Nome do Projeto
TENDÊNCIAS DA INFORMATIZAÇÃO PARA TRABALHOS ACADÊMICOS COM ÊNFASE NA HOTELARIA
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/12/2017 - 15/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Ciência da Informação
Resumo
A informática e os sistemas de informação, incluindo as plataformas virtuais, são elementos não apenas de grande importância, mas também fundamentais na projeção da carreira acadêmica. Este curso será ministrado pelo acadêmico Genis Rech Lopes, do 4° Semestre do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria da Universidade Federal de Pelotas, sob supervisão de professor coordenador. O curso irá oportunizar aos acadêmicos do 2° semestre do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria da UFPel (2017) a geração de conhecimentos e o despertar de aptidões relativas ao uso de sistemas informacionais na elaboração, projeção, salvaguarda e gestão de trabalhos acadêmicos. Serão oferecidas 12 vagas, por meio de edital de chamamento público, com prazos e formato de inscrição, a ser divulgado junto ao espaço do Curso de Hotelaria da UFPel. As inscrições serão feitas junto a secretaria do curso em data e horário a serem definidos, posteriormente.

Objetivo Geral

Gerar conhecimentos sobre o uso de ferramentas de informática na elaboração, gestão e salvaguarda de projetos acadêmicos com ênfase na hotelaria.

Justificativa

Os acadêmicos que desenvolvam conhecimentos e aptidões técnico-científicas na elaboração de projetos hoteleiros, tendem a estar mais capacitados para a atuação junto a um mercado plena e totalmente dependente da tecnologia da informação.
Uma das principais justificativas desse trabalho é relativa ao fato da participação acadêmica na transmissão de conhecimentos e geração de uma percepção de coletividade, onde todos os integrantes do Curso de Hotelaria possam transmitir experiências, conhecimentos e aprendizados, fortalecendo o universo técnico-científico do curso.

Metodologia

A metodologia de execução desse curso será de ordem expositivo-reflexiva baseada no intercâmbio de conhecimentos técnicos e atividades práticas através do uso de plataformas virtuais de planejamento, execução e gestão de informações e projetos.
Será promovido o nivelamento de ideias, através da capacitação dos alunos no uso das plataformas, iniciando com a para criação de contas de email, mais precisamente na plataforma google, e obtenção de acessos a distintas possibilidades de ação profissional com o uso de plataformas virtuais.
O aluno será orientado, tanto na criação básica de conta email, quanto em sistemas mais avançados com a utilização do googledrive, outlook e nuvens de TAG.
Inclui-se, ainda, o ensino e a orientação sobre os distintos formatos de salvaguarda de documentos e arquivos, métodos de anexar documentos e formas de envio, possibilidades e formatos de download (baixar arquivo) e upload (arquivar documentos diretamente na plataforma virtual)
Serão incentivados trabalhos em grupo, mais precisamente em dupla, estimulando a percepção do trabalho coletivo e da elaboração conjunta de ações por meio do intercâmbio de ideias entre os mesmos, com o auxilio do ministrante.
Um dos principais focos do curso é orientar os alunos sobre aplicativos usados no setor hoteleiro, bem como identificar potenciais plataformas que possam ser utilizadas. Para isso, o ministrante do curso elaborará atividades que permitam estimular o ouvinte no desafio de encontrar soluções de gestão de informações hoteleiras por meio do uso de recursos de tecnologia da informação presentes nas plataformas analisadas e utilizadas.
Orientar os alunos sobre o manuseio de arquivos com segurança, através do uso de pen-drives, bem como a importância de desenvolver cautela na gestão de plataformas e sistemas.

Resultados Esperados

a) Geração de conhecimentos técnicos em informática, sobretudo, de plataformas virtuais na elaboração, execução e gestão de projetos e informações pessoais e profissionais;
b) Incentivo ao despertar acadêmico/profissional sobre a importância da informática, das tecnologias de informação e de plataformas digitais na vida profissional, bem como no desenvolvimento acadêmico, o que tende a facilitar e estimular conhecimentos que possam ser utilizados em futuras atividades também de pós-graduação;
c) Gerar conhecimentos sobre as principais plataformas que possam ser utilizadas no exclusivamente no setor hoteleiro;
d) Gerar conhecimentos em planejamento e gestão de projetos e informações que possam ser desenvolvidos no próprio ato da execução do curso em questão, a partir da troca de conhecimentos entre todos os envolvidos.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
GENIS RECH LOPES401/12/201715/12/2017
MICHEL CONSTANTINO FIGUEIRA101/12/201715/12/2017

Página gerada em 18/04/2024 07:14:40 (consulta levou 0.037850s)