Nome do Projeto
Jogos didáticos em Histologia: um aprendizado divertido
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
30/07/2014 - 31/12/2014
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Biológicas - Morfologia
Resumo
No estudo dos organismos a partir da perspectiva microscópica, podemos distinguir três diferentes aspectos: (1) como são realmente todos os componentes microscópicos do organismo, (2) o conjunto das imagens obtidas das lâminas histológicas, utilizando diferentes técnicas histológicas e, finalmente, (3) o conceito de órgãos e seus modelos histológicos, objeto real da Histologia. A explanação acima visa provar que o objeto real da Histologia não é apresentado aos olhos do aluno. As informações disponibilizadas na forma de conceito de órgãos e de modelos histológicos são obtidas, basicamente, a partir da interpretação que se faz das imagens histológicas. Esta distinção em aspectos diferentes, apesar de sua evidência, não é levada em consideração com frequência. ELIAS (1971) sinalizou a tendência desse fato como uma das causas da perpetuação de erros sobre a real estrutura microscópica do organismo, o que implica em uma grave desvantagem do ponto de vista didático. A noção de tecido continua sendo uma ferramenta imprescindível para conhecer a estrutura microscópica do organismo e sua relação com a função e a patologia. De maneira didática e do ponto de vista pedagógico, existem vários motivos para realizar uma sistematização dos componentes histológicos do organismo. Em um curso prático de Histologia, os alunos devem adquirir as seguintes habilidades: (1) reconhecer as características microscópicas das principais células, tecidos e órgãos do corpo, (2) conhecer, de forma elementar, a relação entre a estrutura microscópica e sua função, e (3) familiarizar-se com o aspecto microscópico normal das células, tecidos e órgãos em diferentes condições – atividade funcional, mudanças durante o desenvolvimento, erros técnicos, e condições patológicas (Cowdry e Finerty, 1960). A questão é: como adquirir essas habilidades? Em um curso de Histologia tradicional, o método para aprender a reconhecer as estruturas microscópicas, consiste em fornecer ao aluno: (1) um microscópio, (2) um conjunto de lâminas histológicas, e (3), material descritivo, como um guia de apoio ou livro texto. O aluno, então, necessita dedicar um tempo memorizando as imagens histológicas, o que ocorre pela repetição da observação (Cowdry e Finerty, 1960; Stinson e Smith, 1968). Este também deve relacionar a forma das estruturas microscópicas com a função desempenhada pelas mesmas (Hightower, Boockfor et al., 1999). Este método tem se mostrado eficaz ao longo de várias décadas. Entretanto, em virtude da revolução digital que vem ocorrendo nas últimas décadas, novas ferramentas têm sido aplicadas no ensino de Histologia. O uso de softwares, que auxiliam os estudos nos microscópios de luz, é uma tecnologia emergente em educação (Heidger, Dee et al., 2002). A utilização de imagens digitais nos cursos de Histologia tem se demonstrado eficaz para o ensino, quando aplicada como ferramenta auxiliar do microscópio de luz (Krippendorf e Lough, 2005). Os atlas histológicos virtuais fornecem ao estudante imagens de alta qualidade e permitem ainda o acesso remoto após o período de aula, favorecendo estudos mais dinâmicos e estimulantes (Blake, Lavoie et al., 2003).Tradicionalmente, a aprendizagem para identificar as imagens histológicas é baseada na sua observação repetitiva, o que torna muitas vezes o estudo desinteressante e cansativo para os alunos que, no seu dia a dia, convivem com novas tecnologias. Existe, portanto, um descompasso entre a forma tradicional do aluno se apropriar dos conceitos histológicos e a realidade diversa encontrada por ele nas mais variadas situações cotidianas. A utilização de jogos virtuais de Histologia proporciona uma aproximação com as novas tecnologias, o que vem sendo utilizado em muitos sites, incluindo Universidades, como: http://www.histology-world.com/ http://quizlet.com/2621787/histology-lab-photo-quiz-flash-cards/ http://www.purposegames.com/game/ec525e4d59 http://msjensen.cehd.umn.edu/webanatomy/histology/hist_general_histology_1_s.htm (Universidade de Minesotta) http://www.funtrivia.com/playquiz/quiz2564101d5b538.html http://www.cafepress.com/+histology+puzzles http://www.histology.leeds.ac.uk/tissue_types/epithelia/quiz/index.php http://online.santarosa.edu/homepage/lgreen/HistologyWebsiteList.pdf Ao pensarmos nos primeiros jogos eletrônicos, é comum lembrarmos de games convencionais, como fitas de Atari, Nintendo ou os primeiros CDs para o PlayStation ou PC. Mas os jogos eletrônicos atuais podem ir muito além da função de divertir e entreter. Podem ser utilizados como ferramentas educacionais e simuladores. Assim, a Universidade deve buscar formas eficientes para tornar o aluno interessado, capacitado e estimulado a usar os conhecimentos de Histologia, construindo uma dinâmica entre a teoria e a prática, entre o concreto e o abstrato, através de jogos diversos. Na USP de São Carlos, o professor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), Seiji Isotani, tem um interesse especial no uso de jogos na educação. Segundo Isotani, “Gameficar a educação é utilizar de técnicas de jogos para tornar a educação mais interessante e motivar os alunos. A ideia é que possamos utilizar os jogos para fazer com que inicialmente o aluno fique com a motivação extrínseca, mas que depois ele internalize e entenda que aquilo está fazendo bem pra ele, e não precise mais de algo em troca para aprender”. Isotani explicou que esse tipo de ferramenta ganhará cada vez mais espaço de destaque nas salas de aula, pois o uso da técnica de jogos já está invadindo todas as áreas. Um exemplo são as milhagens, muitas vezes as pessoas não percebem porque as companhias aéreas utilizam este sistema. Ao acumular milhagem, elas ganham alguns benefícios. “São técnicas de jogos, que vão entrar no ambiente escolar de qualquer forma”, afirmou. O ensino da Histologia deve basear-se num modelo pedagógico moderno e atualizado. Destaca-se a frase citada acima para podermos abrir uma calorosa discussão sobre os caminhos trilhados pelo ensino da Histologia, a forma como é, como deveria ser e algumas ferramentas que podem ser usadas para equilibrar o processo de ensino e da aprendizagem. Para isso, torna-se importante lembrar que, na maioria das Universidades do país, o processo educativo ainda adota o modelo tradicionalista e a “rigidez” característica da maioria dos professores desta disciplina. As aulas ainda são expositivas e alicerçadas no acúmulo de informações e imagens, o contato entre professor e aluno é feito de maneira vaga e casual. Diante disso, a criação de um site com jogos didáticos de Histologia, que podem ser acessados remotamente, pode contribuir para minimizar as carências em relação à falta de disponibilidade do laboratório em horários extraclasse. Com isso, buscamos também estimular o interesse dos alunos pela microscopia. A utilização de mais esta ferramenta pretende aguçar a curiosidade científica e incentivá-los a buscar novos conhecimentos, ou seja, estimulá-los a fazer pesquisa.

Objetivo Geral

OBJETIVO GERAL
Auxiliar os alunos que estiverem em processo de avaliação nas disciplinas de Histologia, possibilitando que os professores cadastrado possam acompanhar o desempenho de seus alunos e identificar quaisquer falhas no processo de aprendizado e/ou avalição

Justificativa

Durante as disciplinas de Histologia Geral e Especial observamos as dificuldades enfrentadas pelos alunos em relação aos estudos extraclasse. No segundo semestre do ano de 2012, o Departamento de Morfologia da UFPel adquiriu um aparelho de captura de imagens, o qual está acoplado a um microscópio de luz, oportunizando a captura de imagens dos tecidos observados durante a aula prática. Dessa forma, poderemos capturar as imagens das lâminas e transformá-las em jogos do tipo quebra-cabeça, jogos de memória, palavras cruzadas, leilão de perguntas, jogo dos 7 erros, possibilitando aos alunos uma nova forma de aprendizado em Histologia fora das dependências do Laboratório de Microscopia.
A criação de um site com jogos de Histologia surgiu da percepção de quatro aspectos considerados importantes pelos professores desta disciplina, que são:

I. Necessidade de um material didático disponível em um ambiente diferente do laboratório de Microscopia, não necessitando de um aparato inacessível a maioria dos alunos, e que permita que esses possam adequar melhor os horários de seus estudos. Assim, a introdução de jogos como forma de estudo pretende enriquecer a aprendizagem da Histologia.

II. Os vários tipos de jogos funcionam como uma forma de ampliar a metodologia de ensino utilizada por essa disciplina. O conjunto de ideias (texto, desenho esquemático e finalmente imagens histológicas) são elementos de um método de ensino que vem sendo aplicado durante as aulas práticas pelos professores dessa disciplina, o qual poderá ser beneficiado com a introdução de uma nova ferramenta - os jogos.

III. Durante o tempo em que não estiver presente no laboratório de Histologia, o aluno poderá exercitar seus conhecimentos aprimorando sua interpretação dos componentes teciduais juntamente com os esquemas e descrições já disponibilizados pela disciplina.

IV. As mudanças tecnológicas e a acessibilidade facilitada a estas ferramentas pela população têm afetado diretamente os materiais pedagógicos. O uso de livros digitais favorece o acesso dos conteúdos através de materiais gratuitos e disponíveis, em qualquer lugar onde o estudante esteja, influenciando diretamente no nível de aprendizado desse aluno. Além do mais, a aplicação dessas ferramentas modernas de ensino, como os jogos eletrônicos, permite a translação de conteúdos classicamente estudados em livros impressos para o mundo digital (ex. computadores de mesa, portáteis e tablets, telefones celulares), podendo despertar um maior interesse dos estudantes, os quais estão cada vez mais expostos a essas tecnologias.

Metodologia

O desenvolvimento do site com jogos sobre o conteúdo de Histologia Geral e Especial ocorrerá em quatro fases: (I) captura e seleção de imagens histológicas, (II) transformar essas imagens em jogos e (IV) publicação.

I. Captura das imagens
Inicialmente, os professores e alunos envolvidos no projeto selecionarão um conjunto de secções histológicas do acervo do laboratório de Histologia do Instituto de Biologia da UFPel, compreendendo todos os tecidos e órgãos estudados nas disciplinas de Histologia.
As lâminas selecionadas serão estudadas e suas imagens capturadas pela câmera Moticam 5, 5.0mp (Motic®, Inc) acoplada ao microscópio Nikon Eclipse E200, sendo finalmente armazenadas em um computador conectado ao sistema, presente no Laboratório de Histologia do Instituto de Biologia da UFPel. Serão capturadas pelo menos 60 imagens distintas, representativas de todos os tecidos a serem descritos.

II. Elaboração dos jogos
As imagens histológicas serão adaptadas para os jogos usando todas as mídias disponíveis (HTML, Flash, PHP, Power Point, Moodle, Cobalto, etc.). Além dos jogos fornecidos, serão recomendadas leituras adicionais para estudos mais detalhados do conteúdo apresentado.

III. Montagem e formatação
Após o término da elaboração dos jogos, o site será formatado. Os jogos irão abranger quinze capítulos, segmentados na seguinte ordem:

HISTOLOGIA GERAL
A. Tecido Epitelial:
i. Tecido Epitelial de Revestimento (tecido epitelial de revestimento simples pavimentoso, cúbico e colunar, tecido epitelial de revestimento pseudo-estratificado cilíndrico ciliado com células caliciformes, tecido epitelial de revestimento estratificado pavimentoso não-queratinizado, tecido epitelial de revestimento estratificado pavimentoso queratinizado, tecido epitelial de revestimento de transição ou polimorfo)
ii. Tecido Epitelial Glandular (glândula exócrina unicelular: célula caliciforme, tecido epitelial glandular exócrino tubular simples, tecido epitelial glandular exócrino tubular simples enovelado, tecido epitelial glandular exócrino acinar simples, tecido epitelial glandular exócrino acinar composto, tecido epitelial glandular exócrino túbulo-acinar composto, tecido epitelial glandular endócrino folicular ou vesicular, tecido epitelial glandular endócrino cordonal)
B. Tecido Conjuntivo
i. Tecido Conjuntivo Propriamente Dito (fibroblasto e fibrócito, linfócito, plasmócito, macrófago, fibras colágenas, fibras elásticas, fibras reticulares, tecido conjuntivo frouxo, tecido conjuntivo denso não-modelado, tecido conjuntivo denso modelado )
ii. Tecido Mucoso
iii. Tecido Reticular
iv. Tecido Adiposo (Tecido Adiposo Unilocular e Multilocular)
v. Tecido Cartilaginoso (Cartilagem Hialina, Elástica e Fibrosa)
vi. Tecido Ósseo (Tecido ósseo primário e secundário, ossificação endocondral e intramembranosa)
vii. Tecido Sanguíneo (hemácias, leucócitos e plaquetas)
C. Sistema Nervoso
i. Sistema Nervoso Central (medula espinhal, astrócito, córtex cerebelar e neurônio piramidal)
ii. Sistema Nervoso Periférico (nervo, gânglio do sistema nervoso autônomo e gânglio do sistema mioentérico)
D. Tecido Muscular
i. Tecido Muscular Estriado Esquelético
ii. Tecido Muscular Estriado Cardíaco
iii. Tecido Muscular Liso
HISTOLOGIA ESPECIAL
A. Sistema Imunitário e Órgãos Linfáticos:
i. Timo
ii. Linfonodos
iii. Baço
iv.Tecido linfático associado as mucosas
v. Tonsilas
B. Trato Digestivo
i.Cavidade Oral
ii. Esôfago
iii. Estômago
iv. Intestino Delgado
v. Intestino Grosso
vi.Apêndice
C. Órgãos Associados ao Trato Digestivo
i. Glândulas Salivares
ii. Pâncreas
iii. Fígado
iv. Trato Biliar
v. Vesícula Biliar
D. Aparelho Respiratório
i.Traquéia
ii. Pulmão
iii. Pleura
E. Pele e Anexos
i. Epiderme
ii. Derme
iii. Hipoderme
iv. Receptores Sensoriais da Pele
v. Pêlos
vi. Unhas
vii. Glândulas da Pele
F. Aparelho Urinário
i. Rim
ii. Bexiga e Vias Urinárias
G. Glândulas Endócrinas
i. Hipófise
ii. Adrenais
iii. Ilhotas de Langerhans
iv. Tireóide
v. Glândula Pineal
H. Aparelho Reprodutor Masculino
i. Testículos
ii. Ductos Genitais extratesticulares
iii. Glândulas Acessórias
iv. Pênis
J. Aparelho Reprodutor Feminino
i.Ovários
ii. Tuba Uterina
iii. Útero
iv. Vagina
v.Glândula Mamária
L. Sistemas Fotorreceptor e Audiorreceptor
i. Sistemas Fotorreceptor
ii. Aparelho auditivo ou órgão Vestíbulo-coclear


IV. Publicação

Após o termino da formatação e da revisão dos conteúdos, o site com os jogos será disponibilizado de forma gratuita em site e na plataforma Moodle.

Resultados Esperados

Os professores acreditam que o site cumprirá o papel de difundir conhecimento para todos os acadêmicos de Histologia, além dos alunos da UFPel.
Esperamos que esta publicação possa colaborar na superação das dificuldades enfrentadas pelos alunos durante os cursos de Histologia, principalmente no quesito preparação para provas.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
BIANCA DE ANDRADES MANJABOSCO401/09/201415/12/2014
LAURA BEATRIZ BOTAFOGO DE OLIVEIRA230/07/201431/12/2014
LETÍCIA SALOMÃO HIRSCH401/09/201415/12/2014
LUIZ FERNANDO MINELLO230/07/201431/12/2014
LUZIA HALLAL DUVAL230/07/201431/12/2014
MARIA CAROLINA MADRUGA CORRAL401/09/201415/12/2014
MARIA GABRIELA TAVARES RHEINGANTZ230/07/201431/12/2014
RAFAEL GIANELLA MONDADORI230/07/201431/12/2014
ROSANGELA FERREIRA RODRIGUES230/07/201431/12/2014
SANDRA MARA DA ENCARNACAO FIALA RECHSTEINER230/07/201431/12/2014
THAÍS GIODA NORONHA401/09/201415/12/2014

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