Nome do Projeto
Design em cartões: o social através de postais
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/06/2017 - 31/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Desenho Industrial
Resumo
Este projeto de ensino apresenta a responsabilidade social do designer como tema de projeto prático para a disciplina de Metodologia Projetual em Design Gráfico, da Universidade Federal de Pelotas. A partir dos ideiais propostos pelos Manifestos First Things First, sugerimos um exercício que contemple uma dimensão maior do design, para além do comercial. Esta proposta tem sido realizada anualmente desde 2012, através da execução de cartões postais, a cada ano em torno de um tema centrado no Design Social.

Objetivo Geral

- Reunir a produção de cartões postais da disciplina de Metodologia Projetual em Design Gráfico em uma plataforma de divulgação e ação online.

Justificativa

A atividade Design Gráfico, tal como ela é, não pode ser concebida através de uma só prática ou opinião, pelo contrário, as opiniões e práticas a fazê-lo são diversas. Ainda assim, predomina a ideia de que o design seja uma ferramenta de marketing, ou uma maneira de responder aos desejos e necessidades dos consumidores. Por este motivo, é importante enfatizar a noção de Design Social como aquele que atua além do domínio do mercado e prioriza as mensagens de caráter não-comercial, normalmente ligadas a questões de cidadania. O Design Social é utilizado como “ferramenta de questionamento e mobilização social, dedicado à difusão de ideologias e à busca de melhoria social” (Neves, 2011, p. 45).

Metodologia

Pesquisa e seleção dos trabalhos executados na disciplina desde 2011;
Organização e compilação do material selecionado;
Estudo da plataforma a ser utilizada para divulgação;
Implementação da plataforma online;
Elaboração de material gráfico para identidade do projeto;
Divulgação da plataforma e exposição dos trabalhos;
Manutenção da plataforma;
Discussão sobre Design Social a partir da plataforma.

Resultados Esperados

Espera-se estimular os alunos a pensar o seu papel como designers e a exercer a cidadania através de seus projetos;
Espera-se a ampliação do escopo da discussão iniciada em sala de aula através da compilação das peças gráficas que buscam resgatar as prioridades do design;
Busca-se impacto através:
- da troca de conhecimento e experiência entre os estudantes;
- da qualificação dos projetos gráficos dos estudantes;
- da elaboração da plataforma como forma de divulgação do Design Social;
- da elaboração do material gráfico que será um registro histórico e de divulgação do curso de design.
Com isso, espera-se menor evasão do curso, bem como menor índice de reprovação na disciplina, uma vez que o projeto servirá de estímulo para que os trabalhos realizados em sala de aula tenham continuidade e visibilidade para a comunidade acadêmica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
MARCON WILLIAN OLIVEIRA NEVES201/06/201731/12/2017
PEDRO MATHEUS201/06/201731/12/2017
ROBERTA COELHO BARROS201/06/201731/12/2017
ROBERTA PASSOS BOEMEKE201/06/201731/12/2017

Página gerada em 28/03/2024 07:08:13 (consulta levou 0.132510s)