Nome do Projeto
Módulo de Sequência Rápida de Intubação Endotraqueal
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
21/11/2017 - 22/12/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Resumo
A carga de conhecimentos e habilidades psicomotoras que um estudante de medicina precisa aprender ao longo dos seis anos de curso é muito desgastante. Por isso, o currículo precisa ser concentrado no aprendizado mais essencial. Nesse sentido, as situações de emergências assumem relevância inquestionável. Das emergências que um clínico precisa saber atender, a entubução endotraqueal no adulto é a mais importante.

Objetivo Geral

Proporcionar aprendizagem da entubação endotraqueal do adulto através de atividades simuladas e com discussões teórico-práticas.

Justificativa

Para qualificar a formação dos futuros clínicos, foi criado um laboratório de ensino médico por simulação.
Nesse ambiente, foram adquiridos manequins. Dois deles para treinamento de ventilação com bolsa máscara com feedback. Outros dois para o procedimento de entubação
Através da simulação o participante terá possibilidade de aprender as manobras de entubação endotraqueal de forma correta e sob supervisão.

Metodologia

1. Quatro aulas teóricas; 2. Prova teórica com vinte e cinco questões
objetivas de escolha simples com tempo (classificando a ordem de chamada para as atividades práticas); 3. Estações práticas de treinamento individual simulado e supervisionado em um manequim (é utilizada proteção de plástico na face do manequim); 4. Prova prática com o professor, utilizando critérios pré- definidos; 5. A partir do resultado obtido na avaliação prática, os alunos que demonstrarem melhor desempenho serão convidados para participar como multiplicadores do projeto.

Resultados Esperados

1. Espera-se que o estudante tenha a oportunidade de seguir no curso mais bem preparado para participar no atendimento das emergências respiratórias com entubação de adultos; 2. Garantir que o aluno sinta-se mais seguro e confiante frente a situações envolvidas na prática de entubação endotraqueal ; 3. Fornecer acesso ao conhecimento para outros cursos da Universidade.

Indicadores, Metas e Resultados

Pretende-se abordar na prática simulada outros cenários que constam nos guidelines

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEX DIAS SCHUG821/11/201722/12/2017
ALEXANDRE MESSIAS MENDES FILHO821/11/201722/12/2017
ANA PAULA GOUVÊA821/11/201722/12/2017
ARTHUR MAGALHÃES VALVERDE821/11/201722/12/2017
CAÍQUE BESSA RIBEIRO821/11/201722/12/2017
CHRISTIAN MACHADO MARTINS821/11/201722/12/2017
FABIO DINIZ FIDELIS MOREIRA821/11/201722/12/2017
GUSTAVO SZCZECINSKI PUCHALSKI821/11/201722/12/2017
JUBER MATEUS ELLWANGER821/11/201722/12/2017
LUÍS HENRIQUE DA SILVA ROCKENBACH821/11/201722/12/2017
PEDRO JUNIOR DE OLIVEIRA VOLCAN821/11/201722/12/2017
RENAN PLOTZKI REIS821/11/201722/12/2017
RONY ADOLFO HEIN JÚNIOR821/11/201722/12/2017
SAMIR LUIZ DOS SANTOS SCHNEID1021/11/201722/12/2017
TALLYS BOHNS BLAAS821/11/201722/12/2017
THIAGO RIBEIRO MOTA821/11/201722/12/2017
VITÓRIA BORGES FLORENCIO821/11/201722/12/2017

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