Nome do Projeto
Música e Movimento
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
29/05/2017 - 16/02/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Resumo
O Projeto Música e Movimento visa auxiliar na musicalização dos alunos dos cursos de graduação em Música e Dança, especialmente aos matriculados nas disciplinas de Oficina Básica de Musicalização I e II (Música licenciatura), e Música e Movimento (Licenciatura em Dança).

Objetivo Geral

Qualificar o processo de ensino-aprendizagem musical dos alunos da UFPel, em especial aos matriculados nas disciplinas de Oficina Básica de Musicalização (I e II) e Música e Movimento, dos cursos de Música licenciatura e Licenciatura em dança, respectivamente.

Justificativa

As disciplinas de Oficina Básica de Musicalização (I e II) e Música e Movimento são importantes momentos na formação dos futuros professores de Música e Dança, pois se dedicam a inicialização dos estudos musicais nas duas graduação. A literatura indica o déficit advindo da lacuna deixada pela educação básica brasileira no que diz respeito a Educação Musical no ensino regular. Sendo assim, este projeto se apresenta como mais uma ferramenta de auxílio no início da formação desses alunos, a fim suprir de forma mais personalizada as dificuldades encontradas pelos licenciandos no que se refere ao conhecimento e desenvolvimento musical.

Metodologia

Os monitores atuarão nas três disciplinas em dois formatos. São eles:
1) No decorrer as aulas das referidas disciplinas, auxiliando os alunos no desenvolvimento dos exercícios, junto ao professor responsável;
2) Em horários específicos de atendimento individualizado e personalizados aos alunos que assim desejarem, a fim de auxiliar na compreensão dos conteúdos que tiverem maior dificuldades.

Resultados Esperados

Com este projeto de Monitoria, esperamos auxiliar na iniciação ao desenvolvimento musical dos alunos. Com isso, acreditamos estar contribuindo para que a sequência do processo de ensino-aprendizagem transcorra com maior tranquilidade, minimizando assim as lacunas deixadas pela ausência da Educação Musical na Educação Básica. Buscamos contribuir de forma significativa na formação dos monitores, pois enquanto professores em formação, acreditamos ser esta uma importante experiência de iniciação a docência. Ainda como resultados, pretendemos refletir sobre estas experiências, fazendo com que elas ganhem o formato de publicações acadêmicas.

Indicadores, Metas e Resultados

Os alunos matriculados nas disciplinas contempladas no presente projeto estão entre o 1º e o 3º semestre de seus respectivos cursos de graduação, ou seja, são acadêmicos no início de sua graduação. Sendo assim, acreditamos ser de fundamental importância este projeto para o auxílio no bom andamento de seu curso, visto que a compreensão qualificada dos conhecimentos básicos são de fundamental importância para posteriores aprofundamentos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JOSÉ EVERTON DA SILVA ROZZINI129/05/201716/02/2018
VITOR HUGO RODRIGUES MANZKE229/05/201716/02/2018

Página gerada em 24/04/2024 01:20:05 (consulta levou 0.120410s)