Nome do Projeto
Monitoria na Disciplina Laudos e Perícias Aplicados à Agroindústria
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/05/2018 - 21/12/2018
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Padrões, Legislação e Fiscalização de Alimentos
Resumo
A Monitoria Acadêmica está prevista na LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996 (LDB), que Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, prevendo em: Art. 84. Os discentes da educação superior poderão ser aproveitados em tarefas de ensino e pesquisa pelas respectivas instituições, exercendo funções de monitoria, de acordo com seu rendimento e seu plano de estudos. A atividades de monitoria se caracteriza como “uma forma de iniciação ao magistério de 3º grau, onde professor/orientador repassa ao aluno, através de uma relação direta e individualizada, sua experiência em planejamento e condução de curso”. O Programa de Monitoria da UFPel possui Regimento próprio, publicado no sítio institucional na internet (http://wp.ufpel.edu.br/colegiadofvet/files/2009/07/normas-do-programa-de-monitoria.pdf). Em seu Art 2º, o Regimento define os objetivos do Programa de Monitoria, quais sejam: I – motivar alunos que tenham rendimento geral satisfatório a se iniciarem nas atividades de ensino e/ou técnicodidáticas; II – assegurar a cooperação recíproca entre corpo discente, corpo docente e corpo técnico-científico; III – integrar ensino, pesquisa e extensão, valorizando os procedimentos científicos para a realimentação do processo de ensino-aprendizagem.

Objetivo Geral

A monitoria voluntária na Disciplina Laudos e Perícias Aplicados à Agroindústria tem por objetivos gerais:

1. Contribuir com a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem atuando prioritariamente no combate à reprovação, à retenção e à evasão na Disciplina, mediante atuação direta do monitor no apoio ao desenvolvimento da disciplina;

2. O auxílio ao desenvolvimento de abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas capazes de impactar positivamente o desempenho acadêmico dos discentes da disciplina; e

3. A inserção do discente monitor nas atividades de ensino da disciplina objeto da monitoria, contribuindo para a formação acadêmico-profissional do mesmo através de experiências orientadas relacionadas à atividade docente.

Justificativa

A Disciplina Laudos e Perícias Aplicados à Agroindústria é componente curricular optativo do novo Projeto Pedagógico do Curso de Agronomia da FAEM/UFPel.
Atualmente a Disciplina tem duas Turmas em andamento (M1 e M2 - 20 vagas por turma), com carga horária semestral de 68h/aula (34h Teóricas e 34h Práticas - 4 créditos).
Considerando a necessidade de orientação direta aos alunos, especialmente em atividades práticas e de exercícios e as circunstâncias de consolidação da Disciplina, a contribuição advinda de atividade de monitoria faz-se de importância considerável.
Da mesma forma, considerando a importância da atividade aos alunos, justifica-se a instalação de monitoria voluntária na Disciplina de forma a contribuir: (1) com a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem atuando prioritariamente no combate à reprovação, à retenção e à evasão na Disciplina, mediante atuação direta do monitor no apoio ao desenvolvimento da disciplina; (2) o desenvolvimento de abordagens didático-pedagógicas inovadoras e criativas capazes de impactar positivamente o desempenho acadêmico dos discentes da disciplina; e (3) a inserção do discente monitor nas atividades de ensino da disciplina objeto da monitoria, contribuindo para a formação acadêmico-profissional do mesmo através de experiências orientadas relacionadas à atividade docente. Isto tudo, conforme os objetivos gerais do Programa de Monitoria da UFPel.

Metodologia

Ao longo do período de atividades, o Aluno Monitor, sob a orientação e supervisão do Professor Responsável pela Disciplina, poderá desenvolver as seguintes atividades, dentre outras de mesma natureza (Normas Monitoria UFPel):

I – auxiliar o professor no planejamento das aulas e trabalhos escolares;

II – orientar atividades de ensino-aprendizagem;

III – realizar trabalhos experimentais de campo e laboratório, vinculados ao processo de ensino-aprendizagem;

IV – organizar e coordenar grupos de estudo;

V – orientar, individualmente ou em grupo, alunos que apresentem dificuldades de aprendizagem em horário especialmente previsto para tal;

VI – preparar e utilizar recursos audiovisuais;

VII – auxiliar professores na elaboração, aplicação e correção de instrumentos de avaliação;

VIII – colaborar com o professor em atividades de extensão;

IX – auxiliar grupos de alunos envolvidos em pesquisa bibliográficas;

X – realizar levantamentos e revisões bibliográficas; e

XI – elaborar relatório ao final das atividades de Monitoria.

Resultados Esperados

1. Evasão global de alunos matriculados menor que 10%;

2. Elevação nas médias das notas dos discentes nos processos avaliativos;

3. Melhoria da qualidade geral dos trabalhos práticos;

4. Relatório Final de Atividades de Monitoria.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANA PAULA ROZADO GOMES1202/05/201821/12/2018
JORGE ADOLFO SILVA402/05/201821/12/2018

Página gerada em 18/04/2024 16:18:09 (consulta levou 0.029340s)