Nome do Projeto
Produção Academica Escrita em Língua Inglesa
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
25/08/2014 - 13/10/2014
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Teoria e Análise Linguística
Resumo
A produção escrita em língua estrangeira é tradicionalmente um ponto nevrálgico na formação dos/as discentes de Licenciatura em Letras, especialmente quando se trata da escrita acadêmica. Apesar de a escrita acadêmica ser, como atestam Biber et al (1999, p.8), um dos quatro principais registros linguísticos na Língua Inglesa - juntamente com a linguagem jornalística, a conversação oral e a ficção -, os/as alunos/as muitas vezes não se sentem suficientemente seguros/as em aspectos que não se relacionam diretamente à Língua Inglesa, tais como questões lexicais ou de gramática, e sim têm a ver com a coerência e coesão textuais ou a organização, apresentação e discussão de ideias. Além disso, ainda que a produção textual seja trabalhada em aulas de Língua Inglesa, ela enfoca gêneros diversos, com a escrita acadêmica sendo trabalhada como um deles e não sendo o foco central, recebendo dessa forma apenas parte da atenção que os/as alunos/as muitas vezes desejam e necessitam que lhe seja dedicada.
Objetivo Geral
Criar condições favoráveis à produção escrita de textos acadêmicos em Língua Inglesa para os/as alunos/as do 6º semestre do curso de Licenciatura em Letras - Português/Inglês e Respectivas Literaturas, a partir da exposição a e análise de material escrito em nível avançado (BAILEY, 2001; MURRAY, 2012).
Justificativa
A partir do reconhecimento dessa necessidade de trabalhar de forma mais aprofundada não só questões como coerência e coesão textuais, organização, apresentação e discussão de ideias, mas também características específicas da escrita acadêmica, a turma do 5º semestre do curso de Licenciatura em Letras - Português/Inglês e Respectivas Literaturas, no 1º semestre de 2014, solicitou a oferta no 2º semestre de 2014 de um Projeto de Ensino que contemplasse esses pontos. Considerando que se trata de uma necessidade que precisa ser resolvida o mais rapidamente possível, já que a produção de textos seguindo os moldes acadêmicos já está sendo cobrada desses/as os/as alunos/as, e que a disciplina optativa de Recepção e Produção Escrita que consta na grade curricular só lhes será ofertada no 7º semestre (1º semestre de 2015), justifica-se este Projeto.
Metodologia
As aulas (3 h/a semanais) consistirão na leitura, análise e discussão de textos acadêmicos variados tais como resumos científicos, relatórios, artigos e comunicações diversas, após o que os/as alunos/as produzirão um texto do mesmo gênero.
Resultados Esperados
A partir dos conteúdos abordados e da metodologia empregada no curso, pretende-se que os/as alunos/as melhorem sua produção escrita de textos acadêmicos.
Equipe do Projeto
Nome | CH Semanal | Data inicial | Data final |
---|---|---|---|
ANA PAULA ROESLER LEGG | 3 | 25/08/2014 | 13/10/2014 |
GABRIELA JESUS PEREIRA | 3 | 25/08/2014 | 13/10/2014 |
Juliana Barbosa Vellardi | 3 | 25/08/2014 | 13/10/2014 |
KATHLEEN SIMÕES FERREIRA | 3 | 25/08/2014 | 13/10/2014 |
MARIANA LIMA TERRES | 3 | 25/08/2014 | 13/10/2014 |
RENATA KABKE PINHEIRO | 6 | 25/08/2014 | 13/10/2014 |