Nome do Projeto
Museu das Coisas Banais: uma proposta em construção
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
30/06/2017 - 30/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Museologia
Resumo
O Museu das Coisas Banais é um projeto que vem sendo desenvolvido desde o final de 2014 como uma plataforma interativa, sediada no servidor da UFPEL e na rede social fanpage facebook. O Museu recebe constantemente contribuições de internautas que são estimulados a pensar seus “objetos banais” como portadores de memória. Conta com um acervo de mais de 200 objetos. No Museu, os objetos são inventariados, classificados em coleções, são organizadas exposições e demais atividades pertinentes a um museu. Esse processo tem permitido aos estudantes desenvolver conhecimentos dispersos nas disciplinas do Curso de Museologia em um projeto que necessita da unificação desses saberes.

Objetivo Geral

Através da proposta da elaboração de um plano museológico para o Museu das Coisas Banais o projeto objetiva permitir aos discentes a integralização dos saberes adquiridos no Curso de Museologia e uma reflexão sobre a prática museológica e novas tipologias de museus.

Justificativa

Como uma proposta de criação de um museu no mundo virtual em andamento, o projeto proporciona aos estudantes uma oportunidade de desenvolver conhecimentos adquiridos no Curso de Museologia, bem como adquirir novos saberes a partir do próprio processo. Nesse sentido, o projeto já vem se orientando por um processo de ensino, pelo qual já passaram vários estudantes. A proposta de transformá-lo em um projeto de ensino visa garantir a continuidade do projeto e o envolvimento cada vez maior dos alunos do Curso de Museologia, que terão nele, um importante laboratório para suas práticas educacionais. Por tal razão propõe-se o presente projeto.

Metodologia

A metodologia do projeto consiste na aplicação dos procedimentos básicos para o desenvolvimento de um plano museológico, conforme orientação do Estatuto de Museus. O Plano será realizado em duas partes: Fase I: Análise; Fase II: Programas. Na Fase I serão analisadas todas as áreas/setores do Museu com base a metodologia SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Threats), buscando reconhecer pontos fortes e fracos dos setores (fatores internos), bem como ameaças e debilidades (fatores externos). Ao final, das análises por área se redigirá uma análise conjunta da instituição, que será ponto de partida para a Fase II, que trata da elaboração de programas para cada uma das áreas da instituição, a saber: a) Institucional; b) de Gestão de Pessoas; c) de Acervos; d) de Exposições; e) Educativo e Cultural; f) de Pesquisa; g) Arquitetônico; (nesse caso de design gráfico – site) h) de Segurança; i) de Financiamento e Fomento; j) de Comunicação.

Resultados Esperados

Espera-se dois desdobramentos principais. O primeiro será qualificar esse museu virtual, ainda em fase de implementação. O segundo destina-se a envolver estudantes nesse processo e possibilitar a experiência de pensar o museu e intervir, considerando os saberes aprendidos no Curso, além de promover o trabalho em conjunto, imprescindível quando se pensa uma instituição museal.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAIO NOGUEIRA GHIRARDELLO430/06/201730/12/2017
DANI MARIN AMPARO RANGEL430/06/201730/12/2017
Juliane Conceição Primon Serres830/06/201730/12/2017

Página gerada em 19/04/2024 05:44:45 (consulta levou 0.031768s)