Nome do Projeto
Desenvolvimento de Empresa Junior do Curso de Administração EMAD Jr.
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/04/2014 - 01/04/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Administração
Resumo
O Projeto de Ensino Desenvolvimento de Empresa Junior do Curso de Administração EMAD Jr. é uma iniciativa que usufrui da experiência adquirida ao longo de muitos anos de trabalho.
A história da EMAD Jr. começa entre o final da década de 90 e o início dos anos 2000. Na sua fundação denominava-se ENE Jr. - Empresa de Novos Empreendedores. Porém, com a finalidade de definir claramente a sua área de atuação, teve trocado seu nome para o que é hoje, EMAD Jr.
No princípio, começou a prestar serviços para a Universidade (UFPel), comunidade de Pelotas e região, crescendo rapidamente. No II Encontro Gaúcho de Empresas Juniores (EGEJ), em outubro de 2000, fez parte da diretoria de fundação da FEJERS - Federação das Empresas Juniores do Estado do Rio Grande do Sul - e, neste evento, obteve a oportunidade de sediar o III Encontro Gaúcho de Empresas Juniores, realizado na cidade de Pelotas no mês de julho de 2001.
Os anos seguintes, 2002 e 2003, foram marcados pela estagnação da empresa, pelo fato de a mesma não possuir um processo bem definido de gestão do conhecimento e sofrendo bastante com a saída de seus fundadores.
A partir deste momento, a empresa passou a preocupar-se em manter seus registros organizados e atualizados, desenvolvendo ferramentas como manuais operacionais, relatórios de projetos desenvolvidos, atas com o máximo de informações possíveis, tudo isso para que a transferência de conhecimento ocorresse de maneira mais eficiente, facilitando assim o processo de transição que se dá durante as trocas de gestão.
No ano de 2004 a EMAD Jr. retorna ao Movimento Empresa Júnior (MEJ), participando com a maior delegação no IV EGEJ, realizado em Santa Maria - RS. No ano seguinte, outro importante passo: a total regulamentação fiscal da EMAD Jr. em consonância com os critérios estabelecidos pela Confederação Nacional de Empresas Juniores - Brasil Júnior. No mesmo ano, a empresa filia-se à FEJERS durante a realização do VI EGEJ, novamente na cidade de Pelotas. Além disso, durante este ano, a empresa atuou ativamente para desenvolver as Empresas Juniores da UFPel, assumindo as cadeiras de Presidente, Diretor de Qualidade e Diretor de Marketing do Conselho de Representantes das Empresas Juniores da Universidade (CREJ-UFPel). da mesma forma, assumiu a Diretoria de Qualidade e Ética na FEJERS.
Os anos que seguem foram de intenso trabalho para o desenvolvimento e manutenção das práticas de trabalho e do reconhecimento da empresa junto a UFPel e comunidade.
No segundo semestre do ano de 2011 a Emad Jr. foi desfederada da FEJERS pois seu registro não pode ser concluído devido à falta de documentação necessária para a refederação. Esta falta de documentação se deu pelo fato de que a Faculdade de Administração e de Turismo mudou de endereço e, com isso, a Emad Jr. também. No novo endereço não existe o alvará de bombeiros do prédio e, portanto, a Emad Jr. não pôde solicitar o seu alvará de localização à Prefeitura e nem emitir o bloco de notas fiscais da empresa, itens necessários para uma EJ ser federada e refederada à FEJERS.
A EMAD Jr. organizou, ainda, mais dois Encontros Gaúchos de Empresas Juniores, o X EGEJ em 2009 e o XIV em 2013.
Para o Departamento de Administração da Faculdade de Administração e de Turismo, a EMAD Jr., como a empresa júnior mais antiga da Universidade Federal de Pelotas, representa um espaço singular de trabalho e aprendizagem para alunos e professores.
Objetivo Geral
Desenvolver Empresa Júnior buscando a formação integral, crescimento profissional e humano de seus membros, por meio da prestação de serviços dentro de suas respectivas áreas de atuação, da promoção da integração entre a sociedade, empreendedores, empresas e UFPel, e da contribuição para o desenvolvimento no âmbito do COREDE-Sul.
Justificativa
A empresa Jr. do Curso de Administração permanece buscando proporcionar aos acadêmicos um local onde possam ampliar e aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Entende-se, com isso, que a Empresa Júnior configura-se como espaço pedagógico no âmbito do curso de Administração. Dessa forma, considera-se relevante a solicitação de prorrogação do presente projeto.
O ano de 2013 foi um período de intenso trabalho em razão dos compromissos assumidos pela empresa junto à Federação Gaúcha de Empresas Juniores - FEGEJRS, principalmente. A realização do XIV Encontro Gaúcho de Empresas Juniores em Pelotas demandou organização e o amadurecimento de competências aos participantes do projeto. Não obstante, a manutenção das atividades administrativas e de consultoria apontam para a manutenção de um status de reconhecimento e credibilidade da Empresa Júnior e dos alunos de Bacharelado em Administração da UFPel frente ao mercado e às organizações locais, sejam elas de cunho público ou privado.
Justifica-se, também, a presente prorrogação em vista do trabalho desenvolvido pela Empresa junto às organizações da cidade de Pelotas e região por meio de consultorias em diversas áreas, ressaltando-se também os trabalhos desenvolvidos em organização de eventos de cunho acadêmico que contribuem não apenas para o desenvolvimento dos integrantes da equipe de trabalho da Emad Jr., mas servem como retorno aos demais alunos das Universidades e Faculdades locais, entre as quais se destaca a Universidade Federal de Pelotas.
O ano de 2013 foi um período de intenso trabalho em razão dos compromissos assumidos pela empresa junto à Federação Gaúcha de Empresas Juniores - FEGEJRS, principalmente. A realização do XIV Encontro Gaúcho de Empresas Juniores em Pelotas demandou organização e o amadurecimento de competências aos participantes do projeto. Não obstante, a manutenção das atividades administrativas e de consultoria apontam para a manutenção de um status de reconhecimento e credibilidade da Empresa Júnior e dos alunos de Bacharelado em Administração da UFPel frente ao mercado e às organizações locais, sejam elas de cunho público ou privado.
Justifica-se, também, a presente prorrogação em vista do trabalho desenvolvido pela Empresa junto às organizações da cidade de Pelotas e região por meio de consultorias em diversas áreas, ressaltando-se também os trabalhos desenvolvidos em organização de eventos de cunho acadêmico que contribuem não apenas para o desenvolvimento dos integrantes da equipe de trabalho da Emad Jr., mas servem como retorno aos demais alunos das Universidades e Faculdades locais, entre as quais se destaca a Universidade Federal de Pelotas.
Metodologia
O método de trabalho norteador do projeto sustenta-se nos quatro pilares básicos da educação, sugeridos por Delors et al (2000):
- APRENDER A CONHECER: aquisição e domínio de instrumentos de compreensão;
- APRENDER A FAZER: saber por em prática e agir sobre o meio envolvente;
- APRENDER A VIVER JUNTOS: participar e cooperar com outros em todas as atividades humanas; e,
- APRENDER A SER: desenvolvimento completo do indivíduo: espírito e corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal, espiritualidade, ou seja, aprender a formar juízos de valor nas diferentes circunstâncias da vida.
- APRENDER A CONHECER: aquisição e domínio de instrumentos de compreensão;
- APRENDER A FAZER: saber por em prática e agir sobre o meio envolvente;
- APRENDER A VIVER JUNTOS: participar e cooperar com outros em todas as atividades humanas; e,
- APRENDER A SER: desenvolvimento completo do indivíduo: espírito e corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal, espiritualidade, ou seja, aprender a formar juízos de valor nas diferentes circunstâncias da vida.
Resultados Esperados
Instrumentalizar o estudante para o trabalho profissional de excelência na Administração;
Formar o estudante no planejamento, na análise de dados e na obtenção de resultados finais de projetos ligados ao currículo teórico do curso de Administração;
Consolidar uma política gerencial de P&D de produtos e serviços;
Prestar serviços de consultoria e assessoria de qualidade e a baixo custo para potenciais clientes; e,
Estabelecer parcerias com o setor público e privado com vistas ao desenvolvimento social, econômico e ambiental sustentável da região.
Formar o estudante no planejamento, na análise de dados e na obtenção de resultados finais de projetos ligados ao currículo teórico do curso de Administração;
Consolidar uma política gerencial de P&D de produtos e serviços;
Prestar serviços de consultoria e assessoria de qualidade e a baixo custo para potenciais clientes; e,
Estabelecer parcerias com o setor público e privado com vistas ao desenvolvimento social, econômico e ambiental sustentável da região.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALEXANDRE GUIMARÃES FREIRE | 8 | 01/04/2014 | 01/04/2015 |
ALICE DAVESAC GOEBEL | 8 | 01/04/2014 | 01/04/2015 |
ANDRIEL BOHM GOMES | 8 | 01/04/2014 | 01/04/2015 |
ARTUR SODRE BASTOS | 10 | 01/04/2014 | 01/04/2015 |
DAMARIS CHRISTINE PONTES DA SILVA | 10 | 01/04/2014 | 01/04/2015 |
DANIELLY FAGUNDES MACHADO | 10 | 01/04/2014 | 01/04/2015 |
DIANGELI STRADA DE ALMEIDA | 8 | 01/04/2014 | 01/04/2015 |
EDUARDA BRUM ILHA | 8 | 01/04/2014 | 01/04/2015 |
ELIEZER DE SOUZA PIRES | 8 | 01/04/2014 | 01/04/2015 |
FLAVIA BRAGA DE AZAMBUJA | 2 | 01/04/2014 | 07/01/2015 |
FLÁVIA ALMEIDA ITÔ | 8 | 01/04/2014 | 01/04/2015 |
GABRIEL BERNARDINI DE GRANDI | 10 | 01/04/2014 | 01/04/2015 |
HENRIQUE MANTOVANI BALDASSO | 10 | 01/04/2014 | 01/04/2015 |
JANAÍNA DE CARVALHO GUIMARÃES | 8 | 01/04/2014 | 01/04/2015 |
JAÍNE MOTTA SANTANA ABRAHAN | 10 | 01/04/2014 | 01/04/2015 |
JOSIAS MÜLLING FISS | 8 | 01/04/2014 | 01/04/2015 |
KALLÉU SCHMIDT MENDES | 8 | 01/04/2014 | 01/04/2015 |
KELLI VERGARA WATANABE | 10 | 01/04/2014 | 01/04/2015 |
LUCAS HENRIQUE BARCELLOS CASTRO | 8 | 01/04/2014 | 01/04/2015 |
LUIS HENRIQUE FONTANA CIOCCA | 10 | 01/04/2014 | 01/04/2015 |
LUÍSA DA COSTA BRETANHA | 10 | 01/04/2014 | 01/04/2015 |
MAIZA CRISTINA DE SOUZA DE AVILA | 10 | 01/04/2014 | 01/04/2015 |
MARCELO TREVIZANI CABERLON | 8 | 01/04/2014 | 01/04/2015 |
MARINA DIAS DE MACEDO FERREIRA | 8 | 01/04/2014 | 01/04/2015 |
MARTINA HARTWIG STRELOW | 10 | 01/04/2014 | 01/04/2015 |
MATHEUS CORRÊA MATHIAS | 8 | 01/04/2014 | 01/04/2015 |
MATHEUS HENRIQUE PINTO DA SILVA SILVA | 8 | 01/04/2014 | 01/04/2015 |
MICHELE DA SILVA SILVA | 10 | 01/04/2014 | 01/04/2015 |
NATANIEL FONSECA GONCALVES | 8 | 01/04/2014 | 01/04/2015 |
NATHÁLIA VERRUCK TORTOLA | 10 | 01/04/2014 | 01/04/2015 |
NICOLINE PINHEIRO FERNANDES | 8 | 01/04/2014 | 01/04/2015 |
RAFAEL MACENA REIS | 10 | 01/04/2014 | 01/04/2015 |
REGIS MICHELS NAZI | 8 | 01/04/2014 | 01/04/2015 |
RITA DE CÁSSIA NESS | 8 | 01/04/2014 | 01/04/2015 |
THIAGO COSTA DA SILVA | 8 | 01/04/2014 | 01/04/2015 |
VALENTINA FARIAS TRAMONTIN | 8 | 01/04/2014 | 01/04/2015 |