Nome do Projeto
Coleção de Agentes Xilófagos
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
15/05/2014 - 15/05/2015
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Agrárias - Recursos Florestais e Engenharia Florestal - Tecnologia e Utilização de Produtos Florestais
Resumo
A madeira é um dos principais materiais utilizados pelo homem, sendo usada para as mais variadas finalidades. Isto se deve a uma série de fatores que qualifica este matéria-prima, como: suas propriedades físico mecânicas; propriedades isolantes; seu aspecto agradável; sua versatilidade de uso; seu baixo insumo energético; ser proveniente de recurso natural renovável, entre outros aspectos. Apesar de tantos elementos favoráveis para o seu uso, a madeira também apresenta algumas desvantagens, entre elas destaca-se a biodegradação. A madeira, como todo material oriundo de ser vivo, esta sujeita a degradação por agentes biológicos. De acordo com Santini (1988), a susceptibilidade da madeira, sob certas condições de uso, ao ataque de organismos biológicos de destruição, é o inconveniente mais importante, que limita a utilização deste material. Os principais prejuízos do ataque de agentes biológicos de degradação da madeiras são causados por bactérias, fungos, insetos e brocas marinhas (moluscos e crustáceos).

Objetivo Geral

Criação de uma coleção de agentes xilófagos, abrangendo exemplares dos agentes e peças de madeiras danificadas .


Justificativa

O Curso de Engenharia Industrial Madeireira conta no quarto semestre com a disciplina de Biodegradação e Preservação da Madeira. Esta disciplina aborda a ação dos agentes de degradação da madeira, considerando seu comportamento, suas características e formas de controle. Para o desenvolvimento de atividades em aulas práticas e ilustração em aulas teóricas é indispensável constituição de um acervo com exemplares dos agentes de degradação da madeira, particularmente, com os principais agentes que ocorrem na região de Pelotas. Assim como, com amostras de madeiras com o típico ataque de cada grupo de agente xilófago.
Além da disciplina de Biodegradação e Preservação da Madeira, a coleção estará disponível para demais disciplinas correlatas e que tenham necessidade de consulta ou exemplificação de ações de organismos biológicos na degradação da madeira.
Desta forma, a criação da coleção de agentes xilófagos trará suporte didático para a disciplina de Biodegradação e Preservação da Madeira e demais disciplinas relacionadas. Assim como, disponibilizará um acervo para consulta e registro destes biodegradadores da madeira, possibilitando o desenvolvimento de outras ações pedagógicas nesta área de conhecimento.

Metodologia

Será realizado um levantamento de peças de madeiras atacadas por agentes xilófagos. O material será levado ao Laboratório de Biodegradação da Madeira, onde será examinado, e passará por uma triagem. As peças de madeira serão abertas e com auxílio de pinças os agentes xilófagos removidos, catalogados e colocados em recipientes com álcool 70%.
A identificação dos exemplares será realizada por comparação com material já identificado e consulta a bibliografia especifica. Quando necessário o agente xilófago coletado será enviado para especialista para sua identificação. Além dos exemplares de agentes xilófagos a coleção contará com amostras de madeiras atacadas, com a finalidade de caracterizar o tipo e a forma de dano causado por cada agente. O material catalogado será organizado e mantido em pratileiras do Laboratório de Biodegradação da Madeira. Sendo disponibilizado e utilizado em aulas práticas, consultas e em eventos de divlgação e demais atividades relacionadas a biodegração da madeira e a relação ensino aprendizagem.

Resultados Esperados

A partir do desenvolvimento deste projeto espera-se constituir uma coleção de agentes xilófagos, que será utilizada como material didático para a disciplina de Biodegradação e Preservação da Madeira e demais disciplinas que atuem nesta área. Com estabelecimento desta coleção também será possível desenvolver outras ações de cunho didático pedagógico envolvendo atividades práticas e demonstrativas, com exemplares e amostras de agentes xilófagos característicos da região.
Com a disponibilidade e acesso a coleção espera-se contribuir para a qualificação da formação de acadêmicos, sendo a coleção utilizado como importante ferramenta no processo ensino aprendizagem. Assim como, espera-se contribuir com os demais interessados na área de biodegradação da madeira, possibilitando a visualização e melhor entendimento da ações dos agentes xilófagos.

Indicadores, Metas e Resultados

Este Projeto de Ensino foi criado em 2009, com o código na PRG:030.2009. Devido aos satisfatórios resultados obitidos, constatou-se a necessidade de ter de forma permanente a manutenção desse acervo. Entretanto, trata-se de um projeto muito dinâmico, tanto considerando a obtenção de novas amostras e exemplares de indivíduos de agentes de biodegradação, como, com a utilização das peças em atividades de aula e demais consultas e atividades didáticas, muitas das amostras são extraviadas. Com isto, entendeu-se necessário a prorrogação do projeto até o momento. Cabe esclarecer, que o projeto está sendo em caminhado como novo no sistema Cobalto, por orientação da PRG, pois a prorrogação de 2013 não foi solicitada. Embora o projeto, de fato, tenha sido realizado em 2013 e continue em pleno funcionamento.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CÉSAR VINÍCIUS CAVALHEIRO SCHWARTZ2015/05/201415/05/2015
LEONARDO DA SILVA OLIVEIRA415/05/201415/05/2015

Página gerada em 25/04/2024 16:47:24 (consulta levou 0.031398s)