Nome do Projeto
Monitorias para disciplinas práticas dos cursos de design: identidade visual, projeto de cartaz e design de autor
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
31/05/2017 - 23/02/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Comunicação Visual
Resumo
O projeto de ensino “Monitorias para disciplinas...” visa atender às disciplinas práticas dos cursos de Design Gráfico e Design Digital. As disciplinas práticas do curso requerem que os alunos produzam peças sobretudo gráficas mas também digitais, e, muitas vezes, o espaço de sala de aula é insuficiente para a realização dessas atividades. A utilização de monitores para essas disciplinas permitiria um reforço no processo ensino-aprendizagem, podendo essa atuação se dar tanto durante as aulas bem como em turno inverso em relação ao horário das aulas, mediante acesso aos laboratórios dos cursos. O projeto abarca disciplinas práticas de formação básica comuns aos dois cursos (Identidade Visual, Projeto de Cartaz e Design de Autor). Em comum entre todas essas disciplinas, está a necessidade de produção de um trabalho final, individual ou em duplas, que requerem a aplicação dos conceitos trabalhados em sala de aula ao longo do semestre. Cada disciplina possui suas especificidades, mas requerem, em maior ou menor medida, o emprego de softwares de computação específicos, a manipulação de imagens, e especificidades em termos de renderização e impressão. Os monitores seriam alunos que já teriam passado pelas disciplinas por eles atendidas e atuariam no sentido de dar suporte a essa produção de trabalhos práticos pelos discentes no âmbito das respectivas disciplinas.

Objetivo Geral

Dar suporte às disciplinas práticas dos cursos de Design Gráfico e Design Digital: Identidade Visual, Projeto de Cartaz e Design de Autor

Justificativa

Este projeto se justifica como uma forma de fornecer suporte a disciplinas práticas dos cursos de Design Gráfico e Design Digital (principalmente as obrigatórias: a inicial Projeto de Cartaz e a de 4º semestre Identidade Visual, uma vez que possuem turmas lotadas) , proporcionando espaço na sala de aula e para além da sala de aula para atendimento específico às demandas individuais de cada aluno. Com isso, visa-se diminuir a evasão nas disciplinas e qualificar os trabalhos produzidos pelos discentes nos cursos de Design.

Metodologia

O projeto será desenvolvido mediante a seleção de monitores para atuar junto às disciplinas práticas já citas dos cursos de Design Gráfico e Design Digital. Um mesmo monitor poderá atender mais de uma disciplina durante o semestre, conforme demonstrar qualificações suficientes para suprir as demandas as serem atendidas (como o fato de já ter cursado as disciplinas objeto da monitoria).

Os monitores irão acompanhar as aulas das disciplinas e / ou atender os alunos em turno inverso ao das aulas, conforme disponibilidade de horário do aluno e dos laboratórios dos cursos.

Resultados Esperados

Espera-se com este projeto uma melhora na qualidade dos trabalhos produzidos nos cursos de Design Gráfico e Design Digital, bem como uma redução nos índices de evasão nas disciplinas atendidas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
FELIPE TEIXEIRA BRANDÃO231/05/201723/02/2018
LUCAS DA CRUZ BASILIO231/05/201723/02/2018
LUCIA BERGAMASCHI COSTA WEYMAR231/05/201723/02/2018

Página gerada em 20/04/2024 03:27:51 (consulta levou 0.030232s)