Nome do Projeto
A Escola do Século 21: Novas Perspectivas para a Formação de Professores
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/09/2017 - 08/09/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Educação
Resumo
Curso de formação de futuros professores (licenciandos) sobre o uso de novas tecnologias para o ensino, estratégias de ensino através de projetos e interdisciplinaridade. Os tópicos a serem trabalhados são:Competências para o século 21; A sala de aula do futuro; Inquiry na sala de aula; Interdisciplinaridade. Serão desenvolvidas atividades do projeto PLATON: Mystery Boxes, as Grandes ideias da Ciência e a inclusão da arte na criação de lições interdisciplinares; Inquiry com o programa Stellarium: A Lua e os Bebês ou Astronomia e Astrologia; Investigação cientifica na sala de aula com o Salsa J (Buracos Negros na minha escola); A plataforma Go-Lab.

Objetivo Geral

Atualização no uso das novas perspectivas que o desenvolvimento do conhecimento e da tecnologia da Astronomia podem proporcionar para que a formação escolar seja condizente com os novos tempos de informação.

Justificativa

Ainda temos como desafios para a educação o rompimento com as estratégias de ensino centradas no professor (em geral, exposição), centradas nos modelos tradicionais definição/exemplo/exercício. Entretanto o presente está dominado pelas tecnologias de informação e por informações acessíveis a qualquer pessoa. Programas como o PIBID são esforços na busca por mudanças neste paradigma, inserindo também a questão da interdisciplinaridade e a popularização da ciência (ou a educação não-formal).

A professora Rosa Doran possui experiência no uso de recursos para o ensino usando as novas tecnologias (Projeto Hands-On Universe: www.http://handsonuniverse.org/), divulgação e ensino interdisciplinar de ciências (Associação NÚCLIO: www.nuclio.pt) e coordena o Grupo Lusófono de Astronomia para o Desenvolvimento, ligado à União Astronômica Internacional (PLOAD/IAU). Sua experiência poderá ser multiplicada localmente, tanto dentro da UFPel como nas escolas.

Metodologia

Será oferecido um curso para alunos de licenciatura. O preenchimento das vagas será feito procurando atender ao maior número de áreas de atuação e, depois, pela ordem de inscrição. O curso será em formato de quatro módulos distribuidos em dois turnos diários e ao longo de dois dias. Também será desenvolvida uma observação astronômica em parceria com o Observatório Educativo Itinerante da UFRGS (OEI/UFRGS). Faremos um acompanhamento posterior ao curso a fim de verificar se as práticas foram incorporadas pelo público-alvo.

Resultados Esperados

Preparação dos futuros professores quanto ao uso de novas abordagens de ensino no qual o aluno seja o principal ator, orientado pelo professor; Motivação do futuros professores para a continuidade do uso de novas abordagens de ensino; Multiplicação do curso pelos professores da UFPel quanto à reprodução do curso posteriormente.

Indicadores, Metas e Resultados

O curso terá 48 vagas, em função do número de computadores que teremos à disposição no laboratório onde ocorrerá (Curso de Computação). O limite é de duas pessoas por computador.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRE LUIS ANDREJEW FERREIRA3001/09/201708/09/2017
PRISCILA DA SILVA PEIXOTO3001/09/201708/09/2017
RENATA BELMUDES SCHNEIDER3001/09/201708/09/2017
VINICIUS FERREIRA GOMES30
VIRGINIA MELLO ALVES3001/09/201708/09/2017

Página gerada em 18/04/2024 22:13:11 (consulta levou 0.030106s)