Nome do Projeto
A importância da cartografia no ensino da geografia: o recurso didático como instrumento de ensino- aprendizagem.
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
26/06/2014 - 17/07/2014
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Humanas - Geografia
Resumo
A Geografia quando trabalhada como disciplina escolar nos diferentes níveis de ensino, deve trazer o conjunto de informações e conhecimento de forma prazerosa e dinâmica. Esta questão fica mais complexa quando se aborda a cartografia como conteúdo, dentro da disciplina de Geografia.
Por ser um conteúdo de caráter mais abstrato, os professores nem sempre o desenvolvem de forma completa com seus alunos, deixando aberta uma lacuna, que é carregada até a universidade, tendo como reflexo, inúmeras deficiências como: senso de localização espacial, cálculo de distâncias, lateralidade, leitura dos fenômenos espaciais, dentre outras.
Objetivo Geral
Promover a discussão sobre alternativas de desenvolvimento de atividades voltadas à cartografia escolar, nos diferentes níveis de ensino;
Justificativa
Cientes das dificuldades de desenvolver determinados conteúdos de cartografia nos diferentes níveis de ensino, a presente proposta traz a tona a discussão de várias temáticas que fazem parte da disciplina de Cartografia Geral e Cartografia Temática, desenvolvida no terceiro semestre na turma de Licenciatura em Geografia da UFPel.
Frente à necessidade de buscar caminhos que tornem o conhecimento e o desenvolvimento temas ligados à cartografia, busca-se por meio deste projeto, a elaboração de recursos didáticos voltados à cartografia, como instrumentos de dinamização, concretização do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem.
Simielli, (2000, p. 108), contribui de forma significativa dizendo que, devemos e podemos usar cada vez mais a cartografia em nossas aulas, pois ela facilita a leitura de informações para os alunos e permite um domínio do espaço geográfico.
Por isso, emerge a importância de apontar possibilidades e caminhos para criar ideias e difundi-las no campo da geografia, tendo como tema central a cartografia sistemática e temática.
Frente à necessidade de buscar caminhos que tornem o conhecimento e o desenvolvimento temas ligados à cartografia, busca-se por meio deste projeto, a elaboração de recursos didáticos voltados à cartografia, como instrumentos de dinamização, concretização do conhecimento no processo de ensino-aprendizagem.
Simielli, (2000, p. 108), contribui de forma significativa dizendo que, devemos e podemos usar cada vez mais a cartografia em nossas aulas, pois ela facilita a leitura de informações para os alunos e permite um domínio do espaço geográfico.
Por isso, emerge a importância de apontar possibilidades e caminhos para criar ideias e difundi-las no campo da geografia, tendo como tema central a cartografia sistemática e temática.
Metodologia
Inicialmente, os alunos buscarão o aprofundamento do conhecimento teórico sobre o conteúdo de Cartografia, a partir do desenvolvimento da disciplina de Cartografia Geral e Cartografia Temática, a qual, esta segunda, já vem ocorrendo no semestre letivo.
Em seguida, munidos do conhecimento inicial, definirão um tema específico dentro da Cartografia para elaborar o material didático, destacando a série em que este deverá ser desenvolvido, isto é, a partir do conhecimento adquirido e socializado em aula, os alunos deverão elaborar um plano de atividade, contendo: tema; objetivos; série a ser aplicada a proposta; material necessário para elaborar o recurso didático; procedimentos sobre a elaboração e o desenvolvimento da atividade.
Por fim, como resultado, o material didático elaborado pelos acadêmicos, será exposto no prédio da geografia, para que todos os acadêmicos e professores conheçam as atividades desenvolvidas e que possam servir de sugestão para o desenvolvimento de outros recursos didáticos em Geografia.
Paralelamente, será gerado um banco de dados com todas as informações à respeito do material gerado, o qual será socializado entre os acadêmicos participantes da disciplina e do projeto em questão.
Em seguida, munidos do conhecimento inicial, definirão um tema específico dentro da Cartografia para elaborar o material didático, destacando a série em que este deverá ser desenvolvido, isto é, a partir do conhecimento adquirido e socializado em aula, os alunos deverão elaborar um plano de atividade, contendo: tema; objetivos; série a ser aplicada a proposta; material necessário para elaborar o recurso didático; procedimentos sobre a elaboração e o desenvolvimento da atividade.
Por fim, como resultado, o material didático elaborado pelos acadêmicos, será exposto no prédio da geografia, para que todos os acadêmicos e professores conheçam as atividades desenvolvidas e que possam servir de sugestão para o desenvolvimento de outros recursos didáticos em Geografia.
Paralelamente, será gerado um banco de dados com todas as informações à respeito do material gerado, o qual será socializado entre os acadêmicos participantes da disciplina e do projeto em questão.
Resultados Esperados
Espera-se que, com esta atividade possa-se contribuir com a ampliação e dinamização do conhecimento cartográfico, fazendo com que os acadêmicos, futuros professores, possam sair das disciplinas de cartografia, mais seguros quanto aos conteúdos que irão desenvolver em sala de aula, em qualquer nível de ensino.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ADRIANO LUIS HECK SIMON | 4 | 26/06/2014 | 17/07/2014 |
ALEXANDRE BORGES DE SOUZA | 6 | 26/06/2014 | 17/07/2014 |
ALLAN DE OLIVEIRA DE OLIVEIRA | 5 | 26/06/2014 | 17/07/2014 |
ALLAN DO NASCIMENTO LANGONE | 6 | 26/06/2014 | 17/07/2014 |
Ana Paula Melo Da Silva | 6 | 26/06/2014 | 17/07/2014 |
BIANCA SOUSA BARBOSA ALBUQUERQUE | 6 | 26/06/2014 | 17/07/2014 |
CARINA GRAOSQUE XAVIER | 6 | 26/06/2014 | 17/07/2014 |
CAROLINE TAPIA BUENO | 6 | 26/06/2014 | 17/07/2014 |
CLÁUDIO BRAYER GAZAL | 6 | 26/06/2014 | 17/07/2014 |
Clea Menna Pinto | 6 | 26/06/2014 | 17/07/2014 |
CÍNTIA ALESSANDRA DA SILVA VAZ | 6 | 26/06/2014 | 17/07/2014 |
DOUGLAS BORBA CAVALHEIRO | 6 | 26/06/2014 | 17/07/2014 |
EDUARDO BARBACHAN DUBREUILH BORBA | 6 | 26/06/2014 | 17/07/2014 |
EMELLI DA SILVA MOREIRA | 6 | 26/06/2014 | 17/07/2014 |
FABRÍCIO RAUBACH MENA | 6 | 26/06/2014 | 17/07/2014 |
FERNANDA DO AMARAL BURKERT | 6 | 26/06/2014 | 17/07/2014 |
FLÁVIO BALDEZ LEAL | 6 | 26/06/2014 | 17/07/2014 |
GUINTER SCHEUNEMANN | 6 | 26/06/2014 | 17/07/2014 |
IZABEL CRISTINA DOS SANTOS DA SILVA VICTORIA | 6 | 26/06/2014 | 17/07/2014 |
JOSIANE SILVEIRA SILVEIRA | 6 | 26/06/2014 | 17/07/2014 |
José Luiz Lourenço Ribeiro | 6 | 26/06/2014 | 17/07/2014 |
LEONARDO DA SILVA SACCO | 6 | 26/06/2014 | 17/07/2014 |
LEONIR BAADE DA SILVA | 6 | 26/06/2014 | 17/07/2014 |
LIZ CRISTIANE DIAS | 4 | 26/06/2014 | 17/07/2014 |
LUCAS SERPA DA SILVA | 6 | 26/06/2014 | 17/07/2014 |
LUIS EDUARDO AKIYOSHI SANCHES SUZUKI | 6 | 26/06/2014 | 17/07/2014 |
LUIZ EDUARDO AMARAL DE MOURA | 6 | 26/06/2014 | 17/07/2014 |
LUZIANE FARIAS NUNES | 6 | 26/06/2014 | 17/07/2014 |
Luis Carlos Moreira Braga | 6 | 26/06/2014 | 17/07/2014 |
MARIANA ALVES NUNES DODE | 6 | 26/06/2014 | 17/07/2014 |
MARINA FRECHOU AIRES | 6 | 26/06/2014 | 17/07/2014 |
NEUZA PACHECO VALADÃO | 6 | 26/06/2014 | 17/07/2014 |
PALOMA CARDOZO FERNANDES | 6 | 26/06/2014 | 17/07/2014 |
PATRICIA REICHOW OTTO | 6 | 26/06/2014 | 17/07/2014 |
PAULO SÉRGIO WIEGAND | 6 | 26/06/2014 | 17/07/2014 |
QUELI REJANE DA SILVA KONZGEN | 6 | 26/06/2014 | 17/07/2014 |
RAFAEL DE MOURA DA CRUZ | 6 | 26/06/2014 | 17/07/2014 |
RAISSA BRUM GONÇALVES DE AVILA | 6 | 26/06/2014 | 17/07/2014 |
ROGER RODRIGUES BIALVES | 6 | 26/06/2014 | 17/07/2014 |
ROSANE SANTOS DA SILVEIRA | 6 | 26/06/2014 | 17/07/2014 |
ROSANGELA LURDES SPIRONELLO | 6 | 26/06/2014 | 17/07/2014 |
SILVANA NUNES ALVES | 6 | 26/06/2014 | 17/07/2014 |
TAMIRIS LIPORAIS | 6 | 26/06/2014 | 17/07/2014 |
THAIANE CECILIA LIMA FERREIRA | 6 | 26/06/2014 | 17/07/2014 |
TIERRE DE OLIVEIRA CANEZ | 6 | 26/06/2014 | 17/07/2014 |
VALMIRO DA SILVA LANGE | 6 | 26/06/2014 | 17/07/2014 |
VICTOR ÁLVARO CUELLO FALERO | 6 | 26/06/2014 | 17/07/2014 |