Nome do Projeto
Organização do acervo e da documentação museológica do Museu da UFPel/ Museu do Telefone
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
20/05/2014 - 30/04/2017
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Museologia
Resumo
O projeto aqui colocado se baseia nas premissas do projeto pedagógico do Bacharelado em museologia onde a formação do profissional desta área deve estar calcada no conjunto de observações e reflexões sobre os desafios contemporâneos de um museólogo, sobre o papel que se espera que exerçam os museus na sua relação com a sociedade, sobre as novas expressões que adquirem essas instituições que a muito deixaram de ser apenas locais do exótico e do raro, A finalidade desse projeto é a formação de um museólogo comprometido com a construção do conhecimento, atento e sensível ao trabalho com valor social, e que possa desenvolver uma prática refletida na teoria. Um profissional cujo trabalho seja reconhecido pelo coletivo da instituição e pela sociedade
Objetivo Geral
• Desenvolver o sistema de documentação museológica do Museu da UFPel e do Museu do Telefone
Justificativa
O Presente projeto busca complementar as atividades desenvolvidas em sala de aula e ampliar as possibilidades de práticas para os graduandos em museologia.
O Projeto Pedagógico do curso de Bacharelado em Museologia, é baseado na premissa de que a atuação do museólogo é de natureza multidisciplinar e para o desenvolvimento deste profissional apto as atividades em museus é necessário avaliar as suas competências profissionais principalmente para o trabalho coletivo tanto quanto, as mais propriamente, individuais, uma vez que é um princípio educativo dos mais relevantes. Embora seja mais difícil avaliar competências profissionais do que assimilação de conteúdos convencionais á muitos instrumentos para isso. Nesse sentido, apesar da aplicação de provas ser um método mais recorrente, o curso sempre que possível se vale de outros métodos para a avaliação do aluno, uma delas é o desenvolvimento e o gerenciamento de atividades próprias da profissão através de acompanhamento supervisionado de um professor.
Para desenvolver este tipo de atividade prática, necessidade de disciplinas como: Documentação Museológica e Pratica em Museus I, as quais necessitam de laboratório para o seu desenvolvimento, os quais, ainda, não estão disponíveis na estrutura do ICH, a parceria dos museus da universidade é de extrema importância, viabilizando a prática. Então com este projeto será complementado os conhecimentos discutidos em sala de aula, com a devida experimentação.
Os Museus atendidos por este projeto estão em faze de organização e serão importantes instituições não só da Universidade como da cidade de Pelotas e região possui um acervo riquíssimo para a cultura do RS, necessitando neste momento de um trabalho adequado aos parâmetros da museologia atual, de forma a tornar acessível aos pesquisadores e a comunidade em geral esta importante fonte de pesquisa. E o desenvolvimento deste projeto de ensino em suas dependências permitirá não só um laboratório de ensino para os alunos da museologia, como também capacitará as suas atividades museológicas e os funcionários que ali atuam.
A organização da documentação museológica permitirá a montagem de um sistema de recuperação de informação capaz de transformar as coleções do museu de fontes de informação em fontes de pesquisa científica ou em instrumentos de transmissão de conhecimento. Os instrumentos a serem organizados darão as condições para o eficiente controle, facilitando as atividades de gestão museológicas, assim como um trabalho eficiente e eficaz de comunicação com o publico.
Neste momento em que a lei 11.904 de 14/01/2009 dá aos museus federais prazo para adaptação aos seus parâmetros é de extrema importância que os museus da UFPel organizem a sua documentação museológica, ressaltando, ainda que além das exigências da lei na universidade existe o curso de museologia, que pode nesta nova organização desenvolver um laboratório de ensino, pesquisa e extensão.
O Projeto Pedagógico do curso de Bacharelado em Museologia, é baseado na premissa de que a atuação do museólogo é de natureza multidisciplinar e para o desenvolvimento deste profissional apto as atividades em museus é necessário avaliar as suas competências profissionais principalmente para o trabalho coletivo tanto quanto, as mais propriamente, individuais, uma vez que é um princípio educativo dos mais relevantes. Embora seja mais difícil avaliar competências profissionais do que assimilação de conteúdos convencionais á muitos instrumentos para isso. Nesse sentido, apesar da aplicação de provas ser um método mais recorrente, o curso sempre que possível se vale de outros métodos para a avaliação do aluno, uma delas é o desenvolvimento e o gerenciamento de atividades próprias da profissão através de acompanhamento supervisionado de um professor.
Para desenvolver este tipo de atividade prática, necessidade de disciplinas como: Documentação Museológica e Pratica em Museus I, as quais necessitam de laboratório para o seu desenvolvimento, os quais, ainda, não estão disponíveis na estrutura do ICH, a parceria dos museus da universidade é de extrema importância, viabilizando a prática. Então com este projeto será complementado os conhecimentos discutidos em sala de aula, com a devida experimentação.
Os Museus atendidos por este projeto estão em faze de organização e serão importantes instituições não só da Universidade como da cidade de Pelotas e região possui um acervo riquíssimo para a cultura do RS, necessitando neste momento de um trabalho adequado aos parâmetros da museologia atual, de forma a tornar acessível aos pesquisadores e a comunidade em geral esta importante fonte de pesquisa. E o desenvolvimento deste projeto de ensino em suas dependências permitirá não só um laboratório de ensino para os alunos da museologia, como também capacitará as suas atividades museológicas e os funcionários que ali atuam.
A organização da documentação museológica permitirá a montagem de um sistema de recuperação de informação capaz de transformar as coleções do museu de fontes de informação em fontes de pesquisa científica ou em instrumentos de transmissão de conhecimento. Os instrumentos a serem organizados darão as condições para o eficiente controle, facilitando as atividades de gestão museológicas, assim como um trabalho eficiente e eficaz de comunicação com o publico.
Neste momento em que a lei 11.904 de 14/01/2009 dá aos museus federais prazo para adaptação aos seus parâmetros é de extrema importância que os museus da UFPel organizem a sua documentação museológica, ressaltando, ainda que além das exigências da lei na universidade existe o curso de museologia, que pode nesta nova organização desenvolver um laboratório de ensino, pesquisa e extensão.
Metodologia
As atividades estão planejadas de forma a ter uma interação dos professores, o grupo de alunos e os funcionários, buscando a compreensão e a construção conjunta dos conceitos a partir da experiência de cada um e da bibliografia discutida ao longo do curso em sala de aula. Será conciliada a exposição oral, com a discussão em grupo e a observação e realização de atividades práticas na reserva técnica do museu.
Resultados Esperados
- Desenvolvimento de uma parceria entre duas unidades da UFPel, Departamento de Museologia, Conservação e Restauro (ICH) , Nucleo de Patrimônio Cultural/ Seção de Acervos, Museus e Patrimônio Imaterial);
- Aperfieçomento das atividades pedagógicas do Bacharelado em Museologia;
- Implantação de atividades previstas no PPP do Bacharelado em Museologia;
- Aperfeiçoamento dos processos dos Museus;
- Adequação dos Museus a Lei 11.904 (Estatuto dos Museus);
- Proporcionar novas oportunidades de projetos de extensão e pesquisa.
- Aperfieçomento das atividades pedagógicas do Bacharelado em Museologia;
- Implantação de atividades previstas no PPP do Bacharelado em Museologia;
- Aperfeiçoamento dos processos dos Museus;
- Adequação dos Museus a Lei 11.904 (Estatuto dos Museus);
- Proporcionar novas oportunidades de projetos de extensão e pesquisa.
Indicadores, Metas e Resultados
Este projeto esta em consonância com os objetivos do PPP do bacharelado em Museologia desta universidade, assim como com o estatuto de museus Lei Federal 11.904 que determina as normas e procedimentos para o funcionamento de museus, coleções e acervos de todas as esferas
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANDREA LACERDA BACHETTINI | 2 | 20/05/2014 | 30/04/2017 |
BETTINA AFONSO GARCIA | 4 | 20/05/2014 | 30/04/2017 |
Daiane Insaurriaga Botelho de Souza | 4 | 20/05/2014 | 30/04/2017 |
ELIANA MENEZES DE SOUZA | 4 | 20/05/2014 | 30/04/2017 |
FRANCISCA FERREIRA MICHELON | 2 | 20/05/2014 | 30/04/2017 |
JOÃO PEDRO RODRIGUES DA CONCEIÇÃO | 4 | 20/05/2014 | 30/04/2017 |
JULIANA SABRINE BRAGA ULGUIM | 4 | 20/05/2014 | 30/04/2017 |
KELI CRISTINA SCOLARI | 4 | 20/05/2014 | 30/04/2017 |
LETICIA COUTO CASANOVA | 4 | 20/05/2014 | 30/04/2017 |
MARIANA BOUJADI MARIANO DA SILVA | 4 | 20/05/2014 | 30/04/2017 |
MARLENE MATOS DA FONSECA | 4 | 20/05/2014 | 30/04/2017 |
MATHEUS CRUZ | 4 | 20/05/2014 | 30/04/2017 |
MIRIAM HELEM SOARES FERNANDES | 20 | 20/05/2014 | 30/12/2015 |
MÁRCIO DILLMANN DE CARVALHO | 8 | 20/08/2016 | 01/04/2017 |
NORIS MARA PACHECO MARTINS LEAL | 4 | 20/05/2014 | 30/04/2017 |
PATRÍCIA FERNANDES MATHIAS MORALES | 4 | 20/05/2014 | 30/04/2017 |
Patrícia Cristina da Cruz Sá | 4 | 20/05/2014 | 30/04/2017 |
SAMIRA SOUSA LOPES | 4 | 20/05/2014 | 30/04/2017 |
SIMONE BRONDANI ETCHEVERRI | 4 | 20/05/2014 | 30/04/2017 |
VERA REGINA FIPKE | 20 | 20/05/2015 | 30/12/2015 |