Nome do Projeto
Módulo de Oftalmoscopia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/12/2017 - 09/03/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Resumo
Um atendimento de excelência e de qualidade que possa apresentar atitudes imediatas em situações de estresse requerem ao profissional medico pericia e técnica. Frente a essa realidade o cenário essencial exige conhecimento que o aluno pouco vivencia durante a faculdade. Trazer o campo real, da pratica do dia a dia de profissionais, usuários e gestores mostra-se fundamental para resolução para os problemas encontrados na assistência a saúde e para a qualificação do cuidado prestado aos sujeitos (BATISTA; GONÇALVES, 2011). A qualificação e a incorporação do cuidado devem estar presentes no processo educativo tanto dos acadêmicos quanto dos professores envolvidos e solidificam uma interação de varias facetas entre o atendimento e suas intercorrências. Pensando dessa forma, a interação de diversos atores se fazem presentes na perfeição da engrenagem de aprendizado e no cotidiano dos futuros médicos. Cabe ressaltar que a inserção de metodologias ativas de ensino-aprendizagem direciona ações em situações de emergência e do cotidiano conferindo autonomia suficiente para intervenções precisas e imediatas.

Objetivo Geral

Ensinar a técnica adequada para a correta realização da oftalmoscopia.

Justificativa

Identificou-se que a oftalmoscopia é um procedimento comumente realizado, seja no atendimento pré-hospitalar ou hospitalar, e que requer técnica adequada. Este procedimento tecnicamente simples e frequentemente essencial para investigar alguns quadros clínicos dos nossos pacientes rotineiramente são executados por especialistas, porém de extrema importância para um clínico.
Com a técnica adequada e a experiência adquirida no ensino por simulação, o estudante de medicina estará apto a diagnosticar diversas patologias clínicas, dentre as quais destaca-se inclusive casos de urgência médica.

Metodologia

No dia 01 de dezembro, será apresentada a proposta do curso aos que pretendem participar e será agendado um teste
para o dia 4 de dezembro. Neste dia dia será iniciado o projeto com a seleção dos candidatos . Ambos constarão de uma média de 25 questões objetivas. Após a seleção ,
em 8 de dezembro, iniciarão-se aulas semanais com duas horas de duração. O conteúdo programático será abordado
conforme os assuntos listados .1. Revisão das principais patologias identificáveis no exame do fundo de olho. 2 Apresentação e prática entre participantes para o aprendizado 3. Apresentação das duas patologias de emergência médica 4. Identificação das principais patologias crônicas
5. Revisão das lâminas 6. Prova de proficiência

Resultados Esperados

Espera-se que os alunos adquiram conhecimento para o adequado exame do fundo de olhos, sendo capazes de identificar patologias mais prevalentes ou que exijam intervenção imediata ao término do curso. Almeja-se que detenham mais de 70% da prova de proficiência para se considerarem aptos para a prática.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ALEXANDRE HOBOL201/12/201709/03/2018
DANIEL BARRETO DE AGUIAR201/12/201709/03/2018
DIEGO ALCANTARA SANTOS801/12/201709/03/2018
EDNALDO MARTINS DOS SANTOS801/12/201709/03/2018
GABRIELL DE PAULA TSUKAHARA801/12/201709/03/2018
GIANNA TRUYTS BISCARDI801/12/201709/03/2018
HENRIQUE ZANON ALVES DA MATA201/12/201709/03/2018
KIM MICKAEL PEGORINI SOUZA201/12/201709/03/2018
LUAN HENRIQUE DE CASTRO201/12/201709/03/2018
MARINA CARLA KORNOWSKI801/12/201709/03/2018
MIGUEL GEISS ARNHOLD201/12/201709/03/2018
PATRICIA ELIZABETE TRENTIM801/12/201709/03/2018
SAMIR LUIZ DOS SANTOS SCHNEID401/12/201709/03/2018

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