Nome do Projeto
Mostra de ensaios e resultados obtidos em disciplinas práticas do Curso de Conservação e restauro
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
15/09/2014 - 19/12/2014
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Museologia
Resumo
A compreensão dos mecanismos de alteração dos materiais do patrimônio repousa na aquisição de conhecimentos oriundos da experimentação in situ e em laboratório. Este projeto consiste em uma exposição dos trabalhos desenvolvidos nas disciplinas Introdução à Conservação e Restauro de Bens Culturais de Metal, Introdução à Conservação e Restauro de Materiais Cerâmicos, Introdução à Conservação e Restauro de Materiais Pétreos e Materiais e Técnicas de Bens Culturais II, ministradas durante o primeiro semestre de 2014 no curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis.
A mostra pretende divulgar os trabalhos realizados pelos alunos, que são produto de ensaios de pesquisa e experimentação de materiais associados tanto à deterioração quanto à conservação de bens culturais.
A importância da prática experimental e análise comparativa é fundamental para o fomento da abordagem científica da área de Conservação e Restauro no Brasil. A associação entre teoria e prática só é possível com exercícios que estimulam a habilidade motora e apresentação das características físico-químicas constituintes dos suportes e materiais artísticos e dos resultados de cada etapa dos tratamentos que são ensinados.
Objetivo Geral
Apontar a abordagem de pesquisa científica em conservação-restauração entre o corpo discente.
Justificativa
A proposta aqui apresentada justifica-se pela necessidade dos trabalhos realizados nos laboratórios serem compartilhados com a comunidade acadêmica. Considera-se que o conhecimento adquirido e os resultados obtidos pelos alunos ao desenvolverem seus trabalhos devem ser compartilhados e transpor os limites das salas de aula e dos laboratórios, proporcionando a outros discentes a apropriação desses conhecimentos e resultados de pesquisa.
Metodologia
Os ensaios desenvolvidos nas disciplinas optativas Introdução à Conservação e Restauro de Bens Culturais de Metal, Introdução à Conservação e Restauro de Materiais Cerâmicos, Introdução à Conservação e Restauro de Materiais Pétreos e Materiais e Técnicas de Bens Culturais II serão expostos no saguão do prédio denominado “Campus Lobo da Costa”, durante duas semanas consecutivas no formato de uma Mostra onde a comunidade acadêmica poderá observar o produto obtido durante o desenvolvimento destas disciplinas, cursadas no primeiro semestre de 2014.
Apoiados por cartazes e/ou banners explicativos, os objetos que receberam tratamentos durante a realização das disciplinas, serão acompanhados por descrição de procedimentos e os experimentos realizados, de reflexões sobre resultados parciais e análises comparativas obtidas de técnicas e materiais aplicados à conservação e restauro de bens culturais.
Apoiados por cartazes e/ou banners explicativos, os objetos que receberam tratamentos durante a realização das disciplinas, serão acompanhados por descrição de procedimentos e os experimentos realizados, de reflexões sobre resultados parciais e análises comparativas obtidas de técnicas e materiais aplicados à conservação e restauro de bens culturais.
Resultados Esperados
Divulgação dos experimentos desenvolvidos nas disciplinas já mencionadas, possibilitando aos alunos de Graduação um ambiente de intercâmbio de ideias e experiências. Fomento ao interesse pela pesquisa científica nos alunos veteranos e calouros do curso de Conservação e Restauro de Bens Culturais Móveis. Estímulo às publicações científicas em eventos locais, nacionais e internacionais.
Indicadores, Metas e Resultados
Proposta de Formulário de Avaliação (questionário a ser aplicado junto ao corpo discente)
Idade
Sexo
Semestre
Trabalha? ____ Sim ____Não
Preencha o questionário abaixo:
Qual sua avaliação desta Mostra sobre a qualidade geral da exposição (selecione 1 resposta)
1 – Péssima
2 – Ruim
3 – Regular
4 – Boa
5 – Ótima
Na sua avaliação, esta Mostra teve qual grau de importância para o seu desenvolvimento acadêmico? (selecione 1 resposta)
1 – Irrelevante
2 – Pouco importante
3 – Importante
4 – Indispensável
Se houver oportunidade de desenvolvimento de pesquisa científica dentro das disciplinas do curso de C&R você gostaria de participar? (selecione 1 resposta) a) Definitivamente não
b) Provavelmente não
c) Provavelmente sim
d) Definitivamente sim
Frente à possibilidade de desenvolver novos materiais e/ou tecnologias para a C&R, você se sente (selecione 1 resposta):
a) Indiferente
b) Pouco interessado
d) Muito motivado
Sobre a resposta à questão anterior, esta mostra aumentou seu interesse pela pesquisa em C&R?
( ) Sim
( ) Não
Idade
Sexo
Semestre
Trabalha? ____ Sim ____Não
Preencha o questionário abaixo:
Qual sua avaliação desta Mostra sobre a qualidade geral da exposição (selecione 1 resposta)
1 – Péssima
2 – Ruim
3 – Regular
4 – Boa
5 – Ótima
Na sua avaliação, esta Mostra teve qual grau de importância para o seu desenvolvimento acadêmico? (selecione 1 resposta)
1 – Irrelevante
2 – Pouco importante
3 – Importante
4 – Indispensável
Se houver oportunidade de desenvolvimento de pesquisa científica dentro das disciplinas do curso de C&R você gostaria de participar? (selecione 1 resposta) a) Definitivamente não
b) Provavelmente não
c) Provavelmente sim
d) Definitivamente sim
Frente à possibilidade de desenvolver novos materiais e/ou tecnologias para a C&R, você se sente (selecione 1 resposta):
a) Indiferente
b) Pouco interessado
d) Muito motivado
Sobre a resposta à questão anterior, esta mostra aumentou seu interesse pela pesquisa em C&R?
( ) Sim
( ) Não
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ALCEU GONCALVES DOS SANTOS | 3 | 01/09/2014 | 05/12/2014 |
ANA CAROLINA KOHN BEHLING | 3 | 01/09/2014 | 05/12/2014 |
ANA ELISA COUTO MADRUGA | 3 | 01/09/2014 | 05/12/2014 |
ANDREA GONÇALVES DOS SANTOS | 3 | 01/09/2014 | 05/12/2014 |
CLAUDIA MARIA BITENCOURT CARVALHO | 3 | 01/09/2014 | 05/12/2014 |
DIULI DA SILVA PUREZA | 3 | 01/09/2014 | 05/12/2014 |
EDIVANIA DO CARMO COSTA VALLE | 3 | 01/09/2014 | 05/12/2014 |
ELOISA DO CARMO DE OLIVEIRA | 3 | 01/09/2014 | 05/12/2014 |
Eduarda Peres Vieira | 3 | 01/09/2014 | 05/12/2014 |
FABIO BARRETO DA SILVA | 3 | 01/09/2014 | 05/12/2014 |
FRANCIELEN BARBOSA XAVIER | 3 | 01/09/2014 | 05/12/2014 |
Gabriel Halfen Torino | 3 | 01/09/2014 | 05/12/2014 |
ISABEL HALFEN DA COSTA TORINO | 5 | 01/09/2014 | 05/12/2014 |
JEFERSON DUTRA SALABERRY | 3 | 01/09/2014 | 05/12/2014 |
JULIA XAVIER BARROS | 3 | 01/09/2014 | 05/12/2014 |
JULIANA CAVALHEIRO RODRIGHIERO | 3 | 01/09/2014 | 05/12/2014 |
JÚLIA FIGUEIREDO CAVALLIERI | 3 | 01/09/2014 | 05/12/2014 |
KAREN VELLEDA CALDAS | 3 | 01/09/2014 | 05/12/2014 |
KELI CRISTINA SCOLARI | 3 | 01/09/2014 | 05/12/2014 |
LARISSA RODALES DA FONSECA | 3 | 01/09/2014 | 05/12/2014 |
MARILENE TEREZINHA BURIOL FARINHA | 3 | 01/09/2014 | 05/12/2014 |
MIRELLA MORAES DE BORBA | 3 | 01/09/2014 | 05/12/2014 |
MÁRCIA REGINA RIBEIRO DUTRA | 3 | 01/09/2014 | 05/12/2014 |
PAMELA PEREIRA DE PEREIRA | 3 | 01/09/2014 | 05/12/2014 |
PAULO ROBERTO FERRAZ | 3 | 01/09/2014 | 05/12/2014 |
PRISCILLA PINHEIRO LAMPAZZI | 3 | 01/09/2014 | 05/12/2014 |
Paula de Aguiar Silva Azevedo | 3 | 01/09/2014 | 05/12/2014 |
RICARDO COELHO GONÇALVES | 3 | 01/09/2014 | 05/12/2014 |
SONIA ELISA CORRÊA GARCIA | 3 | 01/09/2014 | 05/12/2014 |
TARSILA COSTA RIZZI | 3 | 01/09/2014 | 05/12/2014 |
VERONICA COFFY BILHALBA DOS SANTOS | 3 | 01/09/2014 | 05/12/2014 |
Vera Regina Cazaubon | 3 | 01/09/2014 | 05/12/2014 |