Nome do Projeto
Módulo de Sequência Rápida de Intubação Endotraqueal
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
21/11/2017 - 22/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Resumo
A carga de conhecimentos e habilidades psicomotoras que um estudante de medicina precisa aprender ao longo dos
seis anos de curso é muito desgastante. Por isso, o currículo precisa ser concentrado no aprendizado mais essencial.
Nesse sentido, as situações de emergências assumem relevância inquestionável. Das emergências que um clínico
precisa saber atender, a entubução endotraqueal no adulto é a mais importante.
Objetivo Geral
Proporcionar aprendizagem da entubação endotraqueal do adulto através de atividades simuladas e com discussões teórico-práticas.
Justificativa
Para qualificar a formação dos futuros clínicos, foi criado um laboratório de ensino médico por simulação.
Nesse ambiente, foram adquiridos manequins. Dois deles para treinamento de ventilação com bolsa máscara com feedback. Outros dois para o procedimento de entubação
Através da simulação o participante terá possibilidade de aprender as manobras de entubação endotraqueal de forma correta e sob supervisão.
Nesse ambiente, foram adquiridos manequins. Dois deles para treinamento de ventilação com bolsa máscara com feedback. Outros dois para o procedimento de entubação
Através da simulação o participante terá possibilidade de aprender as manobras de entubação endotraqueal de forma correta e sob supervisão.
Metodologia
1. Quatro aulas teóricas; 2. Prova teórica com vinte e cinco questões
objetivas de escolha simples com tempo (classificando a ordem de chamada para as atividades práticas); 3. Estações práticas de treinamento individual simulado e supervisionado em um manequim (é utilizada proteção de plástico na face do manequim); 4. Prova prática com o professor, utilizando critérios pré- definidos; 5. A partir do resultado obtido na avaliação prática, os alunos que demonstrarem melhor desempenho serão convidados para participar como multiplicadores do projeto.
objetivas de escolha simples com tempo (classificando a ordem de chamada para as atividades práticas); 3. Estações práticas de treinamento individual simulado e supervisionado em um manequim (é utilizada proteção de plástico na face do manequim); 4. Prova prática com o professor, utilizando critérios pré- definidos; 5. A partir do resultado obtido na avaliação prática, os alunos que demonstrarem melhor desempenho serão convidados para participar como multiplicadores do projeto.
Resultados Esperados
1. Espera-se que o estudante tenha a oportunidade de seguir no curso mais bem preparado para participar no atendimento das emergências respiratórias com entubação de adultos; 2. Garantir que o aluno sinta-se mais seguro e confiante frente a situações envolvidas na prática de entubação endotraqueal ; 3. Fornecer acesso ao conhecimento para outros cursos da Universidade.
Indicadores, Metas e Resultados
Pretende-se abordar na prática simulada outros cenários que constam nos guidelines
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEX DIAS SCHUG | 8 | 21/11/2017 | 22/12/2017 |
ALEXANDRE MESSIAS MENDES FILHO | 8 | 21/11/2017 | 22/12/2017 |
ANA PAULA GOUVÊA | 8 | 21/11/2017 | 22/12/2017 |
ARTHUR MAGALHÃES VALVERDE | 8 | 21/11/2017 | 22/12/2017 |
CAÍQUE BESSA RIBEIRO | 8 | 21/11/2017 | 22/12/2017 |
CHRISTIAN MACHADO MARTINS | 8 | 21/11/2017 | 22/12/2017 |
FABIO DINIZ FIDELIS MOREIRA | 8 | 21/11/2017 | 22/12/2017 |
GUSTAVO SZCZECINSKI PUCHALSKI | 8 | 21/11/2017 | 22/12/2017 |
JUBER MATEUS ELLWANGER | 8 | 21/11/2017 | 22/12/2017 |
LUÍS HENRIQUE DA SILVA ROCKENBACH | 8 | 21/11/2017 | 22/12/2017 |
PEDRO JUNIOR DE OLIVEIRA VOLCAN | 8 | 21/11/2017 | 22/12/2017 |
RENAN PLOTZKI REIS | 8 | 21/11/2017 | 22/12/2017 |
RONY ADOLFO HEIN JÚNIOR | 8 | 21/11/2017 | 22/12/2017 |
SAMIR LUIZ DOS SANTOS SCHNEID | 10 | 21/11/2017 | 22/12/2017 |
TALLYS BOHNS BLAAS | 8 | 21/11/2017 | 22/12/2017 |
THIAGO RIBEIRO MOTA | 8 | 21/11/2017 | 22/12/2017 |
VITÓRIA BORGES FLORENCIO | 8 | 21/11/2017 | 22/12/2017 |