Nome do Projeto
GRUPO DE ESTUDOS DA PESQUISA QUALITATIVA EM NUTRIÇÃO
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/04/2014 - 02/04/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências da Saúde - Nutrição
Resumo
No Brasil, os primeiros cursos para formação de Nutricionistas foram criados nos anos 30, sendo que a identidade profissional e a delimitação dos campos de atuação foram constituídas com o passar dos anos. Atualmente, a área de atuação engloba a Alimentação Coletiva, a Nutrição Clínica, a Saúde Coletiva, o Marketing, a Docência e a Nutrição Esportiva, dentre outros (CFN, 2005).
A inserção profissional nos diversos cenários, sobretudo no campo da pesquisa científica, evidenciou a estreita relação entre saúde e nutrição, tendo sido reconhecida a alimentação como um importante fator determinante e condicionante da saúde (BRASIL, 1990)
Assim, cabe ao Nutricionista a produção do conhecimento sobre a alimentação e a nutrição nas diversas áreas de atuação profissional, por meio da realização de estudos que respeitem os aspectos éticos da profissão e do campo da pesquisa com seres humanos (CFN, 2004).
Objetivo Geral
Sistematizar o estudo e a discussão de conceitos da metodologia qualitativa aplicada a pesquisas envolvendo alimentação e nutrição.
Justificativa
Apesar do expressivo aumento da produção científica no campo da Nutrição nas últimas décadas, há ainda muito que desvendar. Da realização de pesquisas depende, por exemplo, a confirmação de benefícios, malefícios ou ausência de efeito que produtos, programas, ou atitudes podem trazer à saúde humana.
Salienta-se que a maior parte das pesquisas na área da Nutrição é de cunho quantitativo, as quais englobam os estudos populacionais para identificação de padrões e comportamentos alimentares, avaliação do estado nutricional e as associações com determinadas doenças. A partir de estudos dessa natureza são estabelecidas recomendações para escolhas alimentares adequadas e saudáveis.
No entanto, a simples recomendação de determinada conduta não é suficiente para a mudança do comportamento em relação ao resultado esperado. Tal situação pode ocorrer devido ao fato de que o comportamento alimentar, que pode ser definido como um conjunto de ações praticadas em torno da alimentação, englobando, seleção, aquisição, conservação, preparação e consumo de alimentos, sofre fortes influências do ambiente em que o indivíduo está inserido (MOTTA & BOOG, 1991).
Dentre essas influências, podem ser mencionados aspectos como renda, escolaridade, conhecimento científico e popular, local de moradia, estilo de vida, percepções sobre saúde e alimentação, mídia, crescimento e desenvolvimento da indústria alimentícia, entre outros.
Essa complexa rede, quando não compreendida apropriadamente, pode muitas vezes dificultar a adesão às orientações nutricionais, frustrando não só o “paciente” como também o Nutricionista.
Questionamentos, leituras e discussões dessa natureza deram origem à ideia de se constituir o “Grupo de Estudos da Pesquisa Qualitativa em Nutrição”, com o objetivo de instrumentalizar docentes e discentes interessados na realização de pesquisas de abordagem qualitativa, para melhor compreender os elementos subjetivos referentes à alimentação, tendo por escopo final qualificar propostas de intervenção, assim como avaliar seus resultados, que visem substanciais mudanças no comportamento alimentar de grupos populacionais.
Salienta-se que a maior parte das pesquisas na área da Nutrição é de cunho quantitativo, as quais englobam os estudos populacionais para identificação de padrões e comportamentos alimentares, avaliação do estado nutricional e as associações com determinadas doenças. A partir de estudos dessa natureza são estabelecidas recomendações para escolhas alimentares adequadas e saudáveis.
No entanto, a simples recomendação de determinada conduta não é suficiente para a mudança do comportamento em relação ao resultado esperado. Tal situação pode ocorrer devido ao fato de que o comportamento alimentar, que pode ser definido como um conjunto de ações praticadas em torno da alimentação, englobando, seleção, aquisição, conservação, preparação e consumo de alimentos, sofre fortes influências do ambiente em que o indivíduo está inserido (MOTTA & BOOG, 1991).
Dentre essas influências, podem ser mencionados aspectos como renda, escolaridade, conhecimento científico e popular, local de moradia, estilo de vida, percepções sobre saúde e alimentação, mídia, crescimento e desenvolvimento da indústria alimentícia, entre outros.
Essa complexa rede, quando não compreendida apropriadamente, pode muitas vezes dificultar a adesão às orientações nutricionais, frustrando não só o “paciente” como também o Nutricionista.
Questionamentos, leituras e discussões dessa natureza deram origem à ideia de se constituir o “Grupo de Estudos da Pesquisa Qualitativa em Nutrição”, com o objetivo de instrumentalizar docentes e discentes interessados na realização de pesquisas de abordagem qualitativa, para melhor compreender os elementos subjetivos referentes à alimentação, tendo por escopo final qualificar propostas de intervenção, assim como avaliar seus resultados, que visem substanciais mudanças no comportamento alimentar de grupos populacionais.
Metodologia
O projeto consiste na realização de encontros semanais para leitura e discussão de textos relacionados à metodologia qualitativa, antropologia e sociologia da saúde. Os textos serão enviados com antecedência para que a leitura prévia seja realizada pelos participantes.
Os encontros ocorrerão às quintas-feiras, pela manhã, em uma das salas da Faculdade de Nutrição, conforme cronograma em anexo.
Os encontros ocorrerão às quintas-feiras, pela manhã, em uma das salas da Faculdade de Nutrição, conforme cronograma em anexo.
Resultados Esperados
Espera-se que o projeto contribua com a ampliação e qualificação das pesquisas qualitativas na área da Nutrição, assim como das intervenções no âmbito da educação alimentar e nutricional, oportunizando a inserção acadêmico-profissional em um campo de conhecimento ainda não muito explorado.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
Ana Paula Gomes dos Santos de Armas | 2 | 03/03/2015 | 21/12/2015 |
BETINA DANIELE FLESCH | 2 | 03/03/2015 | 28/04/2015 |
BIANKA MACHADO ZANINI | 2 | 01/04/2014 | 02/04/2015 |
CAMILA IRIGONHE RAMOS | 2 | 02/06/2015 | 15/12/2015 |
CAMILA IRIGONHE RAMOS | 2 | 01/04/2014 | 31/05/2015 |
CARLOS HENRIQUE GOMES DE SOUSA LIMA | 2 | 03/03/2015 | 15/12/2015 |
CHIRLE DE OLIVEIRA RAPHAELLI | 2 | 21/07/2014 | 31/03/2015 |
CÍNTIA FERREIRA CHAGAS | 2 | 04/08/2015 | 15/12/2015 |
DAIANE FERRARI | 2 | 01/04/2014 | 02/04/2015 |
DIANA DE ARAUJO EYMAEL | 2 | 04/08/2015 | 15/12/2015 |
FERNANDA JANKE | 2 | 03/03/2015 | 28/04/2015 |
GLORIMAR FERREIRA DOS SANTOS | 2 | 01/04/2014 | 02/04/2015 |
INAÊ DUTRA VALÉRIO | 12 | 11/05/2015 | 31/12/2015 |
IVANA LORAINE LINDEMANN | 4 | 01/04/2014 | 02/04/2017 |
IVANA LORAINE LINDEMANN | 2 | ||
JOSIANE DA CUNHA LUÇARDO | 2 | 04/08/2015 | 15/12/2015 |
JÚLIA BORBA INSAURRIAGA | 2 | 04/08/2015 | 15/12/2015 |
KAREN MARTIRENA MONKS DA SILVA | 2 | 01/04/2014 | 02/04/2015 |
LUIZA CARRIL GONÇALVES | 2 | 03/03/2015 | 15/12/2015 |
LUÍSA BORGES TORTELLI | 2 | 01/04/2014 | 02/04/2017 |
MANOELA TEIXEIRA DA SILVA | 2 | 01/04/2014 | 02/04/2015 |
MARIANA SILVEIRA MELLO SILVA | 2 | 04/08/2015 | 15/12/2015 |
MARINA SOARES VALENÇA | 2 | 01/04/2014 | 02/04/2017 |
MERLEN NUNES GRELLERT | 2 | 01/04/2014 | 02/04/2015 |
MÔNICA SCHUMANN KRÜGER | 2 | 03/03/2015 | 28/04/2015 |
NORMA DE CASTRO COUSEN | 2 | 04/08/2015 | 29/09/2015 |
RAQUEL MACHADO MARTINS | 2 | 01/04/2014 | 30/06/2015 |
RICELI RODEGHIERO OLIVEIRA | 2 | 01/04/2014 | 29/09/2015 |
SAMANTA WINCK MADRUGA | 4 | 01/04/2014 | 02/04/2017 |
SANTIAGO RULLMANN PASSOS | 2 | 03/03/2015 | 28/04/2015 |