Nome do Projeto
Cinema Vocal
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/09/2014 - 12/12/2014
Unidade de Origem
Área CNPq
Linguística, Letras e Artes - Artes - Interpretação Cinematográfica
Resumo
Esta proposta é fruto de um trabalho de pesquisa desenvolvido ao longo de 4 anos dentro da minha carreira docente e da minha atividade de profissional do Cinema de Animação. Referências importantes na formação do aluno, tais como: expressões chaves na construção de personagens, preparação de atores, matiz e identidade vocal para a dublagem, são áreas pouco estudadas nos cursos acadêmicos de Cinema de Animação. Constatada esta realidade nos propomos a definir ações que, de forma complementar, possam contribuir para a solução do problema. O grupo de estudo Cinema Vocal é uma delas.

Objetivo Geral

Identificar e desenvolver as ferramentas de expressão do ator vocal no contexto do Cinema de Animação e na produção audiovisual live action.

Justificativa

A justificativa deste trabalho está baseada em três itens específicos:
Escassez – Carência de informações específicas sobre os limites e potencialidades do ator vocal na formação regular do aluno de cinema de animação. Carência de propostas de acessibilidade para o espectador com deficiência visual.
Participativo – Necessidade de conhecimento através do estudo colaborativo e gestão de esforço comum.
Qualificador – Necessidade de aperfeiçoar criticamente o conhecimento da narrativa audiovisual em suas diversas modalidades linguístico-interativas.

Metodologia

A metodologia utilizada neste projeto está baseada nos jogos teatrais. Esta técnica considera os conceitos que estruturam o sistema de Viola Spolin (foco, instrução, platéia e avaliação), somados a dois procedimentos: o círculo de discussão – da pedagogia do oprimido de Paulo Freire; a noção de área de jogo – construída sobre as idéias do teatro invisível de Augusto Boal.

Resultados Esperados

Consolidar a formação dos alunos de Cinema de Animação em relação à preparação de atores.
Diminuir a vulnerabilidade das produções de Cinema de Animação em relação à dublagem.
Organizar estratégias de acessibilidade do espectador deficiente visual
Criar um catálogo virtual de matiz e perfis de vozes.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
ANDRE LUIS PORTO MACEDO401/09/201412/12/2014
CARLA SCHNEIDER401/09/201412/12/2014
DENILSON COSSERES FERREIRA401/09/201412/12/2014
JOSIAS PEREIRA DA SILVA401/09/201412/12/2014
JULIANA CAROLINE DA SILVA401/09/201412/12/2014
NURIAN BRANDÃO401/09/201412/12/2014
TXAI JUNQUEIRA VIEGAS401/09/201412/12/2014

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