Nome do Projeto
RECUPERAÇÃO EM TÉCNICA VOCAL
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
09/02/2018 - 05/03/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Canto
Resumo
O presente projeto caracteriza-se como um grupo de estudo que tem por fim proporcionar aos alunos que não alcançam aprovação na disciplina de Técnica Vocal I - obrigatória do primeiro semestre e atualmente ofertada apenas no primeiro período do ano letivo - a continuidade do contato com a prática vocal ao longo do semestre subsequente, até que possam novamente matricular-se na disciplina.

Objetivo Geral

O projeto visa, de acordo com o exposto na justificativa, proporcionar ao aluno que reprove na disciplina de Técnica Vocal I um trabalho não só de continuidade de contato com a prática vocal, ao longo do semestre subsequente em que isso lhe falta, mas a busca da identificação das falhas de base que o levaram à reprovação não só do ponto de vista técnico como perceptivo, buscando, assim, sanar simultaneamente o problema de uma eventual reprovação concomitante na disciplina de TMPA I.

Justificativa

O atual Projeto Político-Pedagógico do Curso de Música Licenciatura não prevê teste de habilidades específicas nem, tampouco, de nivelamento pós-ingresso para os candidatos. Isso redunda em que alguns postulantes ingressem sem uma base mínima de percepção musical e do necessário manejo técnico mínimo da voz como instrumento no processo de constituição dessa mesma percepção ou "propriocepção". Na construção desse processo, a disciplina de Técnica Vocal I está intimamente vinculada à de Teoria Musical e Percepção Auditiva I, sendo que a aprovação naquela é pré-requisito para a matrícula no semestre seguinte desta, e vice-versa. Entretanto, o pequeno número de professores do Colegiado na área não permite que se oferte a disciplina (assim como TMPA I) nos dois períodos do ano, de forma que o aluno que não consegue aprovação forçosamente permanece sem contato com a prática ao longo de um semestre, até que possa novamente matricular-se no início do ano seguinte, em uma descontinuidade altamente nociva para quem já não trouxe base anterior e, em razão disso, teve pouco tempo para solidifica-la em apenas um semestre de aulas coletivas com a dinâmica correspondente a um curso de Graduação. O mesmo fenômeno pôde ser observado nas disciplinas de instrumento harmônico (violão e piano), gerando a ideia de organizar projetos, a critério de cada professor ou área, que supram essa necessidade e, ao mesmo tempo, permitam um trabalho mais focado nas dificuldades específicas identificadas.

Metodologia

O projeto acontecerá em aulas coletivas, posto que o grupo de alunos é sempre relativamente pequeno. As aulas serão práticas, re-abordando técnicas e estratégias trabalhadas nas disciplinas sob o ponto de vista do problema da não-aprendizagem.

Resultados Esperados

Espera-se que o aluno, após passar pela experiência dessa "oficina", ao cursar novamente a disciplina não só estará encaminhado no sentido da autonomia na busca da solução de problemas, como terá desenvolvido um olhar didático em direção aos eventuais problemas presentes entre os colegas recém ingressantes, colaborando assim com mais embasamento na discussão coletiva que faz parte da proposta pedagógica das disciplinas de Técnica Vocal I e II.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JONAS KLUG DA SILVEIRA809/02/201805/03/2018
LENINE ALVES DOS SANTOS209/02/201805/03/2018
MATHEUS VALENTE GONCALVES609/02/201805/03/2018
Mileny Jouglard Gomes609/02/201805/03/2018
NICOLE ALVES RIBEIRO609/02/201805/03/2018
RODOLPHO LUIS FRAGELLI RAMOS DOS SANTOS609/02/201805/03/2018

Página gerada em 28/03/2024 07:14:07 (consulta levou 0.058960s)