Nome do Projeto
Rural em Imagens
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
05/06/2017 - 29/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Sociologia - Sociologia Rural
Resumo
Trata-se de projeto de ensino interligado a disciplinas ofertadas pelo Departamento de Ciências Sociais Agrárias (DCSA) - envolvendo os cursos de Agronomia, Zootecnia e Veterinária - e pelo Curso de Antropologia. Este projeto visa analisar os diferentes elementos, atores e atividades que compõem a cena do rural contemporâneo a partir de imagens fotográficas produzidas por acadêmicos das disciplinas de Extensão Rural, Extensão e Comunicação Rural e Ciências Sociais do DCSA, no transcurso dos semestres dos anos de 2017, 2018 e 2019. Em cada semestre letivo, a partir do material entregue por todos graduandos participantes do projeto é realizada uma Mostra Fotográfica. A exposição que ocorre no Saguão da Faculdade de Agronomia (FAEM) já é consagrada, reunindo cinco edições. Nesta nova versão do projeto contará com a parrceria dos cursos de Agronegócio e Zootecnia do Campus Dom Pedrito da Unipampa. A Prof. Shirley Altemburg já submeteu e aprovou à Unipampa a versão para desenvolver o projeto naquela instituição.

Objetivo Geral

Explorar e examinar a percepção sobre o rural contemporâneo por parte de graduandos da área de ciências agrárias, matriculados em disciplinas ofertadas pelo DCSA através de registro fotográfico produzido individualmente, bem como instigar à reflexão e dar a conhecer à comunidade universitária, e ao público em geral, o resultado desse projeto através da realização semestral da Mostra Fotográfica.

Justificativa

A cena rural brasileira tem se transformado significativamente ao longo dos anos. Há duas décadas diversos estudos tem argumentado sobre a polissemia do rural, confrontando a noção de que rural seja estritamente agrícola e afirmando que o rural é o espaço de viver, é o espaço de produzir também no âmbito de outras atividades como turismo, agroindústria, serviços, entre outros. O processo de desagrarização, ou seja, a queda da capacidade da agropecuária em gerar novos postos de trabalho e ocupar a mão de obra coincide com a ampliação do número de pessoas envolvidas em atividades que possuem pouca ou nenhuma relação com a agricultura. Soma-se a isso o surgimento do fenômeno da pluriatividade, que em grande medida responde a uma estratégia familiar que associa rendas agrícolas e não-agrícolas, obtidas dentro ou fora da unidade produtiva rural a fim de promover a reprodução social do grupo familiar. Neste contexto o rural passa a ser revisitado, novos olhares redefinem a atuação do Estado e das agências de desenvolvimento, incorporando a percepção da multifuncionalidade do rural, que se volta ao desempenho de outras funções, tais como: preservação da natureza, manutenção das paisagens, promoção da segurança alimentar e nutricional, preservação do patrimônio cultural (material e imaterial), etc. É neste fase que o rural é assumido como espaço de produção e de vida. O projeto proposto coincide com essa perspectiva, visando explorar se, e em que medida, essa mudança de percepção da realidade rural é assimilada pelos estudantes de ciências agrárias e humanas da UFPel, envolvidos neste projeto.

Metodologia

Cada aluno deve fazer uma fotografia e imprimir (ou revelar) em papel fotográfico, sem bordas brancas, em orientação paisagem, nas dimensões 18 x 13 cm. A foto deverá ser afixada em formulário, conforme modelo entregue a cada aluno, devendo constar na parte inferior direita da folha, em letra tipo Times New Roman, tamanho 14, com espaçamento simples entre linhas e alinhamento à esquerda, as seguintes informações: título da foto (em caixa alta e negrito), local a que se refere a foto (localidade, cidade, Estado), o seu nome (Autor), Curso e Semestre a que pertence, mantendo a informação “2016/01”. Os acadêmicos devem fazer uso do modelo editável, que será enviado por correio eletrônico/A.V.A..
Além disso, em folha anexa (devidamente identificada) deverá escrever um pequeno texto ou justificativa (contendo no mínimo de 100 e máximo de 200 palavras), onde esclareça porque considera que a imagem elegida é representativa do que, NO SEU ENTENDIMENTO, seja "o rural". Assim, deverá explicar que razões os levaram a escolher essa ou aquela imagem e que elementos contidos na mesma os ajudam a representar "o SEU rural".
O trabalho completo (fotografia afixada na folha modelo e justificativa) deverão ser entregues em formato digital (e-mail) e impresso aos professores de cada disciplina.
Reunidas essas imagens, os professores e estudantes da Equipe do Projeto reúnem-se para categorizar as imagens e extrair os trechos das justificativas para a montagem da Mostra Fotográfica.
Após o término da exposição as imagens convertem-se em Acervo.

Resultados Esperados

O interesse é estabelecer um ambiente de reflexão crítica com os alunos e demais profissionais a respeito do rural contemporâneo, destacando a diversidade dos atores sociais, das dinâmicas e atividades econômicas, assim como de outros elementos que caracterizam o cenário atual, (re)definindo o rural;
Nossa expectativa é contribuir com a formação profissional dos graduandos, desconstruindo a visão dicotômica sobre o rural ao mesmo passo em que evidencia-se a visão sobre o rural enquanto espaço de trabalho e de vida, para além da agropecuária.
Ademais, projeta-se organização de, pelo menos, duas exposições de fotografias, uma a cada semestre, no saguão principal da FAEM, compartilhando a visão dos educandos com os demais membros da comunidade universitária; duas exposições de fotografias, uma a cada semestre, na UNIPAMPA, campus Dom Pedrito.
Por fim, espera-se fortalecer o acervo fotográfico que reúne as representações dos acadêmicos de modo a servir de material didático para os semestres posteriores.

Indicadores, Metas e Resultados

Estamos encaminhando a quinta edição deste projeto de ensino, convictos de sua importância para a graduação, que partícipe desse processo coletivo - de revisitar o rural, de ampliar a mirada e ajustar foco, renovando o olhar -, tem fortalecido os processos de ensino-aprendizagem.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANTONIO JORGE AMARAL BEZERRA205/06/201729/12/2017
DECIO SOUZA COTRIM105/06/201729/12/2017
FERNANDA NOVO DA SILVA2
FLAVIO SACCO DOS ANJOS105/06/201729/12/2017
GISELE CRISTINE HARTWIG205/06/201729/12/2017
HENRIQUE EHLERT POLLNOW205/06/201729/12/2017
MARTINA MARTINS PEREIRA1205/06/201729/12/2017
NADIA VELLEDA CALDAS105/06/201729/12/2017
SHIRLEY GRAZIELI NASCIMENTO ALTEMBURG4
VITÓRIA DAITX DE OLIVEIRA205/06/201729/12/2017
VOLNEI KRAUSE KOHLS105/06/201729/12/2017

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