Nome do Projeto
FAC Debate 2017
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
29/05/2017 - 29/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Fisiologia
Resumo
A educação a partir do que se é posto como ideal traz em seu âmago o pensamento crítico. A ausência de tal pensamento que por diversos motivos é oprimido, não fomentado ou não existente. Transforma a síntese de conhecimento conjunto com a educação em repetição e memorização. De acordo com Romanelli: [...] A forma como evolui a economia interfere a evolução da organização do ensino, já que o sistema econômico pode ou não criar uma demanda de recursos humanos que devem ser preparados pela escola. (ROMANELLI, p. 14, 1986) Partindo do exposto, tiramos exemplos de ensinos fordistas, militaristas, consumistas; onde cada qual não atende o aprendizado e o conhecimento em si, mas sim o conteúdo ensinado de maneira geralmente vertical. O ensino como ferramenta de manutenção política e econômica, torna-se secundário a construção cívica, científica e individual. Logo a educação que carece de aspectos construtivistas, visa à construção de mão de obra, tornando-se assim, uma pedagogia de oprimidos. Segundo Oliveira (2015) há uma necessidade de ruptura dos antigos afazeres pedagógicos tradicionais, buscando formas alternativas de ensino de forma que seja possível ampliar o conhecimento do aluno evitando a fragmentação do conteúdo e conhecimento do cotidiano do professor e do aluno, e do que faz parte de suas vidas. Esse tipo de ensino permite ao aluno refletir e pensar de forma crítica o incentivando a elaborar a partir de seus conhecimentos prévios soluções para situações-problema reais, auxiliando na sua formação profissional como biólogo. Conforme Gardner (1994) A construção ideal de conhecimento passa por fatores como o local de ensino, a maneira como é desenvolvido, percebido e é posto em prática. Em sua obra, a multiplicidade de inteligências e de maneiras de aprendizado de cada indivíduo é crucial para a formação de conhecimento.

Objetivo Geral

Elaborar métodos alternativos de ensino e avaliação com as turmas de Fisiologia Animal Comparada I e II (FAC) dos cursos de Ciências Biológicas agregando ao estudo a criticidade científica, o debate e o compartilhamento de informações, passando por métodos onde a construção do conhecimento seja bilateral e igualitária.

Justificativa

É com base nas diferentes formas de aprendizagem que o projeto se inspira na criação de metodologias alternativas, com intuito de atender as individualidades de cada aluno fazendo com que o mesmo consiga compreender e discutir o assunto, pautadas em situações problemas dadas em sala de aula, auxiliando na formação profissional como biólogo. Segundo Paulo Freire (2013), ensinar não é apenas transferência de conhecimento mas, criar possibilidades para o aluno para a sua construção.
No ano de 2016 o projeto “FAC Debate” foi desenvolvido junto a disciplinada de Fisiologia Animal Comparada I e II com o intuito de estimular a construção do pensamento científico através de uma metodologia problematizadora, introduzindo os alunos a leitura, interpretação, e argumentação acadêmica. Os resultados deste estudo corroboram as premissas do projeto, e evidenciaram o quanto o emprego de metodologias ativas de aprendizagem contribui para promover a problematização dos assuntos, o protagonismo do aluno e o diálogo entre os pares, visando uma formação integral dos acadêmicos. (BERBEL, 2011)
Diante disso o projeto “nomee” tem como finalidade dar continuidade aos debates em fisiologia animal comparada e ainda desenvolver métodos alternativos de avaliação e de ensino, buscando compartilhar, problematizar e promover a autonomia de pensamento crítico perante o conteúdo trabalhado em sala de aula.

Metodologia

O projeto será desenvolvido junto as disciplinas de FAC I e II no curso de Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado e é fundamentado em três formas de atuação dos monitores: Aula/Aluno, Pré e Pós Aula e Métodos Alternativos de Avaliação.
1. Aula/Aluno: Participação do monitor em sala de aula para o auxílio da construção do raciocínio nas aulas teóricas e mistas. Nas aulas mistas, durante os debates atuará no auxílio da coordenação, como monitor na leitura e interpretação dos artigos, bem como avaliador no debate.

2. Pré e Pós- aula: Preparação dos debates, no preparo de tabelas para avaliação e acompanhamento do projeto e na busca de artigos que abordem os assuntos ministrados em aula teórica, e que contemplem o trabalho do biólogo. Os monitores também prestarão sessão de auxílio na leitura e interpretação dos artigos nas vésperas do debate.
3. Métodos alternativos de Avaliação: Propõem maneiras alternativas de ensino e consequentemente de avaliação buscando outras maneiras de construção de conhecimento.
- Avaliação comum: base representativa da maneira atual de avaliação. Essa avaliação comum também é inserida no caso do aluno rejeitar sua participação no projeto.
- Debates e Artigos: Durante aulas mistas (teórico-práticas), a turma será dividida em três grupos (G1, G2 e G3), os quais serão definidos por sorteio totalmente aleatório ao início de cada aula. Estes grupos participarão de um desafio na forma de rodízio, onde três afirmativas apresentadas pelos professores serão debatidas pelos grupos.
As afirmativas serão fundamentadas em artigos científicos que abordem estudos de caso sobre temas previstos no conteúdo programático da disciplina (ementa), já apresentados nas aulas teóricas, e que contemplem situações reais abordadas cientificamente sob a visão de um biólogo. Os artigos serão indicados, com antecedência de uma semana na forma de referências bibliográficas enviadas pelo COBALTO a cada aluno, e estarão disponíveis à todos pelo sistema CAPES

Resultados Esperados

Com a inserção de metodologias alternativas nas aulas de Fisiologia Animal Comparada I e II, espera-se que alunos, professores e monitores tenham adquiridos conhecimentos que aperfeiçoem e agreguem tanto na sua vida acadêmica quanto profissional professor e biólogo, tendo como ênfase a diversidade de métodos de aprendizado, logo veremos discussões mais embasadas em sala de aula, criticidade sobre textos científicos além da maior interatividade do grupo acadêmico.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BIANCA DA CRUZ IÉCK829/05/201729/12/2017
LUCAS VIEIRA CORTEZ829/05/201729/12/2017
MABEL MASCARENHAS WIEGAND229/05/201729/12/2017
MAURICIO ROZA408/12/201722/12/2017
RICARDO BERTEAUX ROBALDO429/05/201729/12/2017
SABRINA LORANDI429/05/201729/12/2017

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