Nome do Projeto
CONFECÇÃO DE LIVROS DE FENÔMENOS DE TRANSPORTE
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
10/06/2015 - 24/05/2016
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Física
Resumo
Este Projeto de Ensino está sendo proposto por dois professores doutores do CEng, responsáveis pela disciplina ‘Fenômenos de Transporte’ que é ministrada para os Cursos de Engenharia Geológica e Engenharia de Petróleo. Os livros, foco deste projeto, poderão também ser utilizados pelos Cursos de Controle e Automação e Engenharia de Produção que possuem esta disciplina sob regência de outros professores. Os professores proponentes deste projeto são PhD em Engenharia, tendo trabalhado com esses conteúdos praticamente desde o início de suas carreiras docentes na UFPel, o que ultrapassa 20 anos de exercício de docência, atualmente. As disciplinas por eles ministradas abordam os assuntos tratados, ou se interrelacionam com eles. Em vista disto, os professores pretendem, juntamente com alunos da graduação, organizar um material didático que possa ser de fácil acesso e prático, para uso dos acadêmicos na disciplina de mesmo nome ou similares, e servindo de base para outras disciplinas por se tratar de um conteúdo já semi-profissionalizante, ou seja, com algumas aplicações práticas diretas.

Objetivo Geral

Publicar um livro teórico que aborde os conteúdos para conhecimento dos Fenômenos de Transporte e seus aspectos correlatos com a área das Engenharias e um outro livro de exercícios resolvidos que consolida os conhecimentos teóricos.

Justificativa

O texto a ser desenvolvido no livro de Fenômenos de Transporte pretende possibilitar aos alunos adquirirem conhecimentos desta área da física e suas aplicações de modo simplificado.
Os capítulos a serem desenvolvidos tratarão dos fundamentos dos Fenômenos de Transporte, de alguns sistemas de unidades de medida das grandezas tratadas, com riqueza de gráficos e ilustrações para fácil compreensão.
A proposta didática de publicar o livro de Fenômenos de Transporte em dois volumes separados baseia-se na didática adotada na sala de aula, prevista no plano de ensino da disciplina, na qual os alunos podem utilizar o livro texto como consulta durante as provas, que versam sobre a solução de exercícios. Portanto, o livro de exercícios resolvidos é utilizado apenas como apoio durante o estudo das estratégias de solução dos mesmos em aulas de exercícios e para estudos em casa. Por isso, deve ser impresso em volume à parte, independente e com um subtítulo de ‘exercícios resolvidos’.
Esta proposta já foi testada na disciplina de Termodinâmica e Transferência de Calor, dos Cursos de Engenharia Agrícola e Engenharia Industrial Madeireira, em 2003, com a primeira edição de um livro texto, e a partir de 2010 com a publicação do volume de exercícios resolvidos. Esta experiência foi exitosa e os professores pretendem repeti-la com a disciplina de Fenômenos de Transporte.

Metodologia

Serão consultados diversos livros e materiais que abordam o assunto, além de artigos científicos sobre o tema. Serão traduzidos, adaptados e reescritos conteúdos de interesse para constarem no livro.
O livro será escrito capítulo a capítulo por ambos os autores, sendo que cada um irá revisar todos os capítulos e sugerir possíveis correções, complementações ou modificações.
O material será revisado pelos alunos envolvidos na equipe, que farão uma leitura crítica sobre o entendimento e clareza do material produzido, por já terem cursado disciplina semelhante.
O livro produzido terá ISBN e será direcionado à comunidade das Engenharias. Seu conteúdo será dividido em oito (8) capítulos que contemplam os diversos assuntos pertinentes ao tema. Capítulo 1: Propriedades termodinâmicas; Capítulo 2: Conservação da energia; Capítulo 3: Relações energéticas; Capítulo 4: O gás perfeito; Capítulo 5: Processos termodinâmicos; Capítulo 6: Transmissão de calor; Capítulo 7: Hidrostática; Capítulo 8: Hidrodinâmica.
Este material será organizado e será disponibilizado em formato impresso para servir de subsídio aos alunos que cursam a disciplina e poderá também ser utilizado por outros estudantes e profissionais interessados nessa área.
Pretende-se que seja publicado em dois volumes, em formato A5, com ISBN: um na forma de livro texto para uso em aula e outro de exercícios resolvidos como apoio na solução de exercícios propostos.

Resultados Esperados

Ao concluir este projeto, os alunos dos Cursos de Engenharia Geológica e Engenharia de Petróleo terão à sua disposição um material prático, conciso, direcionado e de baixo custo, para ser utilizado como livro texto e livro de exercícios da disciplina e Fenômenos de Transporte.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
AMAURI GRAVA BRAZIL JUNIOR110/06/201524/05/2016
AUGUSTO HENRIQUE MACIEL SILVA222/03/201624/05/2016
BERNARDO RODRIGUES PEREIRA222/03/201624/05/2016
CARLOS ALBERTO SILVEIRA DA LUZ410/06/201524/05/2016
LAURO SOARES RIBEIRO110/06/201524/05/2016
MARIA LAURA GOMES SILVA DA LUZ410/06/201524/05/2016
SAMOEL GIEHL222/03/201624/05/2016

Página gerada em 28/03/2024 06:04:52 (consulta levou 0.046394s)