Nome do Projeto
Monitoria de Álgebra Linear para os cursos de Engenharia da UFPel
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
29/05/2017 - 31/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Matemática
Resumo
Nos cursos de Engenharia da Universidade Federal de Pelotas, a disciplina de Álgebra Linear representa parte crucial do ensino devido as inúmeras aplicações na área é essencial para a formação do futuro engenheiro. Essa disciplina é ministrada para alunos recém egressos do ensino médio de diferentes partes do país. Nos cursos de engenharia tais disciplinas são essenciais para a formação do aluno. Muitos iniciam tais disciplinas sem terem desenvolvido estruturas cognitivas relacionadas à interpretação da linguagem matemática, à compreensão de conceitos básicos e de conteúdos que são pré requisitos. A partir disso, observa-se dificuldades em habilidades de reflexão, exploração e dedução, fazendo com que boa parte deles não alcancem o mínimo exigido. Assim, é de extrema importância a presença de monitores nas disciplinas de Álgebra Linear para auxiliar os alunos a transpor suas dificuldades, a obter um aumento no índice de aprovação além de resultar na diminuição no índice de evasão da disciplina.

Objetivo Geral

• Dar suporte ao aluno que apresente dificuldades em conteúdos básicos anteriores ao curso de graduação;
• Dar suporte ao aluno que apresente dificuldades em conteúdos referentes às disciplinas de Álgebra Linear;
• Aprofundar a teoria dos temas associados às disciplinas de Álgebra Linear;
• Aprimorar a qualidade de ensino da disciplina, uma vez que favorece a adoção de novas metodologias de ensino, bem como impulsiona o exercício da pesquisa acadêmica, permitindo uma contínua associação entre teoria e prática;
• Favorecer o contato entre os monitores e os alunos.

Justificativa

Nos cursos de Engenharia, a disciplina de Álgebra Linear tem como enfoque o estudo de sistemas de equações lineares, vetoriais e matriciais, abordando problemas que são encontrados em vários campos da ciência e da engenharia e cuja análise das soluções são essenciais para interpretar e prever situações. Os conceitos que englobam álgebra linear são complexos e exigem um certo grau de abstração para serem compreendidos.
As dificuldades a serem enfrentadas se transformam em fatores de desmotivação, e têm como consequência níveis altos de reprovação e de desistência e os danos são incalculáveis.
A partir da observação desses problemas, a contribuição de um monitor para a disciplina de Álgebra Linear seria muito importante, uma vez que ele auxiliaria no desenvolvimento cognitivo, que segundo Piaget se dá através de discussão de saberes, nas dificuldades sobre os conteúdos da disciplina bem como na deficiência de conteúdos básicos necessários para o entendimento das mesmas. Beneficia-se, de igual forma, o monitor, que ao contribuir para a melhoria do ensino de graduação, através do estabelecimento de suas práticas e experiências pedagógicas, intensifica seu relacionamento com alunos e professores, favorecendo seu interesse pelo ensino e pela pesquisa e a consequente construção de competências necessárias a sua atuação acadêmico-profissional.

Metodologia

• Os monitores (ou o monitor) da Disciplina de Álgebra Linear deverão auxiliar alunos de pelo menos 10 turmas, com uma média de 60 alunos cada turma, do Centro de Engenharias. No entanto, estará à disposição para qualquer aluno desta Instituição;
• Monitoria presencial em horários e turnos diferentes da disciplina para os alunos poderem participar e tirar dúvidas referentes a disciplina;
• Ao final da disciplina, levantamento de aprovações de alunos frequentes na monitoria;
• Participação dos monitores em eventos acadêmicos pertinentes.
• Aplicação de teste de sondagem em cada turma pelo professor regente da disciplina, para verificar conhecimentos prévios nos conteúdos básicos do ensino médio relacionados às disciplinas Álgebra Linear.
• Reuniões semanais de estudo e aprofundamento entre o professor e o monitor (se houver) dos temas abarcados pela disciplina, conforme bibliografia previamente selecionada.
• Elaboração de resumos e listas de exercícios para serem resolvidas e postadas na rede social ou site da disciplina referente aos tópicos de maior dificuldade dos estudantes. Tanto dos conteúdos básicos quanto dos específicos da disciplina.
• Ao final da disciplina, levantamento de aprovações de alunos frequentes na monitoria e de alunos não frequentes.

Resultados Esperados

Com o projeto de monitorias espera-se atingir uma diminuição nos índices de reprovação das disciplinas de Álgebra Linear dos cursos de engenharia desta universidade. Acredita-se que as estratégias e intervenções que contribuam para o desenvolvimento de aprendizagem significativa, levando os alunos a usarem o conhecimento matemático para perceberem a realidade sob diferentes pontos de vista e a proporem formas alternativas de resolver os problemas com os quais lidam, faça com que esses alunos obtenham maior sucesso na vida acadêmica, não só nas disciplinas Álgebra Linear mas também nas disciplinas específicas de seus cursos, visto que a área de engenharia tem como base essas ferramentas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CARLOS EDUARDO ESPINOSA829/05/201731/12/2017
GUILHERME JAHNECKE WEYMAR429/05/201731/12/2017
KARIN LUCIANO BRIZOLA SIMONATO429/05/201731/12/2017
LETICIA TONETTO429/05/201731/12/2017
MARCELO SCHRAMM429/05/201731/12/2017
MIRIAN ROSA FAVA417/11/201722/12/2017

Página gerada em 25/04/2024 20:41:30 (consulta levou 0.032765s)