Nome do Projeto
Módulo de Oftalmoscopia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/12/2017 - 09/03/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Resumo
Um atendimento de excelência e de qualidade que possa apresentar atitudes imediatas em situações de estresse requerem ao profissional medico pericia e técnica. Frente a essa realidade o cenário essencial exige conhecimento que o aluno pouco vivencia durante a faculdade. Trazer o campo real, da pratica do dia a dia de profissionais, usuários e gestores mostra-se fundamental para resolução para os problemas encontrados na assistência a saúde e para a qualificação do cuidado prestado aos sujeitos (BATISTA; GONÇALVES, 2011). A qualificação e a incorporação do
cuidado devem estar presentes no processo educativo tanto dos acadêmicos quanto dos professores envolvidos e solidificam uma interação de varias facetas entre o atendimento e suas intercorrências. Pensando dessa forma, a interação de diversos atores se fazem presentes na perfeição da engrenagem de aprendizado e no cotidiano dos futuros médicos. Cabe ressaltar que a inserção de metodologias ativas de ensino-aprendizagem direciona ações em situações de emergência e do cotidiano conferindo autonomia suficiente para intervenções precisas e imediatas.
Objetivo Geral
Ensinar a técnica adequada para a correta realização da oftalmoscopia.
Justificativa
Identificou-se que a oftalmoscopia é um procedimento comumente realizado, seja no atendimento pré-hospitalar ou hospitalar, e que requer técnica adequada. Este procedimento tecnicamente simples e frequentemente essencial para investigar alguns quadros clínicos dos nossos pacientes rotineiramente são executados por especialistas, porém de extrema importância para um clínico.
Com a técnica adequada e a experiência adquirida no ensino por simulação, o estudante de medicina estará apto a diagnosticar diversas patologias clínicas, dentre as quais destaca-se inclusive casos de urgência médica.
Com a técnica adequada e a experiência adquirida no ensino por simulação, o estudante de medicina estará apto a diagnosticar diversas patologias clínicas, dentre as quais destaca-se inclusive casos de urgência médica.
Metodologia
No dia 01 de dezembro, será apresentada a proposta do curso aos que pretendem participar e será agendado um teste
para o dia 4 de dezembro. Neste dia dia será iniciado o projeto com a seleção dos candidatos . Ambos constarão de uma média de 25 questões objetivas. Após a seleção ,
em 8 de dezembro, iniciarão-se aulas semanais com duas horas de duração. O conteúdo programático será abordado
conforme os assuntos listados .1. Revisão das principais patologias identificáveis no exame do fundo de olho. 2 Apresentação e prática entre participantes para o aprendizado 3. Apresentação das duas patologias de emergência médica 4. Identificação das principais patologias crônicas
5. Revisão das lâminas 6. Prova de proficiência
para o dia 4 de dezembro. Neste dia dia será iniciado o projeto com a seleção dos candidatos . Ambos constarão de uma média de 25 questões objetivas. Após a seleção ,
em 8 de dezembro, iniciarão-se aulas semanais com duas horas de duração. O conteúdo programático será abordado
conforme os assuntos listados .1. Revisão das principais patologias identificáveis no exame do fundo de olho. 2 Apresentação e prática entre participantes para o aprendizado 3. Apresentação das duas patologias de emergência médica 4. Identificação das principais patologias crônicas
5. Revisão das lâminas 6. Prova de proficiência
Resultados Esperados
Espera-se que os alunos adquiram conhecimento para o adequado exame do fundo de olhos, sendo capazes de identificar patologias mais prevalentes ou que exijam intervenção imediata ao término do curso. Almeja-se que detenham mais de 70% da prova de proficiência para se considerarem aptos para a prática.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEXANDRE HOBOL | 2 | 01/12/2017 | 09/03/2018 |
DANIEL BARRETO DE AGUIAR | 2 | 01/12/2017 | 09/03/2018 |
DIEGO ALCANTARA SANTOS | 8 | 01/12/2017 | 09/03/2018 |
EDNALDO MARTINS DOS SANTOS | 8 | 01/12/2017 | 09/03/2018 |
GABRIELL DE PAULA TSUKAHARA | 8 | 01/12/2017 | 09/03/2018 |
GIANNA TRUYTS BISCARDI | 8 | 01/12/2017 | 09/03/2018 |
HENRIQUE ZANON ALVES DA MATA | 2 | 01/12/2017 | 09/03/2018 |
KIM MICKAEL PEGORINI SOUZA | 2 | 01/12/2017 | 09/03/2018 |
LUAN HENRIQUE DE CASTRO | 2 | 01/12/2017 | 09/03/2018 |
MARINA CARLA KORNOWSKI | 8 | 01/12/2017 | 09/03/2018 |
MIGUEL GEISS ARNHOLD | 2 | 01/12/2017 | 09/03/2018 |
PATRICIA ELIZABETE TRENTIM | 8 | 01/12/2017 | 09/03/2018 |
SAMIR LUIZ DOS SANTOS SCHNEID | 4 | 01/12/2017 | 09/03/2018 |