Nome do Projeto
Teatro na sala de aula - procedimentos transdisciplinares a partir de práticas com o jogo e de exploração de teatralidade
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
16/06/2014 - 30/09/2014
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes
Resumo
O objetivo principal desse projeto é o de oferecer uma atividade complementar na área do teatro na educação para estudantes do curso de Licenciatura em Educação do Campo à Distância da UFPel. O referido curso forma estudantes para atuar no ensino fundamental de escolas localizadas no meio rural e rururbano. Entende-se que o teatro, particularmente o jogo e a exploração de teatralidade, é uma área do conhecimento que tem como principal função o desenvolvimento da imaginação e da criatividade. Com essa premissa o projeto propõe uma rotina de estudo semanais de artigos que contenham procedimentos e metodologias de teatro na sala de aula, bem como as possibilidade de interação com conteúdos e programas das mais diversas disciplinas e campos do conhecimento presentes na escola.

Objetivo Geral

- Desenvolver grupo de estudos por meio da plataforma do moodle com estudantes do curso de Educação do Campo à Distância da UFPel acerca de temas de teatro e educação.

Justificativa

A relação do teatro com a sala de aula tem sido estudada no Brasil há mais de meio século. Desses estudos muitos foram comprovadamente adequados a aprendizagens de diversos conteúdos de modo lúdico e com grande impacto nas vidas dos estudantes. A justificativa para o desenvolvimento de um projeto de ensino com estudantes da Licenciatura em Educação do Campo à Distância deve-se ao fato de que: 1. os estudantes de Educação do Campo à Distância tem pouco contato com estudos específicos de pedagogia teatral e o projeto pode abrir possibilidades para que esses estudantes diversifiquem suas metodologias; 2. O conhecimento sistemático em teatro em Pelotas é parte da tradição, contudo o dado específico "pedagogia teatral, tem sido desenvolvido apenas nos últimos anos com a criação do curso de teatro. Desenvolver um projeto para esses estudantes significa também contribuir para a a divulgação dos conhecimentos produzidos no âmbito do ensino presencial da UFPel. e, 3. Por se tratar de uma licenciatura à distância, o projeto cumprirá o papel de estabelecer novos parâmetros para a formação dos estudantes - futuros docentes - da educação básica do Rio Grande do Sul e com isso a UFPel cumpre com sua responsabilidade social garantindo o acesso a esse conhecimento específico.

Metodologia

A metodologia do presente projeto se compõe de: 1. estudos, via moodle, de textos sobre teatro na escola, teatro na comunidade e pedagogia do teatro em contextos educacionais (artigos, resenhas e capítulos de livros, dissertações e teses disponíveis na internet); 2. Análise vídeos de espetáculos importantes para o entendimento da linguagem teatral; e. 3. criação de blog por cada participante do projeto para acompanhamento e avaliação dos resultados por parte da equipe ministrante.

Resultados Esperados

O principal resultado é a divulgação de blogs dos participantes com o trajeto de aprendizagem sobre o teatro na sala de aula com ênfase em procedimentos e metodologias. O impacto desse projeto tem relação direta com a oportunidade oferecida para estudantes à distância da UFPel conhecerem possibilidades do teatro na sala de aula e, com isso, qualificar seus trajetos pessoais como professores do ensino básico do Rio Grande do Sul.

Indicadores, Metas e Resultados

Receberão certificados apenas os estudantes que cumprirem 100% de aproveitamento.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ADRIANO MORAES DE OLIVEIRA416/06/201430/09/2014
ALICIANE FARIAS DA SILVA416/06/201430/09/2014
ALINE PIZZIO FERREIRA416/06/201430/09/2014
Andréia Goulart Colbeich Molinelli416/06/201430/09/2014
CARINE PIZZIO FERREIRA416/06/201430/09/2014
CARLOS EDUARDO PEROLA216/06/201430/09/2014
CATIANE VEIGA DA ROSA416/06/201430/09/2014
CLÁUDIA GOULART DE PAULA SANTELMO416/06/201430/09/2014
CRISTIANE SILVEIRA MARTINS416/06/201430/09/2014
CRISTIANE WAZLAWICK416/06/201430/09/2014
CÉLIA DIAS DA COSTA416/06/201430/09/2014
EDITE MARIA MACHRY REISDÖRFER416/06/201430/09/2014
ELIANI SCHNEIDER FIUZA MACHADO416/06/201430/09/2014
ESTELA DIAS DE VARGAS416/06/201430/09/2014
FERNANDA COLOMBO416/06/201430/09/2014
FERNANDA DA ROCHA416/06/201430/09/2014
FLAVIANE DA SILVEIRA SARAIVA416/06/201430/09/2014
GUNTHER TESCHKE416/06/201430/09/2014
Gleris Mirian da Silva da Silveira416/06/201430/09/2014
HELENA TEREZINHA DOS SANTOS ALVES416/06/201430/09/2014
INÊS CERENTINI FARIAS416/06/201430/09/2014
JANAINA FERREIRA MARQUES416/06/201430/09/2014
JULIANE GARCIA ROSA416/06/201430/09/2014
LIANE ANA PÖTTER416/06/201430/09/2014
LUCIANE SANTOS DE SOUZA416/06/201430/09/2014
MARA LISIANE OCAÑA COELHO416/06/201430/09/2014
MARIA ANTONIA SILVA DA CONCEIÇÃO416/06/201430/09/2014
MARILEI WITTMANN416/06/201430/09/2014
MARLENE DE LIMA CORRÊA416/06/201430/09/2014
MARLISE TERESINHA STRIEDER416/06/201430/09/2014
NELCI FOLETTO FIUZA416/06/201430/09/2014
NEREU DA SILVA PINHEIRO416/06/201430/09/2014
PATRICIA FREITAS DE MELO416/06/201430/09/2014
ROGÉRIO MEDEIROS MADRUGA416/06/201430/09/2014
ROSA MARIA MORSCHEL SMANIOTTO416/06/201430/09/2014
ROSE ADRIANA ANDRADE DE MIRANDA116/06/201430/09/2014
SHAIANE BORGES PASCUAL416/06/201430/09/2014
SIBÉLE DA VEIGA PINHEIRO416/06/201430/09/2014
SIDINÉIA SOUZA FERREIRA416/06/201430/09/2014
SILVANA SILVEIRA DA COSTA416/06/201430/09/2014
TAMARA SILVEIRA DOS SANTOS416/06/201430/09/2014
TANARA CATIELI PRETTO416/06/201430/09/2014
VANDA DONINI NEVES416/06/201430/09/2014
VIRGÍNIA SALETE BARCELOS LEMES416/06/201430/09/2014
VIVIANE FAMIL LEITE416/06/201430/09/2014
ZENAIDE BEATRIZ RATZLAFF416/06/201430/09/2014

Página gerada em 29/03/2024 08:21:28 (consulta levou 0.052495s)