Nome do Projeto
Mutirão Projetual Sustentável
Ênfase
ENSINO
Data inicial - Data final
17/10/2014 - 12/12/2014
Unidade de Origem
Área CNPq
Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Adequação Ambiental
Resumo
O desenvolvimento de projetos arquitetônicos mais sustentáveis implica em mudanças no método corrente de desenvolvimento de projetos. Estas mudanças são tanto nos requisitos ambientais (que passam a ter maior peso nas decisões projetuais), quanto no processo de conceituação e desenvolvimento do projeto em si. Os mutirões projetuais (desenvolvidos originalmente na Inglaterra e internacionalmente conhecidos por Charretes) apresentam uma metodologia de desenvolvimento de projeto colaborativo. Ali, o conceito inicial é definido a partir de dinâmicas onde o maior número possível de envolvidos participa das etapas preliminares à elaboração dos projetos (arquitetônico e complementares). A definição dos requisitos e a conceituação do projeto são desenvolvidas de forma multidisciplinar, colaborativa e igualitária.

Objetivo Geral

Apresentar aos alunos, de forma prática, a metodologia de mutirão projetual (internacionalmente conhecido por Charrete).

Justificativa

A data real em que a oficina acontecerá será de 17/10 a 19/10. A data originalmente prevista foi antecipada em função da disponibilidade dos dois palestrantes que participarão da oficina.

Metodologia

Realização de oficina com três dias de duração, com a participação dos alunos e de especialistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pertencentes ao Grupo de Gestão de Riscos e Desastres (GRID), ligado ao Curso de Engenharia Civil.
Acompanhamento semanal da evolução dos projetos em desenvolvimento, orientando os aluns nas atividades relacionadas;
Facilitação dos encontros com a comunidade, para a discussão e evolução dos projetos.

Resultados Esperados

Os resultados esperados são: a apropriação, por parte dos alunos, da metodologia de mutirão projetual; o desenvolvimento de projetos arquitetônicos para as populações desabrigadas por desastres naturais; oportunizar uma vivência prática relacionada a projetos arquitetônicos sustentáveis, desenvolvidos de forma colaborativa.

Indicadores, Metas e Resultados

O projeto conciliará, na oportunidade da vinda dos integrantes do GRID para a oficina, uma palestra ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura (PROGRAU);
Após elaborado o projeto arquitetônico, o mesmo será apresentado quinzenalmente à comunidade acadêmica, integrando o ciclo intitulado "Quartas com a FAUrb", até o final do semestre.

Equipe do Projeto

NomeCH SemanalData inicialData final
LISANDRA FACHINELLO KREBS1217/10/201412/12/2014
MARINA BRANDÃO ZANIN417/10/201412/12/2014

Página gerada em 24/04/2024 20:53:57 (consulta levou 0.049264s)