Nome do Projeto
Ferramentas para estudos em Meteorologia e Áreas afins
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
01/09/2014 - 28/11/2014
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Resumo
Com o avanço da tecnologia novas ferramentas surgem no mercado a todo momento. Na meteorologia não é diferente. A variedade e disponibilidade dos dados que podem ser utilizados pelo profissional, ou mesmo pelos alunos da área é grande. As aplicações vão desde a previsão do tempo, pela utilização de modelos numéricos, radares, imagens de satélites e estações automáticas, até a previsão de safras agrícolas e gestão de recursos hídricos. Deste modo, saber maximizar essas ferramentas e fontes de dados, tornam o profissional mais completo para o mercado de trabalho.

Objetivo Geral

Apresentar aos alunos da graduação e pós-graduação, diferentes ferramentas que podem ser utilizadas dentro de atividades de pesquisa e ensino em meteorologia e áreas afins.

Justificativa

A meteorologia conta com uma grande variedade de dados que vão desde os coletados em estações meteorológicas até dados de satélite. Saber extrair e aplicar essa diversidade de informações, torna o profissional mais completo e ativo dentro do mercado de trabalho. Assim, oferecer aos alunos, e até mesmo professores e funcionários, uma maior diversidade de ferramentas que podem ser utilizadas é de extrema importância.

Metodologia

Serão ministradas mini-cursos ao longo do período deste Projeto de Ensino abrangendo diferentes ferramentas que são utilizadas em Meteorologia e em áreas afins.

Resultados Esperados

Espera-se com esse projeto estimular o aluno a aplicação de diferentes ferramentas que irão auxilia-lo no desenvolvimento de pesquisas e no trabalho operacional dentro da Meteorologia.

Indicadores, Metas e Resultados

Como a agenda e os temas destes mini-cursos irão depender da disponibilidade dos palestrantes, não foi apresentado neste projeto os temas específicos, nem os palestrantes. Essas informações serão inseridas conforme tivermos as confirmações dos convidados.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
JONAS DA COSTA CARVALHO201/09/201428/11/2014
LEONARDO JOSÉ GONÇALVES AGUIAR4
LUCIANA BARROS PINTO401/09/201428/11/2014

Página gerada em 29/03/2024 11:58:03 (consulta levou 0.044610s)