Nome do Projeto
Projeto de Confiabilidade
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
12/06/2017 - 28/02/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Engenharias - Engenharia de Produção
Resumo
A disciplina de confiabilidade é uma disciplina de dois créditos do 6° semestre de conteúdo profissionalizante específico do curso de engenharia de produção. A DISCIPLINA TEM POR OBJETIVO INTRODUZIR CONCEITOS BÁSICOS DE ENGENHARIA DA CONFIABILIDADE E DE MANUTENÇÃO CENTRADA EM CONFIABILIDADE. MAIS ESPECIFICAMENTE, AO FINAL DO CURSO OS PARTICIPANTES DEVEM ESTAR APTOS A: 1.DERIVAR E APLICAR DIFERENTES MEDIDAS DE CONFIABILIDADE NA ANALISE DE DADOS EXPERIMENTAIS; 2.ELABORAR E ANALISAR ARRANJOS ESTRUTURAIS DE CONFIABILIDADE EM SISTEMAS COMPLEXOS ALÉM DE IDENTIFICAR OS ARRANJOS MAIS ADEQUADOS A CADA TIPO DE SISTEMA; 3.ANALISAR A CONFIABILIDADE DE SISTEMAS UTILIZANDO FERRAMENTAS QUALITATIVAS DE CONFIABILIDADE; 4.PLANEJAR E COORDENAR A IMPLANTAÇÃO DE UM PROGRAMA DE MANUTENÇÃO CENTRADA EM CONFIABILIDADE. Carga horária do componente curricular objeto da monitoria: 2 créditos, 34 horas aulas. O componente curricular objeto da monitoria já teve monitor em 2014 1 e 2. Número de discentes matriculados no componente curricular objeto da monitoria: 35 alunos Percentual de reprovação e de evasão na oferta anterior do componente curricular objeto da monitoria: 70% de reprovação Docente responsável: Profa Dra Ariane Ferreira Porto Rosa

Objetivo Geral

Melhoria do indice de aprovação dos alunos na disciplina;
Melhor motivação dos alunos para o aprendizado dos conteudos vistos em aula;
Proposição de estudo semanal sistematizado com auxilio do monitor e professor.

Justificativa

A disciplina de confiabilidade é uma disciplina bastante difícil por envolver conteúdos de estatística inferencial, calculo
diferencial e integral, é uma disciplina com grande índice de reprovação no curso.
A disciplina sera ministrada nos dois semestres letivos em 2017.

Metodologia

Resolução de Listas de Exercicios;
Trabalhos dirigidos em grupos;
Trabalhos praticos em aula de laboratorio de informatica com entrega de relatorio tecnico-cientifico.
Revisar os conteúdos de calculo diferencial e integral assim como de estatística básica. Auxiliar no atendimento das duvidas dos alunos, na resolução das listas de exercícios e na execução da aula de laboratório com uso de software dedicado à modelagem e calculos de medidas de confiabilidade.

Resultados Esperados

Melhoria do indice de aprovação dos alunos na disciplina;
Melhor motivação dos alunos para o aprendizado dos conteudos vistos em aula;
Proposição de estudo semanal sistematizado com auxilio do monitor e professor.

Indicadores, Metas e Resultados


Foram realizados dois projetos de ensino para a disciplina de Confiabilidade: um em 2015 e outro em 2016.

O projeto realizado em 2015 obteve bolsa de monitoria e foram realizadas todos os trabalhos previstos na monitoria pela aluna monitora Cristiane Kruger Muller nos dois semestres letivos de 2015.

O projeto realizado em 2016 não obteve bolsa de monitoria. Contamos com uma aluna bolsista voluntaria que atuou como monitora da disciplina nos dois semestres letivos de 2016.

Consideramos que é muito importante a monitoria para esta disciplina, principalmente por esta ser uma disciplina quantitativa do ciclo profissionalizante do curso onde os alunos necessitam muito de conteúdos de calculo I e II aplicados à modelagem da confiabilidade.

Além disso esta disciplina é ofertada como obrigatoria para os alunos do 6 semestre do curso de Engenharia de Produção, mas também é ofertada como disciplina optativa para os cursos de Engenharia Eletrônica e Engenharia de Controle e Automação.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ARIANE FERREIRA PORTO ROSA412/06/201728/02/2018
GILSON SIMOES PORCIUNCULA212/06/201728/02/2018
STELA XAVIER TERRA2012/06/201728/02/2018

Página gerada em 19/04/2024 22:57:02 (consulta levou 0.031342s)