seguros perante as tarefas solicitadas, a partir do auxílio do monitor. Desta forma, pode-se prever alcance de até 100 alunos do curso de Design.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GUILHERME BUENO ALCÂNTARA2001/06/201731/12/2017
ROBERTA COELHO BARROS401/06/201731/12/2017

Página gerada em 19/04/2024 18:51:42 (consulta levou 0.043118s)