Nome do Projeto
Praticando Técnicas de Gestão Empresarial: ampliando a formação discente através de vivências práticas em empresas incubadas na Conectar- Incubadora de Base Tecnológica da UFPel
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
05/08/2017 - 31/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Administração
Resumo
O presente projeto de ensino está vinculado a Conectar- Incubadora de Base Tecnológica da UFPel e tem por objetivo ofertar aos alunos vivências práticas através do contato com as empresas incubadas na Conectar-Incubadora de Base Tecnológica da UFPel. Busca, também, mostrar aos discentes como a prática auxilia na formação e na aquisição de conhecimento, incentivando-os a identificar o mercado como opção de carreira. No Projeto Político Pedagógico - PPC do Curso de Tecnólogo em Processos Gerenciais está escrito que (2014 pág.15): O Tecnólogo em Processos Gerenciais da UFPel é capaz de desenvolver e executar planos de negócios, utilizando metodologias e técnicas de gestão nas organizações, especificamente nos processos de comercialização, gestão da cadeia de suprimentos, logística e gestão financeira e de recursos humanos. A capacidade para lidar com pessoas, negociação, busca de informações, tomada de decisão em contextos econômicos, políticos, culturais e sociais distintos são atributos importantes para este profissional. (CATÁLOGO NACIONAL CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA, 2010). Assim, o tecnólogo deverá estar preparado para fazer gestão na prática. Nesse sentido, os trabalhos desenvolvidos junto às empresas e incubadas na Conectar, podem apontar contribuições na formação prática e na decisão de carreira do futuro profissional. Diante disto, a realização de consultorias a estas empresas, representa uma oportunidade importante do processo de formação, em que os alunos se dedicam a colocar em prática os conhecimentos teóricos adquiridos no decorrer do curso. Participar deste ambiente de inovação e empreendedorismo permite ainda que sejam identificados possíveis caminhos para a atuação profissional desse educando.

Objetivo Geral

Oferecer vivências práticas a partir de consultorias na área de gestão empresarial às empresas incubadas na Conectar-Incubadora de Base Tecnológica da UFPel.

Justificativa

Pensar a possibilidade de educar pela prática, justifica-se pela necessidade de oferecer ao aluno uma vivência que vem ao encontro da complementação da teoria ministrada no decorrer do curso, visto que em um mercado completamente dinâmico, as habilidades exigidas de um profissional vão muito além dos conhecimentos teóricos ofertados nos cursos de graduação.
Também é importante salientar que a prática ofertada a esses discentes junto às empresas/Startups da Conectar, proporcionará a eles uma experiência diferenciada, pois startups são empresas com filosofias diferentes das empresas tradicionais. São empresas formadas por jovens, conhecidos como “milenials” que se desafiam diariamente dentro de um novo modelo de trabalhar e pensar a carreira (REZENDE et al p.2).

Metodologia

Para possibilitar esse momento de vivências práticas, primeiramente será realizado um diagnóstico das empresas envolvidas através de análise dos processos de trabalho e objetivos pretendidos, com apresentação expositiva da empresa, conjuntamente com seus fundadores, em seguida serão realizadas reuniões de trabalho buscando desenhar os processos gerenciais, propondo melhorias, analisar e discutir as melhores técnicas de gestão de processos e de pessoas que poderão ser utilizadas na organização dessas empresas, nas diversas áreas em que possam apresentar carências.
Pesquisar o mercado alvo pretendido pelas empresas e suas necessidades para melhor entendê-lo, podendo assim, traçar um perfil deste visando o lançamento de um novo produto. Traçar metas atingíveis baseadas no perfil de cada empreendedor, através de estudos de equipes e grupos.
Gerar subsídios técnicos que visam proporcionar conhecimento nas áreas de marketing, financeiro, tecnológico, pessoas e logística as empresas atendidas. Em suma, melhorar os métodos e processos de trabalho utilizados, resultantes das informações advindas do diagnóstico realizado, buscando aconselhar e acompanhar a implementação das mudanças sugeridas, avaliando os resultados alcançados.

Resultados Esperados

Em concordância com os objetivos deste projeto de ensino, espera-se que com as vivências práticas ofertadas aos discentes do Curso Tecnólogo em Processos Gerenciais na área de gestão empresarial, com pequenas empresas incubadas na Conectar, que estes adquiram novos conhecimentos referentes a modelos de negócios diferenciados que trabalham com inovação e tecnologia, com fundadores e lideranças jovens, com terminologias novas como Canvas, Pitch, Pivotar, Tracionar, que são muito usadas nesse meio empreendedor e seus significados práticos. Bem como, possam trazer seus conhecimentos de metodologias e técnicas de gestão para que flua uma troca consolidada na política do ganha-ganha.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADALICE ANDRADE KOSBY205/08/201731/12/2017
FELIPE DE SOUZA MARQUES105/08/201731/12/2017
ISABEL CRISTINA ROSA BARROS RASIA205/08/201731/12/2017
JULIANA DOS SANTOS PEREIRA2005/08/201731/12/2017
VÍTOR MIGUEL MEDEIROS GUZI1005/08/201731/12/2017

Página gerada em 28/03/2024 15:27:46 (consulta levou 0.112007s)