Nome do Projeto
Imersão harmônica na prática do choro
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/10/2017 - 01/03/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Resumo
Partindo de uma conversa informal entre um professor (Raul) e um servidor (Otávio) a respeito da necessidade dos alunos do curso de flauta transversal desenvolverem o sentido auditivo harmônico ( uma imersão harmônica), surgiu a ideia de desenvolver um trabalho que pudesse promover o sentido auditivo harmônico. Assim iniciamos, semanalmente, reuniões no Laboratório de Pedagogia e Performance da Flauta Transversal (LaPPerF) para discutirmos possibilidades de desenvolvimento de material pedagógico para este fim. As possibilidades começaram a surgir, e com elas a necessidade de interação com mídias digitais, pensando-se então na criação de um software que pudesse fornecer uma base sonora que proporcionasse a idealizada "imersão harmônica". A partir disso, foi feito contato com os professores do curso de composição e o Prof. Rogério Constante interessou-se pelo projeto.

Objetivo Geral

Possibilitar uma imersão harmônica aos alunos de Flauta Transversal, através da prática do choro.

Justificativa

A prática harmônica dos instrumentistas melódicos em geral não é desenvolvida da mesma maneira que os instrumentistas harmônicos. Neste sentido, a proposta de "imersão harmônica na prática do choro" surge como uma necessidade, necessidade esta não só relacionada ao desenvolvimento do ouvido harmônico do instrumentista, como também o desenvolvimento na linguagem do choro, colaborando assim com o processo de desenvolvimento do ouvido harmônico do aluno, com sua cultura musical, a cultura local e nacional.

Metodologia

- Identificação de material específico ao estudo da flauta transversal, que pudesse ser aplicado à proposta do projeto;
- Vivência prática, através de músicos (flautista e pianista) procurando alternativas harmônicas que pudessem proporcionar aos alunos possibilidades de imersão;
- Desenvolvimento de software que possibilite gerar bases sonoras harmônicas à imersão;
- Encontros semanais com os alunos para vivência prática, através de acompanhamento de piano/teclado, da linguagem do choro.

Resultados Esperados

- Proporcionar o desenvolvimento das habilidades e competências auditivas harmônicas;
- Produção de material pedagógico;
- Estimular a improvisação;
- Produção e apresentação musical públicas;
- Promover o interesse pela prática e desenvolvimento do repertório do choro, em especial aqueles relacionados à cultura local.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CESAR DE SALES JUNIOR202/10/201701/03/2018
GUSTAVO NUNES DA ROSA202/10/201701/03/2018
IVANOV ROBERTSON DE OLIVEIRA BASSO202/10/201701/03/2018
JULIA ALVES GREGORIO202/10/201701/03/2018
MATEUS MESSIAS202/10/201701/03/2018
MATHEUS MAGALHÃES AMARAL202/10/201701/03/2018
MAYARA ARAUJO DO AMARAL202/10/201701/03/2018
OTAVIO AUGUSTO ZANIN DELEVEDOVE402/10/201701/03/2018
RAUL COSTA DAVILA402/10/201701/03/2018
ROGERIO DUARTE AMARO202/10/201701/03/2018
ROGERIO TAVARES CONSTANTE402/10/201701/03/2018

Página gerada em 16/04/2024 02:09:52 (consulta levou 0.163037s)