Nome do Projeto
Grupo de Estudos sobre Lógica Antiga e Medieval
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
19/06/2017 - 11/09/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Filosofia - Lógica
Resumo
O Grupo de Estudos sobre Lógica Antiga e Medieval pretende ser um grupo voltado ao estudo e pesquisa acerca do desenvolvimento da lógica a partir de Aristóteles até o medievo tardio. Pretende-se que as discussões no grupo apontem como o aparato conceitual desses períodos se entrelaça com a lógica aceita por determinados filósofos.

Objetivo Geral

incentivar e aprofundar o estudo na área de lógica, focando, especialmente, no que se entende por lógica e em como ela era utilizada antes da modernização e posterior matematização da lógica na Modernidade.

Justificativa

O Grupo de Estudos sobre Lógica Antiga e Medieval terá por objetivo geral apresentar as principais correntes de lógica no período Antigo e Medieval, abordando temas centrais às discussões lógicas desses períodos. Espera-se incentivar e aprofundar o estudo na área de lógica, focando, especialmente, no que se entende por lógica e em como ela era utilizada antes da modernização e posterior matematização da lógica na Modernidade.

Metodologia

Pretende-se que o grupo ocorra semanalmente e que cada encontro tenha uma hora e meia. Cada encontro pretender oferecer a exposição do tema programado para aquela data, de modo que possa haver discussão sobre o tópico mesmo entre alunos que não estavam anteriormente familiarizados com o assunto. Será disponibilizado para o grupo trechos de dois textos originalmente em língua inglesa, sendo que tais trechos serão traduzidos conforme necessidade do grupo. Ambos os textos estão disponíveis online, de modo que todos os participantes poderão se familiarizar com os temas a serem discutidos, e todos os demais textos serão previamente disponibilizados aos membros do grupo.

Resultados Esperados

Maior conhecimento e melhores resultados nos estudos das áreas relacionadas, sobretudo, Lógica, História da Filosofia Antiga e História da Filosofia Medieval.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
LUANA TALITA DA CRUZ519/06/201711/09/2017
MANOEL LUIS CARDOSO VASCONCELLOS219/06/201711/09/2017

Página gerada em 18/04/2024 22:58:54 (consulta levou 0.036830s)