Nome do Projeto
Teatro e Psicologia Social
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
26/05/2017 - 31/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Social
Resumo
Apresentamos projeto de ensino agenciado pela Psicologia Social e pelo Teatro. Sua principal intenção é explorar didaticamente as possibilidades de uso da linguagem cênica enquanto ferramenta de intervenção. Ou seja, o projeto pretende registrar em que medida o teatro pode ser utilizado pelo psicólogo em formação, como ferramenta de intervenção em seus campos de atuação.

Objetivo Geral

Produzir material didático pedagógico, onde as linguagens do teatro possam ser pensadas como dispositivo de intervenção nos campos de atuação da psicologia social.

Justificativa

Segundo Projeto Político Institucional - PPI - da Universidade Federal de Pelotas:

'A formação do profissional, papel desta Universidade, deve visar um cidadão crítico, pensador, compromissado com a transformação da sociedade, no sentido de uma melhor qualidade de vida para o povo. Para isso, é importante que os currículos dos cursos (...) contemplem aspectos humanitários, filosóficos e sociológicos, que, junto com a construção do conhecimento necessário a um bom profissional, completem os estudos de um cidadão autônomo e responsável.'

Seguindo tais princípios o Plano Político Pedagógico - PPP - do curso de Psicologia da UFPel prioriza uma formação onde onde se busca preparar '(...) um profissional comprometido com a educação
integral e a formação do cidadão (...) nos diversos níveis de atuação, capaz de compreender e intervir na estrutura e funcionamento da sociedade, numa abordagem pluridisciplinar e numa visão
histórica, ética e política'.

Nesse sentido o currículo do curso de psicologia da UFPel oferece aos seus estudantes uma grande variedade de disciplinas e estágios - Básicos e Específicos. Ainda assim, quando estes psicólogos em formação deparam-se com alguns dos campos de atuação da Psicologia Social buscam com seus professores orientadores ampliar suas ferramentas de compreensão/intervenção.

Assim acreditamos encontrar na relação entre teatro e psicologia social uma potente e inovadora abordagem didático pedagógica no sentido de contribuir com o aprimoramento e qualificação dos processos de ensino-aprendizagem que atualmente utilizamos neste curso. Trata-se, portanto, de um conjunto de atividades de caráter temporário e não disciplinares coerentes com o Projeto Pedagógico do Curso. Atividades que acreditamos possam contribuir de maneira significativa para a formação de profissionais críticos e politicamente implicados em seus campos de atuação.

Metodologia

O Projeto será realizado através das seguintes ações:

a) Seleção de bolsistas;
b) Constituição do laboratório cênico em dependências da Universidade Federal de Pelotas -Ufpel;
c) Seleção de alunos matriculados no curso de psicologia, que preferencialmente já tenham realizado a disciplina de psicologia social e estejam cursando os estágios básicos I e II.
d) Realização de oficinas de teatro e psicologia social;
e) Visitas aos campos de estágio atualmente atendidos pela psicologia social da UFPel: Ex: unidades socioeducativas, Centos de atenção Psico Social, etc.
f) Convite para que as instituições conheçam o laboratório cênico, em desenvolvimento pelo projeto
g)Acolhimento das instituições no projeto.
h) Intervenções cênicas nas instituições parcerias, na cidade, em locais a serem definidos pelo grupo;
l) Composição de material didático pedagógico decorrente do processo realizado pelo grupo;
m) Organização e publicação do material;
n) Apresentações dos principais resultados do projeto em congressos da psicologia social, bem como no Congresso de Ensino e Graduação (CEG) da UFPel
q) Enceramento do Projeto

Resultados Esperados

A) Produção de material didático pedagógico, onde as linguagens do teatro possam ser pensadas como dispositivo de intervenção nos campos de atuação da psicologia social;

b) Contribuição para o aprimoramento e qualificação dos processos de ensino-aprendizagem atualmente utilizados pela Psicologia Social;

c) Desenvolvimento de abordagem didático-pedagógica inovadora para a Psicologia Social

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BIBIANA VELASQUES MOROSSINO2026/05/201731/12/2017
EDIO RANIERE DA SILVA426/05/201731/12/2017

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