Nome do Projeto
Semiótica e desdobramentos
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/06/2017 - 08/03/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes
Resumo
O projeto visa dar suporte e complementação as disciplinas de semiótica para os cursos de Artes Visuais, Design Gráfico, Design Digital, Cinema de Animação, Cinema e Audiovisual e Semiótica, Comunicação e Arte.

Objetivo Geral

Oferecer dos estudantes reforço e formação complementar em semiótica

Justificativa

Tendo em vista a complexidade e vastidão das teorias semióticas, que apresentam metodologias muito distintas entre
si, as disciplinas de Semiótica (cód. 0110232), Semiótica Narrativa (cód. 0110200) e Semiótica, Comunicação e Arte
(cód. 1449142) são ministradas de maneira bastante genérica e sucinta, concentrando-se numa das Escolas a fim de
possibilitar um mínimo de aplicação em exercícios de análise ou de tradução intersemiótica. Este projeto surge a partir
de uma solicitação que vem sendo manifestada alunos que possuem interesse em aprofundar seus estudos em semiótica mas encontram dificuldade devido a
carga horária reduzida e caráter genérico com que a disciplina é tratada. Assim, paralelamente ao suporte nas aulas o
projeto visa a criação de um grupo de estudos em semiótica se apresenta como uma formação complementar para os
alunos que tenham interesse em utilizar a teoria em alguma de suas escolas e que poderão, neste âmbito, aprofundar
aspectos metodológicos pertinentes aos seus objetos de estudo. O grupo está aberto a alunos, ex alunos ou
estudantes que ainda não tenham cursado a disciplina.

Metodologia

Sessões de tutoria e grupos de estudo dos estudantes matriculados nas disciplinas com o monitor, para aprofundamento e consolidação dos conteúdos vistos em aula.
Reuniões semanais com monitor para aprofundamento das questões estudadas nas aulas e realização de exercícios.
Produção de material para apresentação em seminários ou eventos afins que possam gerar publicações e, consequentemente, material didático.

Resultados Esperados

Espera-se que os estudantes interessados possam fazer uso da teoria de maneira mais objetiva e direcionada a seus
projetos e objetos de estudo. É possível ainda que, das reuniões e atividades realizadas, se produza material didático
para complementar alguns tópicos da disciplina.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
LAUER ALVES NUNES DOS SANTOS402/06/201708/03/2018

Página gerada em 19/04/2024 23:03:42 (consulta levou 0.038998s)