Nome do Projeto
Monitoria na Disciplina Laudos e Perícias Aplicados à Agroindústria
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2018 - 21/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Padrões, Legislação e Fiscalização de Alimentos
Resumo
A Monitoria Acadêmica está prevista na LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996 (LDB), que Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, prevendo em:
Art. 84. Os discentes da educação superior poderão ser aproveitados em tarefas de ensino e pesquisa pelas respectivas instituições, exercendo funções de monitoria, de acordo com seu rendimento e seu plano de estudos.
A atividades de monitoria se caracteriza como “uma forma de iniciação ao magistério de 3º grau, onde professor/orientador repassa ao aluno, através de uma relação direta e individualizada, sua experiência em planejamento e condução de curso”.
O Programa de Monitoria da UFPel possui Regimento próprio, publicado no sítio institucional na internet (http://wp.ufpel.edu.br/colegiadofvet/files/2009/07/normas-do-programa-de-monitoria.pdf).
Em seu Art 2º, o Regimento define os objetivos do Programa de Monitoria, quais sejam:
I – motivar alunos que tenham rendimento geral satisfatório a se iniciarem nas atividades de ensino e/ou técnicodidáticas;
II – assegurar a cooperação recíproca entre corpo discente, corpo docente e corpo técnico-científico;
III – integrar ensino, pesquisa e extensão, valorizando os procedimentos científicos para a realimentação do processo de ensino-aprendizagem.
Objetivo Geral
A monitoria voluntária na Disciplina Laudos e Perícias Aplicados à Agroindústria tem por objetivos gerais:
1. Contribuir com a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem atuando prioritariamente no combate à reprovação, à retenção e à evasão na Disciplina, mediante atuação direta do monitor no apoio ao desenvolvimento da disciplina;
2. O auxílio ao desenvolvimento de abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas capazes de impactar positivamente o desempenho acadêmico dos discentes da disciplina; e
3. A inserção do discente monitor nas atividades de ensino da disciplina objeto da monitoria, contribuindo para a formação acadêmico-profissional do mesmo através de experiências orientadas relacionadas à atividade docente.
1. Contribuir com a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem atuando prioritariamente no combate à reprovação, à retenção e à evasão na Disciplina, mediante atuação direta do monitor no apoio ao desenvolvimento da disciplina;
2. O auxílio ao desenvolvimento de abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas capazes de impactar positivamente o desempenho acadêmico dos discentes da disciplina; e
3. A inserção do discente monitor nas atividades de ensino da disciplina objeto da monitoria, contribuindo para a formação acadêmico-profissional do mesmo através de experiências orientadas relacionadas à atividade docente.
Justificativa
A Disciplina Laudos e Perícias Aplicados à Agroindústria é componente curricular optativo do novo Projeto Pedagógico do Curso de Agronomia da FAEM/UFPel.
Atualmente a Disciplina tem duas Turmas em andamento (M1 e M2 - 20 vagas por turma), com carga horária semestral de 68h/aula (34h Teóricas e 34h Práticas - 4 créditos).
Considerando a necessidade de orientação direta aos alunos, especialmente em atividades práticas e de exercícios e as circunstâncias de consolidação da Disciplina, a contribuição advinda de atividade de monitoria faz-se de importância considerável.
Da mesma forma, considerando a importância da atividade aos alunos, justifica-se a instalação de monitoria voluntária na Disciplina de forma a contribuir: (1) com a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem atuando prioritariamente no combate à reprovação, à retenção e à evasão na Disciplina, mediante atuação direta do monitor no apoio ao desenvolvimento da disciplina; (2) o desenvolvimento de abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas capazes de impactar positivamente o desempenho acadêmico dos discentes da disciplina; e (3) a inserção do discente monitor nas atividades de ensino da disciplina objeto da monitoria, contribuindo para a formação acadêmico-profissional do mesmo através de experiências orientadas relacionadas à atividade docente. Isto tudo, conforme os objetivos gerais do Programa de Monitoria da UFPel.
Atualmente a Disciplina tem duas Turmas em andamento (M1 e M2 - 20 vagas por turma), com carga horária semestral de 68h/aula (34h Teóricas e 34h Práticas - 4 créditos).
Considerando a necessidade de orientação direta aos alunos, especialmente em atividades práticas e de exercícios e as circunstâncias de consolidação da Disciplina, a contribuição advinda de atividade de monitoria faz-se de importância considerável.
Da mesma forma, considerando a importância da atividade aos alunos, justifica-se a instalação de monitoria voluntária na Disciplina de forma a contribuir: (1) com a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem atuando prioritariamente no combate à reprovação, à retenção e à evasão na Disciplina, mediante atuação direta do monitor no apoio ao desenvolvimento da disciplina; (2) o desenvolvimento de abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas capazes de impactar positivamente o desempenho acadêmico dos discentes da disciplina; e (3) a inserção do discente monitor nas atividades de ensino da disciplina objeto da monitoria, contribuindo para a formação acadêmico-profissional do mesmo através de experiências orientadas relacionadas à atividade docente. Isto tudo, conforme os objetivos gerais do Programa de Monitoria da UFPel.
Metodologia
Ao longo do período de atividades, o Aluno Monitor, sob a orientação e supervisão do Professor Responsável pela Disciplina, poderá desenvolver as seguintes atividades, dentre outras de mesma natureza (Normas Monitoria UFPel):
I – auxiliar o professor no planejamento das aulas e trabalhos escolares;
II – orientar atividades de ensino-aprendizagem;
III – realizar trabalhos experimentais de campo e laboratório, vinculados ao processo de ensino-aprendizagem;
IV – organizar e coordenar grupos de estudo;
V – orientar, individualmente ou em grupo, alunos que apresentem dificuldades de aprendizagem em horário especialmente previsto para tal;
VI – preparar e utilizar recursos audiovisuais;
VII – auxiliar professores na elaboração, aplicação e correção de instrumentos de avaliação;
VIII – colaborar com o professor em atividades de extensão;
IX – auxiliar grupos de alunos envolvidos em pesquisa bibliográficas;
X – realizar levantamentos e revisões bibliográficas; e
XI – elaborar relatório ao final das atividades de Monitoria.
I – auxiliar o professor no planejamento das aulas e trabalhos escolares;
II – orientar atividades de ensino-aprendizagem;
III – realizar trabalhos experimentais de campo e laboratório, vinculados ao processo de ensino-aprendizagem;
IV – organizar e coordenar grupos de estudo;
V – orientar, individualmente ou em grupo, alunos que apresentem dificuldades de aprendizagem em horário especialmente previsto para tal;
VI – preparar e utilizar recursos audiovisuais;
VII – auxiliar professores na elaboração, aplicação e correção de instrumentos de avaliação;
VIII – colaborar com o professor em atividades de extensão;
IX – auxiliar grupos de alunos envolvidos em pesquisa bibliográficas;
X – realizar levantamentos e revisões bibliográficas; e
XI – elaborar relatório ao final das atividades de Monitoria.
Resultados Esperados
1. Evasão global de alunos matriculados menor que 10%;
2. Elevação nas médias das notas dos discentes nos processos avaliativos;
3. Melhoria da qualidade geral dos trabalhos práticos;
4. Relatório Final de Atividades de Monitoria.
2. Elevação nas médias das notas dos discentes nos processos avaliativos;
3. Melhoria da qualidade geral dos trabalhos práticos;
4. Relatório Final de Atividades de Monitoria.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA PAULA ROZADO GOMES | 12 | 02/05/2018 | 21/12/2018 |
JORGE ADOLFO SILVA | 4 | 02/05/2018 | 21/12/2018 |