Nome do Projeto
Módulo de Oftalmoscopia
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
26/01/2018 - 02/03/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Resumo
Um atendimento de excelência e de qualidade que possa apresentar atitudes imediatas em situações de estresse requerem ao profissional medico pericia e técnica. Frente a essa realidade o cenário essencial exige conhecimento que o aluno pouco vivencia durante a faculdade. Trazer o campo real, da pratica do dia a dia de profissionais, usuários e gestores mostra-se fundamental para resolução para os problemas encontrados na assistência a saúde e para a qualificação do cuidado prestado aos sujeitos (BATISTA; GONÇALVES, 2011). A qualificação e a incorporação do cuidado devem estar presentes no processo educativo tanto dos acadêmicos quanto dos professores envolvidos e solidificam uma interação de varias facetas entre o atendimento e suas intercorrências. Pensando dessa forma, a interação de diversos atores se fazem presentes na perfeição da engrenagem de aprendizado e no cotidiano dos futuros médicos. Cabe ressaltar que a inserção de metodologias ativas de ensino-aprendizagem direciona ações em situações de emergência e do cotidiano conferindo autonomia suficiente para intervenções precisas e imediatas.

Objetivo Geral

Ensinar a técnica adequada para a correta realização da oftalmoscopia.

Justificativa

Identificou-se que a oftalmoscopia é um procedimento comumente realizado, seja no atendimento pré-hospitalar ou
hospitalar, e que requer técnica adequada. Este procedimento tecnicamente simples e frequentemente essencial para
investigar alguns quadros clínicos dos nossos pacientes rotineiramente são executados por especialistas, porém de
extrema importância para um clínico.
Com a técnica adequada e a experiência adquirida no ensino por simulação, o estudante de medicina estará apto a
diagnosticar diversas patologias clínicas, dentre as quais destaca-se inclusive casos de urgência médica.

Metodologia

No dia 05 de dezembro, será apresentada a proposta do curso aos que pretendem participar. Neste dia dia será iniciado o projeto com a seleção dos candidatos . Ambos constarão de
uma média de 25 questões objetivas. Após a seleção ,
em 26 de janeiro, iniciarão-se aulas semanais com duas horas de duração. O conteúdo programático será abordado
conforme os assuntos listados .1. Revisão das principais patologias identificáveis no exame do fundo de olho. 2
Apresentação e prática entre participantes para o aprendizado 3. Apresentação das duas patologias de emergência
médica 4. Identificação das principais patologias crônicas
5. Revisão das lâminas 6. Prova de proficiência

Resultados Esperados

Espera-se que os alunos adquiram conhecimento para o adequado exame do fundo de olhos, sendo capazes de
identificar patologias mais prevalentes ou que exijam intervenção imediata ao término do curso. Almeja-se que
detenham mais de 70% da prova de proficiência para se considerarem aptos para a prática.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDERSON MENDES DOS SANTOS726/01/201802/03/2018
BRUNA GOMES DE CARVALHO MURARO726/01/201802/03/2018
DEBORA FERNANDES DOS SANTOS726/01/201802/03/2018
DIEGO ALCANTARA SANTOS826/01/201802/03/2018
EDNALDO MARTINS DOS SANTOS826/01/201802/03/2018
GABRIEL SANTANA PEREIRA DE OLIVEIRA726/01/201802/03/2018
GABRIELL DE PAULA TSUKAHARA826/01/201802/03/2018
GIANNA TRUYTS BISCARDI826/01/201802/03/2018
JONAS FELIPE BONATO726/01/201802/03/2018
MARIANA MONTOUTO SETTEN726/01/201802/03/2018
MARINA CARLA KORNOWSKI826/01/201802/03/2018
OTÁVIO MARTINS CRUZ726/01/201802/03/2018
PATRICIA ELIZABETE TRENTIM826/01/201802/03/2018
SAMIR LUIZ DOS SANTOS SCHNEID426/01/201802/03/2018

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