Nome do Projeto
Monitoria em Fisiologia Humana II
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
02/06/2014 - 22/12/2014
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Fisiologia
Resumo
A fisiologia humana é um saber fundamental aos profissionais da área da saúde. Seu conhecimento serve como base para o estudo de áreas médicas específicas como, por exemplo, cardiologia, pneumologia, endocrinologia, etc. Portanto, é uma disciplina de ciência básica da saúde, ministrada nos primeiros semestres da graduação. Tendo em vista sua relevância e complexidade, seu estudo continuado é uma necessidade. Ao longo do curso, os acadêmicos são gradativamente expostos ao ambiente profissional e, cada vez mais, precisam resgatar os conhecimentos básicos. Esses estímulos adicionais reforçam a necessidade do estudo continuado da fisiologia humana. Além do mais, a continuidade possibilitará a esses profissionais uma associação entre a teoria e a prática fisiológica.

Objetivo Geral

Promover a discussão continuada da fisiologia humana e formar monitores para atender alunos de Fisiologia dos diversos cursos da UFPel.

Justificativa

O conhecimento da fisiologia humana é fundamental para o raciocínio lógico na busca do diagnóstico e do tratamento dos pacientes. Nesse sentido, tem se buscado cada vez mais desvendar os mecanismos envolvidos nos diversos sistemas reguladores do organismo humano. Para isso, aprofundar o conhecimento da fisiologia humana, assim como consolidar conceitos clássicos, é de suma importância. Além do mais, o aprimoramento acadêmico capacita os participantes do projeto para atuarem junto aos alunos que estão cursando a disciplina de Fisiologia no departamento, auxiliando-os nos estudos e facilitando o aprendizado dos conteúdos ministrados. Em 2013, foi realizado com sucesso o primeiro projeto de ensino "Monitoria em Fisiologia Humana", sendo que os participantes solicitaram a continuidade do projeto.

Metodologia

Reuniões semanais do grupo, com a seguinte dinâmica:
1. Apresentação de um assunto pelos participantes
2. Questionamentos pelos outros integrantes do grupo
3. Discussão e complementação dos assuntos quando necessário
4. Orientação quanto às formas que podem ser utilizadas para facilitar o aprendizado dos alunos dos diferentes cursos atendidos.

Resultados Esperados

Ao final do projeto, espera-se que os participantes tenham aprimorado seus conhecimentos em fisiologia humana e que tenham conseguido atuar como monitores para alunos dos diferentes cursos de graduação do departamento. Também espera-se que os participantes tenham se tornado mais críticos ao buscarem informações e que tenham se mantido atualizados nos assuntos fundamentais para progressão acadêmica.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
CAREN NOVACK VALLE COELHO402/06/201422/12/2014
DENISE CALISTO BONGALHARDO202/06/201422/12/2014
EDUARDA COUTO PLÁCIDO NUNES402/06/201422/12/2014

Página gerada em 29/03/2024 04:10:40 (consulta levou 0.024133s)